Açúcar de Coco: É Realmente Saudável? Pode Comer Sem Culpa?

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. Hoje quero conversar com vocês sobre um alimento que vem sendo amplamente utilizado pelas pessoas, porém, seu uso pode trazer uma série de riscos, caso as pessoas não sejam orientadas de maneira correta quanto ao seu consumo. Estou falando do açúcar de coco.

 

O Que É

O açúcar de coco é obtido através da seiva bruta encontrada no interior do coqueiro. Para sua obtenção é necessário fazer um corte na flor do coqueiro. Através desse corte, a seiva liquida é recolhida e passa por um aquecimento que a desidrata através do calor. O resultado disso são cristais que são utilizados para adoçar alimentos.

Ele é considerado um alimento minimamente processado, uma vez que não possui conservantes em sua composição e tampouco passa por processos de refinamento. Atualmente, ele vem sendo utilizado cada vez mais como um substituto direto do açúcar refinado.

Ambos os açúcares possuem a mesma capacidade de adoçar alimentos e quantidades de calorias semelhantes, no entanto o açúcar de coco possui menor índice glicêmico, ou seja, ele causa menores picos de glicose e de insulina no organismo de quem o consome.

O ideal mesmo é evitar qualquer tipo de açúcar, principalmente diabéticos. Quem tem diabetes não deve nem sonhar em consumir açúcar, mesmo sendo de coco. No início é difícil abolir o açúcar da alimentação, principalmente porque durante toda a vida fomos acostumados a adoçar tudo. Mas é sim possível. Eu ensino um passo a passo bem SIMPLES para eliminar de vez esses açúcares. Acesse o portal Dr. Rocha com Você e descubra o SEGREDO.

Composição Nutricional

100 gramas do alimento contêm os seguintes valores nutricionais:

  • Energia 400 calorias;
  • Proteínas 0 g;
  • Gordura 0 g;
  • Carboidratos 100 g;
  • Nitrogênio 202 mg;
  • Fósforo 79 mg;
  • Potássio 1,03 g;
  • Cálcio 8 mg;
  • Magnésio 29 mg;
  • Sódio 45 mg;
  • Enxofre 26 mg.

Como já era esperado, por ser um açúcar, o alimento é rico em carboidratos e não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras e vitaminas. Embora existam interessantes parcelas de alguns minerais, como é o caso do nitrogênio, sódio, potássio e fosforo, por exemplo.

Principais Benefícios

Muitas de minhas alunas relataram curiosidade sobre esse “novo açúcar” no mercado de alimentos, e de maneira direta me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha existem benefícios no consumo do açúcar de coco? Se sim, quais são esses benefícios?

Eu respondo que mesmo sendo um açúcar, esse alimento pode trazer alguns benefícios aos seus consumidores desde que seja consumido de maneira branda e totalmente controlada. Citarei a seguir quais são as benfeitorias desse alimento à saúde.

Rico em antioxidantes e minerais

O açúcar de coco contém uma grande variedade de minerais em sua composição, como mostrei anteriormente em sua tabela nutricional. Esses minerais tem o poder de servir como antioxidantes e regular uma série de eventos fisiológicos em nosso organismo.

Pode melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular

Pode melhorar o funcionamento do sistema cardiovascularO alimento possui boas quantidades de nitrogênio, sódio, potássio e magnésio em sua composição. A união desses sais minerais pode potencializar o funcionamento do sistema cardiovascular.

Por isso, quando ingerido de forma controlada o açúcar de coco pode prevenir algumas doenças como infarto, pressão alta, AVC e até mesmo insuficiência renal.

Porém é necessário parcimônia e cuidado com a quantidade ingerida, mesmo possuindo um índice glicêmico menor que o açúcar refinado tradicional, trata-se ainda de um açúcar e rico em carboidrato.

Composição de Carboidratos

O açúcar refinado normalmente é considerado um péssimo alimento pelo simples fato de ter um índice glicêmico elevado e fornecer calorias totalmente vazias a seus consumidores, afinal, ele possui basicamente apenas carboidratos em sua composição.

O açúcar refinado possui em sua composição 100% de sacarose que é dividida em 50% de frutose e 50% de glicose.

Já as mídias e indústria de alimentos dizem que o açúcar de coco é livre de frutose, porém isso é mentira. Esse alimento é constituído de aproximadamente de 80% de sacarose, como mostrei no parágrafo anterior, metade da sacarose é frutose.

Sendo assim, os dois tipos de açucares oferecem basicamente a mesma quantidade de frutose, ou seja, carboidratos por grama.

O Índice Glicêmico é Menor

O Índice Glicêmico é MenorEntão porque o açúcar proveniente do coco possui índice glicêmico menor que o açúcar refinado, Dr. Rocha?

A resposta para isso está na inulina.

A Inulina é uma fibra que está presente no açúcar de coco. Essa fibra, assim como muitas outras possui o poder de retardar a absorção da glicose. Isso automaticamente explicar o motivo desse alimento ter um índice glicêmico inferior ao que encontramos no açúcar refinado.

Emagrecimento e Diabetes

Por conter um índice glicêmico menor, é muito grande a quantidade de alunas que acham que esse alimento pode ser utilizado livremente para um processo de emagrecimento e também por diabéticos.

Sou questionado com frequência da seguinte maneira: Dr. Rocha, o açúcar de coco auxilia no emagrecimento? E diabéticos, podem utilizá-lo de maneira livre?

A resposta para ambos os questionamentos é não. Vou responde-los em duas partes.

Emagrecimento

Falando de emagrecimento, como sempre costumo afirmar, não existe um alimento milagroso capaz de prover perda de peso rápida e duradoura. Nesse caso, o alimento citado é um açúcar, possui grandes quantidades de carboidrato em sua composição e não auxiliará no processo de diminuição de peso.

Mesmo com um índice glicêmico inferior, seu uso visando o emagrecimento pode resultar em um efeito contrário, pois a absorção de carboidratos, embora menor, ainda pode resultar em fornecimento de energia e armazenamento dela em forma de gordura corporal.

Ou seja, quem deseja emagrecer, ao consumir esse tipo de alimento corre o risco de engordar.

SAIBA MAIS!

Para não cair na pegadinha do açúcar de coco e emagrecer de verdade clique aqui!

Consumo dos Diabéticos

Consumo dos Diabéticosquando falo dos diabéticos minha principal recomendação é: Evite o consumo de açúcar de coco. Embora possua fibra em sua composição que pode baixar o índice glicêmico esse alimento é puramente carboidrato.

Seu consumo mesmo que de maneira moderada pode elevar as chances de haver complicações do diabetes. O resultado disso pode ser o paciente vir a sofrer um infarto, um AVC, desenvolver insuficiência renal e até mesmo precisar sofrer amputações em decorrência de problemas como o pé diabético, por exemplo.

ATENÇÃO!

Açúcar e diabetes não combinam. Veja como controlar a diabetes de forma 100% natural e Comprovada!

Conclusão

Embora o açúcar proveniente do coco seja taxado como um alimento benéfico que pode ser utilizado por todos, é preciso cuidado no que diz respeito a quantidade de seu consumo. Diabéticos devem evitar sua ingestão e utilização no dia a dia, a fim de evitar complicações de saúde.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando a você muita luz, sorte, paz, amor e felicidade.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Maria Amgela

    Tudo muito interessante e esclarrcedor.Aprendi bastante…vou colocat em pratica.Obrigada .

  2. Elci Donizzete do Prado

    As vezes, faço caminhada e após caminhar 6 Km tomo 350 ml de água de coco.
    Tenho diabetes tipo 2.
    O que o senhor me diz?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Elci, tudo bom?!

      Para saber mais sobre o programa de Diabetes, encaminhe um e-mail para a nossa equipe de suporte em suporte@drrocha.com.br
      Temos uma equipe pronta para lhe auxiliar de forma técnica e nutricional.

      Equipe de Suporte 😀

  3. Silvana E. Guimarães

    Excelente post Dr Rocha, também estava com dúvudas sobre o IG do açúcar de coco, deu pra entender melhor. Estou procurando artigos científicos sobre o açúcar de coco, tem algum para me indicar?
    Abraço

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Silvana. Tudo bom?
      Indico a você buscar em bases de dados confiáveis como PubMed e Scielo, por exemplo.
      Qualquer dúvida é só perguntar.

      Equipe Dr. Rocha.

  4. Ivaldira Duarte

    Excelente!!!!!!

  5. Juliana

    Dr. Rocha e equipe, sou muito grata pelo detalhado esclarecimento a respeito de cada alimento. Percebo que tudo é tratado com muito estudo e zelo. Isso me ajuda a aprender e a conhecer mais sobre os alimentos que estão disponíveis. Ajuda também a entender o que é mito e modinha e o que realmente é funcional para a nossa saúde. Estou gostando muito das notificações diárias. Eu as leio sempre antes de iniciar o trabalho na parte da tarde e estou acumulando conhecimento de forma rápida e com qualidade! Continue assim Dr. Rocha, você é uma pessoa inspiradora! E mais! Você é muito doce, por isso é capaz de auxiliar tantas pessoas que sofrem de diabetes! Um abraço com muita admiração pelo seu trabalho!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo saber que você tem esse hábito, Juliana.
      É muito importante esse feedback para nos.

      Equipe Dr. Rocha.

  6. cinthia pestana

    Então qual tipo de açúcar é recomendado para adoçar um suco ou café por exemplo??
    Faço iogurte de kefir e raramente da pra tomar sem açúcar.

    • suporte@drrocha.com.br

      Nenhum açúcar! Utilize Stévia ou Sucralose.

      Equipe Dr. Rocha.

  7. Isa

    Eu sei que quantidades são individualizadas através de uma dieta prescrita por um nutricionista, mas gostaria de saber qual a quantidade razoável média pra um adulto saudável consumir por dia.
    Muito bom o artigo. Obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos o açúcar de coco.
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Atos Wesley Nogueira Gomes

    Doutor Patrick rocha minha vó infelizmente possui o diabetes e queremos saber se ele pode consumir o açúcar de coco

    • suporte@drrocha.com.br

      Não!
      Recomendamos apenas Stevia ou Sucralose.
      Equipe Dr. Rocha.

  9. carlos gomes costa

    Gostaria que a equipe do dr. Rocha, ou ele próprio.Me esclarecesse uma dúvida que até o momento não consegui com nenhum profissional da área médica.Seja ele cardiologísta,nutrólogo ou nutricionista.É o seguinte: todos esses profissionais tem por hábito,receitar triptofano.Qualquer pessoa esclarecida sabe da sua importância.Passaria ser até um axioma o aprofundamento sobre o caso.Acontece que o triptofano ao ser metabolizado, ele será imediatamente transformado em serotonina antes de chegar às fendas sinápticas que é o seu propósito.Acontece,pelo que tenho notado.É que poucos profissionais da área de saúde sabem que a serotonina,nao é nada amiga do coraçao.Que ao passar pelo mesmo,causa danos à válvula mitral.Na medicina Alemã.O uso do triptofano é feito somente concomitantemente com carbidopa. O que fará que o triptofano se transforme em serotonina,somente quando chegar ao cérebro.Gostaria muito que o dr.Rocha falasse algo a respeito.Desde já agradeço muito ao dr.Carlos.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário