Exercícios Para Emagrecer → Funcionam? VEJA OS RESULTADOS!

Olá, aqui é o Dr. Rocha e neste artigo vamos falar sobre mais um assunto que traz muitas dúvidas a grande parte dos meus alunos que visam emagrecimento. Qual exercício físico é realmente efetivo para perda de peso? Quais são os exercícios para emagrecer rápido?

Exercícios para Emagrecer

É comum encontrar muitas pessoas se sacrificando com dietas altamente restritivas e de baixas calorias e ainda se matando em esteiras, bicicletas ergométricas ou até mesmo em parques e pistas de corridas. Corridas, caminhadas ou pedaladas de muito longa duração e velocidade constantemente moderada ou baixa. Será que isto é realmente efetivo para o emagrecimento?

É um paradoxo: à medida que aumenta o número de pessoas que se exercitam desta forma, há também aumento no índice de pessoas acima do peso.

Como isto é possível? O fato das pessoas estarem presas a uma rotina cansativa e duradoura de exercícios físicos, mas não estarem tendo resultados à altura do esforço praticado está trazendo muitos questionamentos quanto à metodologia de programas de atividades físicas tradicionais.

Eu chamo de atividades físicas tradicionais os exercícios aeróbicos contínuos e musculação, ambos muito praticados em programas de emagrecimento e academias.

As características dos exercícios aeróbicos contínuos geralmente são:

  • Feitos em ritmo constante, não havendo variação de velocidade;
  • Normalmente o ritmo é de moderado a leve;
  • De longa duração, podendo durar de 30 a 60 minutos;
  • Frequentes, realizados de 3 a 5 vezes por semana.

Entenda Porque Estes Exercícios Para Emagrecer Não Funcionam:

Para que exercícios aeróbios contínuos e de baixa intensidade gerem alguma perda de peso é necessário que sejam realizados em altos volumes e que sejam aliados a dietas restritivas.

No entanto, a dieta restritiva, por si só, já causaria a mesma perda, segundo estudo recente de 2014. Mas o problema é que essa combinação de dieta restritiva e altos volumes de treino estão ligados à desaceleração do metabolismo e do gasto energético nas atividades diárias o que induziria o reganho de peso com uma maior predominância na região abdominal. Ou seja, efeito sanfona.

Quais São os Exercícios Para Emagrecer e Perder a Barriga:

Exercícios Para Emagrecer e Perder a Barriga!Antes de explicar, saiba primeiramente que para obter sucesso no emagrecimento definitivo e saudável, 80% é alimentação e 20% é atividade física.

Mas esses 20% só serão realmente eficazes se forem realizados da maneira correta. E o que a boa ciência, ou seja, estudos de elevado nível de evidência científica nos mostram, é que o exercício mais eficaz para perda de peso são os aeróbicos intervalados.

Para exemplificar, citarei um estudo de 2007 que comparou o gasto energético pós-exercício aeróbico contínuo, aeróbico intervalado e de resistência (musculação). Este estudo, realizado na Baylor College of Medicine em Houston – EUA, concluiu que os indivíduos que praticaram exercício intervalado em uma bicicleta ergométrica utilizaram 24% de calorias a mais durante as 24 horas após o exercício comparado ao grupo que pedalou em velocidade moderada e constante.

Em 2009, um estudo realizado pela Florida State University que comparou também exercícios intervalados de alta intensidade com exercícios contínuos de moderada intensidade, concluiu que quem praticou a atividade intervalada eliminou quase 30% a mais de calorias nas 24 horas após o exercício do que o grupo que praticou a atividade de maneira contínua e moderada.

São estudos que evidenciam ainda mais e explicam o porquê pessoas que gastam muito tempo e energia em academias, corridas e caminhadas não conseguem perder peso rápido.

Mas porque estes exercícios intervalados são tão efetivos? A resposta é simples: quando você pratica uma atividade física você precisa quebrar a homeostase que é a condição de estabilidade que o corpo precisa para realizar suas funções vitais para seu equilíbrio. Esta quebra fará com que seu corpo saia da “zona de conforto”, pois são exercícios que exigem o máximo de sua capacidade e que você não está adaptado.

Ou seja, após um exercício aeróbico contínuo (atividade física tradicional), seu corpo se recupera totalmente em poucas horas depois. Já na atividade física intervalada e de alta intensidade ele leva mais de 24 horas para se recuperar. Isto faz com que seu metabolismo fique mais acelerado e haja mais gasto calórico.

Portanto, se você deseja realmente emagrecer e perder a barriga ou gorduras localizadas de maneira rápida e efetiva, o melhor exercício é o aeróbico intervalado de alta intensidade. Mas, não deixe de procurar um profissional da área habilitado para lhe avaliar!

Bom treino e nos vemos no próximo artigo!

Dr. Rocha

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Comentarios

  1. Valderia Maria

    Adorei Dr Rocha, parabéns!

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