Aveia → Emagrece? É Saudável de Verdade? (DESCUBRA AQUI!)

Você provavelmente já comeu aveia em algum momento da sua vida, acertei? É comum ouvir de mães que esse é um dos alimentos mais completos para as crianças, pois “dá força e é nutritivo além de ser rico em fibras”. De certa forma essa informação não é errada, mas existem contradições.

Conhecida e consumida no mundo inteiro, a aveia é um dos cereais mais populares das mesas de café da manhã, lanches e ceia. Ainda assim, há muitos fatores desconhecidos sobre esse alimento. Você sabe, por exemplo, quais são as reais propriedades da aveia? Sabe me falar se há diferença em consumir o farelo de aveia, a aveia em flocos ou a farinha de aveia?

Pensar nessas e em outras questões que levarei em conta neste post é relevante demais. Desta vez quero conversar sobre um alimento cheio de benefícios, mas que pode se tornar um grande vilão, principalmente se você deseja perder peso. Entenda o porquê.

Propriedades Nutricionais da Aveia

A aveia é um alimento bastante nutritivo, como eu citei anteriormente. Em sua composição nutricional você encontrará ferro, proteínas (porém de baixo valor biológico), cálcio, carboidratos, fibras e diversas vitaminas.

Entre as maiores propriedades que as pessoas conhecem deste cereal, quero destacar três:

  • O uso da aveia pode regular o funcionamento do intestino;
  • A aveia, quando consumida em uma dieta regular, pode diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue;
  • Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares;

Você certamente já deve ter ouvido falar de algumas dessas afirmações. Mas será que elas realmente são verdadeiras?

A aveia é realmente rica em fibras, porém existem outros alimentos que podem ser consumidos em substituição deste cereal. Por exemplo, os vegetais verdes folhosos. As fibras destes vegetais são capazes de exercer todas as funções citadas acima e ainda sem causar picos de insulina no sangue.

É preciso ter em mente também que, a quantidade de aveia e o tipo que é consumido pode fazer com que essa vantagem desapareça. Ter cautela e ficar de olho nos rótulos dos produtos que você come fará com que todas as propriedades da aveia sejam mais bem aproveitadas.

 Tipos de Aveia

Basicamente existem três tipos de aveia que são comumente comercializados aqui no Brasil: flocos de aveia, farinha de aveia e farelo de aveia.

A diferença entre elas é basicamente no processo de refinamento. E isto influencia diretamente no impacto do cereal no seu organismo, por isso apresentarei um pouco sobre cada um deles.

Flocos de aveia

Aveia em floco, entre todas as opções, é a menos processada que você encontra hoje. Trata-se do grão integral do cereal, quase que com todas as suas fibras e nutrientes.

Os flocos geralmente são utilizados em sucos, leite ou com frutas.

Farelo de aveia

O farelo de aveia é aquele utilizado em massas. Quando você come um pão, um bolo ou um biscoito de aveia, é esse tipo que se encontra na composição. Essa opção também oferece muitas fibras, porém menos do que a aveia integral.

 O farelo da aveia é extraído a partir das cascas desses cereais, o que pode diferenciar-se dos outros quanto ao gosto.

Farinha de AveiaFarinha de aveia

A farinha da aveia é extraída da parte interna do cereal. Isso faz com que as fibras presentes no grão sejam descartadas. De todos os tipos de aveia encontrada no mercado, esse é o que deve ser menos utilizado.

Por ser mais refinada, tem maior índice glicêmico e pode causar picos de glicose e insulina. Para quem quer emagrecer ou controlar a diabetes, não é boa ideia.

Aveia Emagrece?

É importante destacar esse ponto porque escuto muitas alunas e alunos falando sobre como consomem a aveia ou como engordaram seguindo a dieta da aveia.

 É importante deixar claro que a aveia tem sim calorias e é composta basicamente por carboidrato. Por este motivo, não é eficaz manter uma dieta a base de aveia com objetivo de emagrecer.

Como citei anteriormente, vegetais verdes folhosos como alface, rúcula, espinafre, couve e etc, são alimentos ricos em fibras que promovem o bom funcionamento do intestino, ricos em vitaminas, minerais e promovem a saciedade além de não alterar a insulina no organismo.

Por isso a atenção quanto a inclusão deste alimento na sua rotina alimentar. Do contrário pode haver o ganho de peso em vez da redução do mesmo.

4 misturas que não devem ser feitas com a aveia

Como vimos anteriormente, aveia é muito rica em carboidratos e pode aumentar os picos de insulina e causar um efeito inverso. Além disso, existem algumas misturas que ainda contribuem para o aumento do índice glicêmico.

Vejamos abaixo, quatro das combinações que considero mais perigosas e que você deve evitar:

  • Aveia e açúcar mascavo: tanto a aveia quanto o açúcar mascavo possuem muito carboidrato e juntos eles não combinam bem. Na verdade, posso incluir todo tipo de açúcar nessa lista. Essa mistura aumenta a gordura do corpo e promove uma retenção de líquidos muito maior;
  • Aveia e frutas secas: outro exemplo de alimentos que juntos podem aumentar ainda mais a oferta de carboidratos que serão transformados em açúcar no seu organismo. Frutas secas concentram ainda mais açúcar que frutas frescas.
  • Aveia com Whey Protein: a turma da Whey Protein geralmente faz essa mistura que eu não indico, principalmente cozida. A aveia retarda a digestão e pode prejudicar a absorção do suplemento no organismo;
  • Aveia com alimentos fibrosos: além de poder desenvolver alguns problemas de saúde, o consumo de fibras em excesso pode fazer você ganhar peso, retarda o funcionamento do intestino, pode desenvolver a pancreatite, entre outros males.

Cuidado com o Consumo em Excesso

Da mesma forma que a aveia tem todos os benefícios que você leu até aqui, o consumo desregrado traz desvantagens. Comer aveia sem controle e observação – como por exemplo, com o que você está misturando o cereal – pode fazer com que seu corpo ganhe peso.

O cereal em excesso também pode travar seu trânsito intestinal, por mais que ele também exerça a função inversa, como já citei antes. Contudo, a acumulação em excesso de fibras em seu organismo pode bloquear o funcionamento do seu intestino.

Além de tudo, a aveia pode ser inflamatória. Ela possui glúten, uma proteína nociva para nosso organismo que está presente em maior quantidade no trigo, porém também pode ser encontrada na aveia.

Também quem sofre com a Síndrome do Intestino Irritado deve evitar a aveia. Por ser um alimento de digestão lenta, você pode ter problemas com o consumo frequente dele. O mesmo fator – difícil digestão – pode ser a maior razão do ganho de peso entre as pessoas que consomem o cereal sem um certo controle.

Há maneiras eficientes de substituir a aveia na sua alimentação. Um bom planejamento alimentar é o primeiro passo sempre.

O que acha de começarmos uma mudança na sua rotina alimentar? Tenho ótimas dicas e orientações para você!

Se você curtiu esta informação, deixe seu comentário aqui para que eu possa saber!

Um forte abraço,

Dr. Rocha

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.025 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Marlene

    Eu nem sei mais o que devo comer sou magra ,tenho 1.50m de altura peso 48 kilos e tenho taxa de açúcar 114 . preciso urgente do seu livro ,Quando vou comer virou tortura só pensando na taxa de açúcar e carboidratos. O que me orientas dr 😢

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Marlene , por gentileza envie e-mail para nosso atendimento : suporte@drrocha.com.br e solicite
      informações sobre nossos programas, baseado em alimentação inteligente .
      Assim nosso equipe poderá lhe orientar melhor.
      Grande Abraço
      Equipe de suporte

  2. Cecília Guareschi Uczay (cici)

    É muito interessante,pois eu tinha aveia como um medicamento e vejo agora como um vilão.Obrigada pelo esclarecimento.Um forte abraço . (Cici).

  3. everton

    foi muito importante , porque eu sou diabético e sei que não posso cair nestas armadilhas , obrigado .
    Gostaria de saber se o cuscus de milho é recomendado .

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Everton , em nossa alimentação não recomendamos a ingestão do milho.
      Para saber mais sobre nossos programas , envie e-mail ao nosso atendimento: suporte@drrocha.com.br
      Grande Abraço
      Equipe de suporte.

  4. katia helena sampaio esteves

    estou amando todas as dicas e vídeos que vi ate agora… preciso de uma resposta pois já me escrevi para participar projeto magra em 7 semanas fico no aguardo

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!

      Nosso atendimento é realizado apenas via e-mail: suporte@drrocha.com.br para os alunos do Dr. Rocha, em um prazo de 72 horas uteis.

      Aguardamos seu contato!
      Equipe de suporte!

      • Abgail Rocha

        Tenho aprendido muito com seus videos e participando do programa:Diabetes Controlada.Obrigada ,simplesmente maravilhoso,funciona ,mesmo!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário