Chá de Hibisco → Emagrece Mesmo? VEJA A VERDADE!

Olá, aqui é o Dr. Rocha!

Muito é falado sobre o hibisco, uma flor de cor avermelhada, cujo nome científico é Hibiscus sabdariffa. Desta belíssima flor é usado o cálice para fazer o tão famoso chá.

De sabor pouco atrativo e com uma cor vermelha brilhante, o chá de hibisco tem sido muito usado para emagrecimento. Seus benefícios são realmente muitos, mas será que realmente emagrece?

Não dá para negar, o chá de hibisco é rico em vitaminas C, B1 e B2, A e minerais como ferro. É também riquíssimo em uma substância antioxidante chamada flavonoide. Esta substância é capaz de evitar o estresse oxidativo e envelhecimento precoce das células, causado pela má alimentação.

O chá de hibisco pode ser considerado diurético, graças ao flavonoide quercetina que está presente na bebida que pode tratar a retenção líquida.

O chá de hibisco reduz a pressão arterial também, segundo um estudo publicado no Journal Of Nutrition. Os autores do estudo acreditam que o flavonoide presente na planta é o grande responsável por este benefício.

Polifenois são compostos de plantas poderosos reconhecidos pelo seu poder de prevenir doenças, propriedade antioxidante e antienvelhecimento e o extrato de hibisco é uma fonte potente deste composto.

cha-de-hibisco-beneficios

Outros benefícios do chá de hibisco

  • Potenciais efeitos no combate ao câncer: o extrato de hibisco pode induzir a morte celular em células de leucemia humana e de câncer de estômago.
  • Tratamento de pedras nos rins: um estudo descobriu que o extrato de hibisco pode ajudar a reduzir a formação de pedras nos rins.
  • Tratamento da Síndrome Metabólica: o extrato de hibisco mostrou resultados promissores em um estudo realizado com pessoas portadoras de síndrome metabolica. O estudo mostrou que o extrato, administrado em doses diárias durante um mês, reduziu as taxas de triglicérides, controlou a glicose e reduziu a resistência à insulina dos participantes.

Mas… O chá de hibisco emagrece mesmo?

Chá de Hibisco Emagrece!Um estudo recente evidenciou que um grupo de pessoas com sobrepeso que consumiram chá de hibisco, tiveram seus níveis de gordura no fígado diminuídos de forma considerável. O estudo afirma que isto se deve a quantidade de polifenois contidas no chá. Além disso, ele também pode ainda prevenir a esteatose hepática (fígado gorduroso) não alcoólica.

Ainda neste estudo, a conclusão afirma que o extrato de hibisco pode prevenir e tratar obesidade e reduzir a gordura abdominal.

Uma pesquisa semelhante, porém de 2007, mostrou que o extrato de hibisco reduziu significativamente o ganho de peso corporal em ratos obesos.

Faltam mais pesquisas e estudos de maior evidência científica. Porém, estes estudos preliminares levantam boas hipóteses e mostram resultados positivos.

Mas não basta apenas tomar chá de hibisco. Apesar destes vastos benefícios, a ingestão do chá deve ser aliada a uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Como fazer chá de hibisco

  • Primeiramente, ferva 200ml de água.
  • Ao levantar fervura, adicione 1 colher de chá da flor de hibisco seca.
  • Mantenha no fogo por cerca de 3 minutos e depois coe para então consumir.
  • O chá pode ser consumido quente ou gelado.
  • O ideal é tomar sem adoçar.

Como consumir chá de hibisco

Chá de Hibisco Bom Aliado na Perda de Peso!A sua versão quente é ótima para dias frios. Mistura-lo com outros alimentos termogênicos como, por exemplo, o gengibre, também é interessante. Outra prática interessante é misturá-lo com outros chás, como o chá verde.

Usa-lo no preparo de sucos também pode ser outra forma de consumi-lo. Mas prefira sucos de limão ou frutas vermelhas como morango, acerola, amora ou framboesa.

As flores de hibisco podem ser encontradas a granel em feiras ou lojas de produtos naturais.

Tendo em vista todos esses benefícios e sua facilidade de encontrar, o chá de hibisco é sim um bom aliado na perda de peso, além de promover muitos outros benefícios. Mas é importante associa-lo a uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Assim, o chá pode atuar como coadjuvante na perda de peso!

Um forte abraço e até a próxima!

Dr. Rocha

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.281 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Marcks

    Tomo o hibisco em pó comprado nas lojas de produtos naturais tem o mesmo efeito?? adoro quando coloco junto capim santo e erva cidreira e tomo quase todos os dias, muito grato pelas informaçõe s e continue com sesse ótimo trabalho, ainda bem que existem ainda médicos do bem.

  2. ailton

    eu ja tomo o cha de hibisco ha algum tempo para cansaço mas sabia de toda essas suas vantagens vou continuar tomando

  3. Ivana Adao

    Eu não fervo .
    Adiciono numa jarrra de água gelada.
    Pode?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!

      Nosso atendimento é realizado apenas por e-mail!
      Envie-nos sua dúvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br assim poderemos lhe auxiliar
      melhor sobre nosso tratamento!
      Equipe de suporte.

  4. Agnelo

    Li a respeito do chá Hibisco, com certeza vou procura-lo e fazer uso.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário