Gastrite → Causas, Sintomas e Como Tratar (SAIBA TUDO AQUI!)

Olá aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei abordar uma doença que acomete e prejudica a vida de muitas pessoas: A gastrite.

O que é

A gastrite se caracteriza pela inflamação, infecção ou então erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo quando é chamada de gastrite aguda, ou então durar longos períodos, entre meses e anos quando é chamada de crônica.

Pelo fato de em alguns casos estar relacionada ao estresse e também ao estilo de vida, essa doença é conhecida como gastrite nervosa.

Causas da GastriteDentre as causas mais prováveis que fazem com que essa doença seja desencadeada está a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos no estomago causem danos e lesões ao tecido que reveste o órgão.

Essa fraqueza muitas vezes é causada pela famosa bactéria Helicobater Pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e quando não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras nervosas – resultado de uma gastrite erosiva e até mesmo ao câncer de estômago.

Outras bactérias e vírus também podem levar ao surgimento da doença. Gastroenterologistas apontam também que o refluxo da bile para dentro do estômago pode ser fundamental para a instalação da gastrite.

Pessoas com estilo de vida não saudável que abusam do consumo de açúcares e alimentos industrializados estão totalmente na zona de risco para desenvolver este problema. Há também a  de cunho emocional em que pode ser desencadeada devido ao estresse, ansiedade e depressão.

O açúcar é sem dúvida um grande vilão e pode causar diversas doenças, por isso, diminuir e até eliminar esse tipo de carboidrato é um importante passo para ter uma vida verdadeiramente saudável. O problema é que o açúcar se esconde de diversas formas e em alimentos que você menos imagina.

Eu montei um passo a passo para quem quer descobrir todos os SEGREDOS da alimentação verdadeiramente natural e como tirar de vez o açúcar da sua vida. Descubra tudo clicando aqui.

Sintomas

Muitas alunas no desejo de identificar alguns casos da doença em parentes, cônjuges e filhos me fazem o seguinte questionamento de maneira frequente: Dr. Rocha, afinal quais os sintomas da gastrite?

Eu digo que essa doença tem uma série de sintomas, porém os que julgo mais clássicos são:

– Indigestão;

– Sensação de empachamento;

– Queimação constante;

– Azia após as refeições;

– Náuseas;

– Vômitos;

– Dores abdominais;

– Perda de apetite;

Quando há sangramento da mucosa estomacal, o paciente também apresente os seguintes sintomas:

– Fezes escurecidas – devido a presença de sangue;

– Vômito com sangue, ou então com a coloração de borra de café.

Diagnóstico

DiagnósticoO modo mais comum de diagnosticar a doença é através de exames que detectam a presença da bactéria Helicobacter pylori no estomago do paciente.

Essa detecção pode ser feita através de exames de sangue, ou através de um exame conhecido como exame do hálito, onde o paciente ingere uma solução que contém doses de carbono e assopra dentro de um saco, caso o resultado mostre amostras de carbono, então estará diagnosticada a doença.

A endoscopia também é muito utilizada na detecção, afinal ela consiste em analisar o interior do estômago fazendo uso de uma câmera em busca de sinais de irritação e/ou inflamação da mucosa estomacal.

Além dessas duas técnicas, há médicos que utilizam o exame de raio-x de todo o trato digestório do paciente, para buscar algum tipo de anomalia.

Principais Consequências

Por ser uma doença que envolve lesões na mucosa estomacal, a gastrite pode trazer uma série de consequências a seus portadores, citarei a seguir as principais consequências dessa doença à saúde de seus portadores.

Esofagite

A esofagite nada mais é do que a inflamação do esôfago. A esofagite pode surgir em pacientes com gastrite pelo simples fato de vômitos, queimação e azia irritar e lesionar o tubo esofágico do paciente.

Desnutrição severa

Muitos pacientes com gastrite tendem a se tornarem desnutridos. Isso ocorre pelo simples do paciente perder o apetite ou então se sentir mal, após realizar suas refeições. Dessa forma, há um desestímulo natural para realização de refeições, fazendo com que o paciente fique desnutrido.

Anemia

Por poder causar lesões e úlceras que venham a sangrar, é muito comum que pacientes diagnosticados com gastrite tenham anemia.

O sangramento da mucosa estomacal faz com que o paciente perca sangue, algo que baixa os níveis de hemoglobina e demais componentes fisiológicos, contribuindo para que o paciente apresente quadro de anemia.

O tratamento dessa doença consiste na utilização de uma série de medicamentos. Entre os medicamentos mais utilizados para o tratamento de gastrite estão:

• Inibidores da bomba de prótons IBP;
  • Antibióticos;
  • Antiácidos;
  • Antagonistas H2.

Mas a alimentação é a verdadeira aliada dos pacientes que foram diagnosticados com a doença. É através da alimentação que os sintomas podem ser controlados além de fazermos a prevenção das complicações.

Alimentação Inteligente no Combate à Gastrite

Muitas pessoas que sofrem com este mal me perguntam: “Dr. Rocha, qual seria uma dieta ideal para tratar esta doença?”. Eu prontamente respondo: a alimentação inteligente!

A alimentação inteligente é uma poderosa aliada dos pacientes que sofrem dos mais diversos tipos de gastrite – desde a aguda, passando pela crônica e chegando à nervosa.

Vou mostrar que é possível através da escolha correta de determinados alimentos como acabar com essa doença;

Vegetais verdes folhosos

Como se sabe, os vegetais verdes folhosos são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e também em fibras. As fibras presentes em alimentos como agrião, rúcula, espinafre, couve-flor, couve manteiga, alface e chicória, por exemplo auxiliam a retardar o esvaziamento gástrico.

Esse retardo do esvaziamento gástrico, faz com que o ácido estomacal não fique em contato direto com a mucosa do estômago, algo que previne o surgimento e ainda reverte muitos quadros dessa doença.

Nesse vídeo eu separei 5 alimentos poderosos contra a gastrite. Confira!

Alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico

As proteínas de alto valor biológico são fundamentais na regeneração de muitos tecidos do organismo. Como disse durante o artigo, há casos em que a gastrite agride tanto a mucosa do estomago que chega a abrir uma ferida.

Aumentar o consumo de alimentos que são ricos em proteínas de alto valor biológico, como leite, queijos, ovos, carnes vermelhas e brancas auxiliam o processo de regeneração da mucosa intestinal, trazendo grandes melhoras aos pacientes portadores dessa doença.

Gorduras de boa qualidade

Outro passo importante de uma alimentação inteligente é o consumir gorduras de qualidade. Além de trazerem uma série de benefícios ao organismo, as gorduras de qualidade promovem proteção à mucosa estomacal – algo que protege diretamente as paredes internas do estomago.

Portanto, o consumo frequente de azeite de oliva, peixes gordos, ovos e carnes vermelhas deve ser constante por quem é portador e deseja se livrar de uma vez por todas deste mal.

Bons hábitos alimentares podem prevenir uma série de doenças, além de proporcionar tranquilidade, saúde e bem-estar para muitas pessoas.

Abandone dietas malucas, foque em escolhas alimentares inteligentes, a maior beneficiada disso tudo será você.

Me despeço desejando paz, saúde, sorte, amor e felicidade.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até o próximo artigo.