Estresse ENGORDA! Aprenda Como Evitar Esse Mal.

Olá, aqui é Dr. Rocha e nesse nosso bate papo de hoje eu vou falar sobre um assunto importantíssimo: a relação entre estresse e emagrecimento saudável. 

Você pode me perguntar:

Dr. Rocha, existe alguma relação entre stress e emagrecimento?

Eu te respondo que existe sim!

Eles estão intimamente ligados e vou te explicar de uma forma bem simples.

Uma rápida história

Há uns meses atrás eu atendi uma paciente que apresentava obesidade, já havia tentado vários tipos de dietas, tinha 80kg, 1,60 m, e já estava com início de diabetes e pressão alta. 

Estava muito desanimada e eu expliquei pra ela que tudo que ela havia feito até hoje estava errado e expliquei o que diz a boa ciência do emagrecimento, que para emagrecer e permanecer magra ela precisava de utilizar uma alimentação estratégica e ela iniciou prontamente e seguiu fielmente os princípios de uma boa alimentação.

Ela perdeu alguns quilos (cerca de 6kg), mas ainda faltavam 12kg para ela atingir os objetivos que ela traçou como meta.

Mas ela estacionou o peso nos 74kg e me procurou.

Eu pesquisei melhor e perguntei sobre como estava a vida dela, emocionalmente falando.

Ela disse que estava estressada demais, dormindo mal e esse era o problema de não estar conseguindo perder peso, perdeu um pouco e parou ali: o estresse e como consequência o sono ruim (vou falar sobre isso em outro artigo).

Eu costumo brincar com minhas alunas e pacientes que quem não quer ter estresse nesse mundo atual realmente nasceu na época errada, rs. 

Veja meu vídeo sobre o efeito do stress

O ritmo contemporâneo atual é de deixar qualquer um muito estressado, principalmente para as mulheres, que além das atividades de mãe, casa, ainda possuem atividades profissionais que acabam sobrecarregando, além das questões hormonais. 

Quando se está estressada, dormindo pouco ou mal, seu corpo aumenta a produção de um hormônio chamado cortisol, e ele em excesso leva a um aumento da resistência à insulina e predispõe à diabetes e dificulta a queima de gordura do seu corpo, mesmo quando você adota uma alimentação saudável. Aí você pode me perguntar:

Então quer dizer que eu posso estar fazendo tudo certo com a alimentação e mesmo assim não emagrecer?

Eu digo que sim! Como você viu na história acima, você pode até perder um pouco de peso mas acaba estacionando e o pior é que o seu corpo se mantém inflamado e você pode com o tempo desenvolver diabetes.

 banner-horiz
O estresse desregula também a produção de diversos outros hormônios além do cortisol, como a adrenalina, aumentando em muitas mulheres a fome, atrapalhando o sono e isso gera um ciclo vicioso de mais estresse e mais problemas para o seu corpo, que fica com os hormônios desequilibrados, desregulados.

Um resumo do que você pode fazer para evitar o stress é:

  1. Dormir mais e melhor: analisar como está seu sono pode ser crucial para uma vida menos estressante;
  2. Alimentar-se de forma saudável: uma boa e nutritiva alimentação é capaz de reparar problemas hormonais e diminuir seu estresse;
  3. Atividade física: exercitar-se com certeza alivia o stress e traz mais saúde.

Comprovação Científica

Um estudo de alto nível de evidência científica (uma metanálise que é um resumo de vários estudos, nesse caso de 300 estudos) mostrou que o estresse a longo prazo (crônico) pode danificar a defesa do seu corpo e também contribui para o aumento do ganho de pesoobesidade (aumento da medida da cintura em mulheres) comparando as mais estressadas com as que tem o estresse sobre controle. 

Ficou bem claro a partir desse estudo que há uma relação muito íntima entre estresse, pré-diabetes e obesidade (gordura abdominal).

No estresse a longo prazo (crônico), a insulina fica permanentemente alta no sangue, levando a ganho de peso, resistência à insulina e por último diabetes e suas complicações (infartos, amputações, cegueiras, etc).

Dúvidas dos Leitores

Alguns leitores me enviaram algumas dúvidas sobre o stress e o cortisol por e-mail. Veja as respostas abaixo!

  • Como o cortisol atua?
  • O cortisol é um importante hormônio fabricado pelo corpo e tem uma série de funções importantes no metabolismo do nosso corpo. O problema é o excesso dele que costuma ser gerado pelo stress e falta de sono principalmente. Quando em excesso ele aumenta a resistência à insulina das células do corpo, predispondo ao ganho de peso e podendo contribuir para a obesidade, além de outras doenças (diabetes, hipertensão, aumento dos triglicerídeos).
  • Existem alimentos específicos para evitar o stress?
  • Sim. Evitar alimentos inflamatórios como farináceos de trigo e gorduras vegetais poli-insaturadas (óleo de soja, canola, milho, etc). Evitar também margarina e gorduras trans (presentes em biscoitos recheados, sorvetes industriais e outros alimentos). Esses alimentos oxidam e inflamam o corpo, aumentando a produção de cortisol pelo corpo. Mas existem outros fatores importantes como a falta de sono, além do alcoolismo e tabagismo.
  • Como evitar o stress?
  • A prática regular de atividade física, yôga, pilates ajudam muito a diminuir o stress. O sono também é fundamental.
  • Quais tipos de exercícios são os mais recomendados?
  • Exercícios respiratórios (yôga, tai chi, outros), pilates, natação, caminhada, pedalar, dentre outros.

Conclusão

O caminho para controlar o estresse e assim emagrecer de vez e com saúde, passa por uma compreensão maior do seu estilo de vida atual.

Você deve identificar o que tem tornado sua vida mais estressante e diminuir esses fatores.

Atividade física regular de um esporte que você goste, maior tempo de lazer e exercícios de meditação e Yôga podem contribuir muito para um controle do seu estresse.

Um bom sono também é fundamental para viver menos estressada.

Vou ficando por aqui e te desejo muita saúde e felicidade!

Um forte abraço e até a próxima!

assinatura-dr-rocha

Referência:
Psychological Stress and the Human Immune…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (23.656 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

  1. rosa licia figueira da silva

    dr gostaria de saber sobre o magnezi . como pedir no mercado, qual a marca . obrigada

  2. Milla Martins

    olá. tenho 1,70 e atualmente peso 83 kg. Preciso emagrecer e já tentei várias dietas, inclusive procurei um endócrino e nada resolveu. Não quero tentar mais uma dieta ou um método e depois descobrir que não deu certo. Gostaria de receber mais informações antes de comprar.

  3. Midiã

    Dr necessito de ajuda!! Como faço para conversar para saber o que fazer…

  4. vera Lucia da silva morete

    dr como eu devo fazer pr emagrecer tomo muitos remedios pr dor na coluna pr fibromialgia sou muito nervosa eu engordei mas de 15 kg depois que meu pai faleceu

  5. suporte@drrocha.com.br

    Olá, tudo bom!
    Para mantermos a qualidade do nosso atendimento, peço por gentileza, que envie um e-mail para o suporte@drrocha.com.br
    Poderemos lhe orientar melhor.
    Atenciosamente,
    Equipe Dr. Rocha

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário