Dieta Cetogênica→ Emagrece? Funciona? Saiba TUDO!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei abordar um tema que ainda gera uma série de discussões e dúvidas: A dieta cetogênica.

O que é

Diferente do que pregam muitos profissionais da saúde, a dieta cetogênica tem uma base alimentar totalmente alternativa.

Nesse tipo de dieta a principal fonte energética será proveniente de gorduras, enquanto os carboidratos serão ingeridos em quantidades mínimas. As proteínas serão consumidas em quantidade moderada. A união disso tudo leva as células do organismo a obter energia de maneira um pouco diferente.

Com a ingestão de alimentos sem carboidrato, o organismo força o fígado a quebrar a gordura proveniente da alimentação e do tecido adiposo em ácidos graxos e corpos cetônicos para que haja obtenção de energia. Como os níveis de corpos cetônicos aumentam nesse tipo de dieta, daí vem o nome dieta cetogênica.

Dieta Cetônica Não é Dieta da Proteína

Muitas alunas ao se depararem com uma série de informações sobre esse tipo me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, a dieta cetônica é uma dieta da proteína?

Eu respondo que não! A dieta da proteína, consiste em utilizar alimentos proteicos em grande quantidade, ou seja, alimentos com alto teor de proteína são a base da pirâmide alimentar em dietas da proteína, algo que não ocorre na dieta cetogênica.

A dieta cetônica, consiste basicamente em utilizar alimentos ricos em gorduras em sua base para obtenção energética. Por isso, que a dieta cetogênica é diferente da dieta da proteína.

Pontos Positivos da Dieta Cetogênica

Existem prós e contras em praticar esse tipo de dieta, a seguir separei os que julgo serem mais importantes nesse tipo de dieta.

Prós da dieta cetogênica:

Facilita a perda de peso

 Facilita a perda de pesoA dieta cetogênica faz com que o corpo entre em estado de cetose, quando isso ocorre, o sistema de oxidação de gorduras é ativado para obtenção de energia, como há escassez de carboidrato, a gordura corporal e a gordura ingerida através dos alimentos é utilizada como substrato energético, facilitando a perda de peso.

Diminui os níveis de insulina

Como se sabe a insulina é um hormônio diretamente ligado ao consumo de carboidratos. Quando uma pessoa ingere alimentos ricos em carboidratos, automaticamente esses carboidratos entram na corrente sanguínea, liberando insulina em excesso.

Essa insulina armazena todo esse carboidrato em forma de gordura corporal, o que pode resultar em problemas de saúde, como diabetes, AVC e infartos.

A pouca quantidade de carboidrato da dieta cetônica ajuda a manter a insulina em níveis diminuídos.

Pontos Negativos da Dieta Cetogênica

Prisão de ventre

Por ser uma dieta que basicamente consiste na grande ingestão de gordura,é importante evitar alguns tipos de vegetais verdes folhosos, um dos efeitos colaterais da dieta cetônica é o surgimento da prisão de ventre, que pode ser um verdadeiro incômodo na vida de quem resolve seguir esse tipo de alimentação por um longo período de tempo.

Por isso, é importante ter conhecimento total de estratégias para que isto não se torne um incômodo e um impedimento com seu objetivo de emagrecer.

Enjoar da Dieta

Diferente de outros tipos de dieta, a dieta cetogênica possui pouca variação de alimentos que podem ser ingeridos, isso tende a fazer com que os pacientes possam enjoar da dieta após certo período.

Neste caso, é importante também ter conhecimentos e informações para que a alimentação não caia na rotina e se torne algo cansativo.

Uma grande armadilha das dietas é que as pessoas acabam enjoando ou desistindo e voltam a comer o mesmo que antes. Isso é um prato cheio para o efeito sanfona acontecer, ou seja, engordar tudo de novo.

É por isso que o melhor para emagrecer de vez e com saúde é adotar um estilo de alimentação saudável que, por meio da alimentação estratégica, vai transformar o seu corpo em uma máquina de queimar gordura!

Quer saber como? Clique aqui para participar do mini treinamento que eu ofereço gratuitamente.

 

Cetose e Cetoacidose

Cetose e CetoacidoseDurante uma dieta cetogênica o corpo humano tende a entrar em estado de cetose, algo que é muito confundido com cetoacidose.

A cetoacidose é um estado comum de pacientes diabéticos, também conhecida como estado eficaz de fome, pois há glicose disponível na corrente sanguínea, mas não há meios de captá-la.

Dessa forma, o corpo começa a produzir cetonas de gordura e proteína, porém não sabe quando parar essa produção. A alta taxa de cetonas faz com que haja um desequilíbrio de pH conhecido como cetoacidose, que pode resultar em vários danos à saúde e até levar o paciente a óbito.

Já a cetose é uma condição alcançada por praticantes de dieta cetogênica. As pessoas que se alimentam basicamente de gorduras formam cetonas e as utilizam como substrato energético, porém, por não haver glicose na corrente sanguínea, e controle dos níveis de insulina, essas cetonas são eliminadas através da urina.

Por isso, não ocorrem os mesmos sintomas e malefícios da cetoacidose.

Dieta Cetogênica e o Tratamento do Câncer

Estudos recentes demonstraram que células cancerígenas dependem de glicose para sobreviver, por ser uma excelente fonte energética, a glicose automaticamente serviria como alimento para crescimento e desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Pensando dessa forma, Dr. Dominic D’Agostino que é PhD em fisiologia e neurociência defende a hipótese de que células cancerígenas podem ser mortas através do não fornecimento de glicose.

De acordo com D’Agostino, células tumorais não conseguem sobreviver em ambientes de cetose, sendo assim, uma dieta cetônica pode ser um tanto quanto eficaz no combate a diversos tipos de cânceres que causam muitas mortes mundo afora.

“Ao limitar os carboidratos, que se transformam em glicose no organismo, nós matamos de fome as células do câncer” Afirmou o PhD, que conduz uma série de estudos voltados à dieta cetogênica como combate ao câncer.

Cardápio de dieta cetogênica

Muitas alunas ao tomarem conhecimento desse tipo de dieta, ficaram um tanto quanto indagadas e me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha, como seria um cardápio de dieta cetogênica?

Um cardápio de dieta cetogênica seria apresentado da seguinte maneira:

Café da manhã

  • Omelete, ovos cozidos ou mexidos
  • Salames ou presuntos artesanais (naturais)
  • Manteiga
  • Chá ou café

Almoço

  • Carne bovina ou suína
  • Peixe ou frutos do mar
  • Brócolis ou aspargos
  • Azeite

Jantar

  • Ovos ou omelete
  • Frango grelhado ou refogado com azeite ou manteiga
  • Espinafre refogado
  • Azeite

Lanches intermediários

  • Castanhas como amêndoas, macadâmia e castanha-do-pará
  • Queijos ricos em gordura
  • Salame artesanal
  • Abacate

Como já havia citado anteriormente esse tipo de dieta pela ausência de alguns vegetais e monotonia alimentar é um tanto quanto difícil se ser seguida e praticada.

Por isso eu sempre afirmo que para uma vida saudável bons hábitos, aliados de uma boa alimentação correta e estratégica, são de suma importância para sua saúde, tranquilidade e felicidade.

Portanto, procure fazer boas escolhas alimentares e praticar atividades físicas que lhe deem prazer.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, sorte, saúde e felicidade.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Forte abraço e até o próximo artigo.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Luzabete Gomes

    Gostei dos cardápios.

    • Maria

      Uma pessoa com cancro pode seguir o exemplo dos seus cardápios ?? Gostaria de ter resposta. Muito obrigada.

      • suporte@drrocha.com.br

        Olá Maria, tudo bom?!

        Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br solicitando informações.
        Temos uma equipe treinada e preparada para lhe auxiliar.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário