Chá de Gengibre → Emagrece? Veja os Benefícios e Como Tomar!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre uma iguaria que vem sendo cada vez mais consumida: O chá de gengibre.

O que é

Proveniente da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa muito utilizada tanto na culinária quanto na medicina. A planta possui uma série de benefícios a quem o consome e/ou utiliza com frequência.

Como ConsumirComo Consumir

Entre as principais formas de consumo da raiz estão:

  • Chá de gengibre;
  • Água com gengibre e limão;
  • Gengibre em pó;
  • Gengibre com limão;
  • Gengibre ralado;
  • Água com gengibre;
  • Suco e gengibre;
  • Gengibre fresco e in natura

Propriedades do Chá de Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, repleto de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que promovem um bom funcionamento do organismo de quem o ingere. O gingerol inclusive é o responsável pelo sabor picante sentido no chá de gengibre.

O gengibre é rico em substâncias termogênicas, que aceleram o metabolismo e podem potencializar a queima de gordura corporal, por isso difunde-se que o chá de gengibre tem o poder de emagrecer.

Além disso, a raiz é composta por vitamina B6 e uma série de minerais, como potássio, magnésio e cobre, por exemplo, fundamentais para um bom funcionamento de todo o organismo.

Principais Benefícios do Chá de Gengibre

Por ser cada vez mais utilizado pelas pessoas, muitos são os questionamentos a respeito de seus benefícios. Afinal, quais são os benefícios de tomar chá de gengibre?

A raiz asiática possui uma série de benefícios, entre os maiores benefícios do chá de gengibre estão:

Controle da glicose sanguíneaControle da glicose sanguínea

Como sempre digo, a presença de altas taxas de glicose em nossa corrente sanguínea pode trazer uma série de malefícios à saúde. Um estudo recente avaliou um grupo de pessoas que apresentou queda de aproximadamente 10% da taxa de glicose sanguínea ao suplementar cerca de 2 gramas de gengibre em pó por dia. Além disso, os níveis de hemoglobina glicosilada também caíram;

Ação anti-inflamatória

A raiz possui também forte ação anti-inflamatória no organismo de quem a consome, principalmente em sua forma fresca e in natura. A ingestão é capaz de reduzir dores e rigidez em pacientes que apresentam osteoatrite – que nada mais é do que a inflamação causada pela degeneração das articulações do corpo.

Além disso, a raiz é muito utilizada por pessoas que estão com a garanta inflamada, em sua forma ralada ou através de chá;

Previne o câncer

Como muitas pessoas sabem, o câncer é uma doença que faz muitas vítimas anualmente, e é causada pelo crescimento descontrolado de células anormais. Por ter compostos altamente antioxidantes a raiz é grande aliada na redução de radicais livres e má-formação celular, algo totalmente preventivo contra alguns tipos de cânceres;

Melhora da função cognitiva e prevenção de mal de Alzheimer

O estresse oxidativo, bem como como a inflamação crônica dos tecidos neurológicos são os principais fatores que aceleram o declínio da função cognitiva, algo que favorece o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

Estudos recentes mostraram que os antioxidantes presentes na raiz inibem uma série de respostas inflamatórias no cérebro, algo que melhora a função cognitiva e consequentemente previne uma série de problemas neurológicos e cognitivos;

Ação antibiótica

O gingerol, bioativo da raiz, também possui um potente efeito antibiótico. O chá de gengibre pode prevenir o crescimento de uma série de bactérias orais que estão diretamente ligadas a doenças como gengivite e periodontite. Além disso, a raiz também é altamente eficaz no combate a bactérias que atacam o sistema respiratório.

Afinal, Chá de Gengibre Emagrece?

Como tem sido cada vez mais utilizado pelas pessoas, muitas de minhas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, o chá de gengibre emagrece mesmo?

Eu respondo que sim. Na verdade o chá de gengibre auxilia no emagrecimento, mas o emagrecimento é resultado de bons hábitos alimentares e de vida.

Não existe um alimento milagroso que faça com que as pessoas emagreçam de maneira automática. Vou explicar resumidamente porque a raiz é grande facilitadora do processo emagrecedor.

Todas as atividades realizadas diariamente fazem com que o corpo consuma energia, isso inclui o processo digestivo, que pode ser utilizado a nosso favor quando o assunto é emagrecimento.

Como citado anteriormente o gengibre é um alimento termogênico, ou seja, que é capaz de aumentar o gasto calórico de quem o ingere, até mesmo durante o processo de sua digestão.

Quanto mais difícil for a digestão de determinado alimento, maior será seu poder termogênico. Os compostos termogênicos presentes no gengibre, possuem capacidades de aumentar a temperatura corporal de quem os ingere, o que acelera o metabolismo e automaticamente potencializa a queima de gordura.

A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interações nesse sistema, como a presença do chá de gengibre podem favorecer o emagrecimento.

É sabido que o gengibre pode aumentar nosso gasto calórico em mais de 10%, no entanto sabemos que não existe milagre quando o assunto é emagrecimento. Para que o gengibre auxilie nessa questão, é importante aliar seu consumo a uma alimentação inteligente.

Como Preparar Chá de Gengibre e Como Toma-lo

Existem muitas receitas de chá de gengibre, porém, eu escolhi duas opções básicas e que realmente fazem efeito no organismo de quem ingerir.

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de gengibre ralado ou 4 rodelas da raiz.

Modo de fazer:

Primeira opção: Deixe a chaleira com água fervente sobre o fogo até que a água entre em processo de ebulição. Nesse momento adicione as rodelas de gengibre na água, tampe a chaleira e desligue o fogo. Deixe descansar por 15 minutos, coe e beba logo em seguida.

Segunda opção: Coloque a água em uma chaleira ao fogo e despeje o gengibre ralado nela. Deixe exposto ao fogo até que o chá levante fervura. Nesse momento desligue o fogo, tampe a chaleira e aguarde 15 minutos para consumir o chá.

O consumo excessivo do chá gengibre pode trazer alguns transtornos, entre os principais estão o aumento da pressão arterial, além de desconfortos gástricos, e reações alérgicas, por isso, muito cuidado com excesso.

Aliar pequenas doses de chá de gengibre a uma alimentação inteligente é fundamental para saúde e bem-estar.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, sucesso e felicidade.

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Dr. Rocha

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.365 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Orlando Ribeiro Machado

    Parabéns Dr Rocha
    Gostei quero reduzir quantidades
    De açúcar no sangue, e ter vida saudável para viver com minha família, trabalhar com disposição e práticar esporte, viver como pessoa
    Normal

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Orlando, tudo bom!

      Que bom que gostou das orientações do Dr. Rocha nossa maior recompensa é saber que conseguimos fazer de alguma forma com que o senhor e todos os outros vão levar essas informações para toda vida e melhor ainda é saber que o senhor irá fazer uso delas.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário