O Que é Gordura Saturada? Descomplicando!

Olá, aqui é Dr Rocha mais uma vez e hoje eu quero bater um papo com você a respeito das gorduras saturadas.

Vou falar também da diferença delas para as gorduras insaturadas e os benefícios de cada uma delas para o seu corpo.

E aí você pode me perguntar:

Dr Rocha, o que é gordura saturada e insaturada? E quais são os exemplos mais comuns do dia a dia?

A gordura saturada é uma gordura encontrada mais em produtos de origem animal e quimicamente só apresenta ligações simples entre seus átomos de carbono.

Na temperatura ambiente ela é sólida.

Mas como isso aqui não é aula de química (rs) o importante é você saber que a gordura saturada é usada por nossos ancestrais há milhares de anos e que ela só foi demonizada ou seja, essa idéia de que a gordura saturada faz mal ao corpo, entope artérias e causa infartos, derrames e tromboses é uma idéia bem recente, resultado da má ciência e estudos fraudulentos de um cientista chamado Ancel Keys.

Os principais exemplos de gordura saturada são: gorduras de carne vermelha (bovina, porco), carnes brancas (aves), manteiga, etc.

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O QUE É GORDURA SATURADA E INSATURADA?

A gordura insaturada é uma gordura encontrada mais em produtos de origem vegetal e pode ser dividida em gorduras monoinsaturadas (há só uma ligação dupla entre os átomos de carbono) e em poliinsaturadas (há mais de uma ligação dupla entre os atómos de carbono).

Como a gordura insaturada é líquida em temperatura ambiente, ela é chamada de óleo.

A principal e mais usada gordura insaturada é o azeite de oliva que é também um alimento funcional, que previne e que também trata doenças.

Mas para um azeite de oliva ser de qualidade ele deve ter as seguintes características: ser envasado em vidro escuro (porque o sol estraga o azeite, transformando ele num óleo comum), ele deve ser extra-virgem e prensado a frio. Ele é rico em ômega 9 (ácido oléico).

Um outro alimento funcional também rico em ômega 9 é o abacate!

ÓLEOS VEGETAIS: VENENO LÍQUIDO

óleo vegetal de cozinhaJá as gorduras ou óleos poliinsaturados são bem exemplificados pelo óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de algodão e outros. Ao contrário das gorduras saturadas e das monoinsaturadas que ajudam o seu corpo a emagrecer de vez e com saúde, esse óleos vegetais inflamam o seu corpo e dificultam seu organismo a emagrecer, sendo ruins e devendo ser evitadas. Alguns cuidados com essas gorduras e ações a serem tomadas são:

  1. Evitar o consumo;
  2. Evitar o consumo de frituras nessas gorduras;
  3. Evitar óleo de soja, de canola e outros tipos.

Por último temos as gorduras trans, que são tão importantes que já falei delas num artigo, sendo outro veneno para o seu corpo.

Perguntas e Repostas sobre as Gorduras

Algumas leitoras do Portal Dr. Rocha nos enviaram algumas perguntas muito relevante sobre o papel das gorduras na saúde.

  • Existem quantidades de gorduras predefinidas que separam o bem ou o mal pra saúde?
  • Não. O que importa é a qualidade delas. Nossos antepassados evoluíram comendo gorduras de animais selvagens de caça e peixes, além do coco. O problema maior são as gorduras de óleos vegetais poliinsaturados (invenção recente da indústria), além das gorduras trans presentes em diversos alimentos industriais. Não se trata de quantidade e sim de qualidade.
  • O alto consumo de gorduras em dietas com alto teor de carboidratos pode trazer prejuízos?
  • Quando a dieta é de alta quantidade de carboidratos, ingerir gorduras, inclusive saturadas ou insaturadas é sempre muito ruim, se torna uma verdadeira bomba para o organismo, sendo esse tipo de alimentação a maior responsável pela atual epidemia de obesidade e diabetes no Brasil e no mundo.
  • Existem horários estratégicos para consumir gorduras?
  • Desde que sejam saudáveis (saturadas ou monoinsaturadas) e sem associação com farináceos de trigo, em qualquer hora eles podem ser consumidos. Por serem alimentos muito saciantes, não se consegue no geral comer muita gordura saudável, ainda que seu excesso não traga maiores problemas.

 

CONCLUSÃO

Então para responder a grande pergunta “o que é gordura saturada?”, resumirmos tudo e descomplicarmos essa história das gorduras, entenda o seguinte: gorduras saturadas, de origem animal, carnes diversas, manteiga são saudáveis e ajudam você a emagrecer com saúde.

Gorduras monoinsaturadas como o azeite de oliva de qualidade melhora o seu colesterol bom (HDL) e também é benéfico para você que quer emagrecer de vez e de forma saudável.

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Gorduras e óleos poliinsaturados e gorduras trans são venenos, não estão presentes na natureza de forma natural ou seja, passam pela indústria e inflamam o seu corpo dificultando o emagrecimento e danificando o seu metabolismo e a sua saúde, fuja deles!

Vou ficando por aqui e te desejo muita saúde hoje e sempre!

Forte abraço e até o próximo artigo!

assinatura-dr-rocha       Referência: Meta-analysis of prospective cohort studies…

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Comentarios

  1. cleid

    qual a porcentagem adquada de acidez do azeite extra virgem

  2. ivana

    nao estou sabendo como seguir a risca temmuitos alimentos q nao sei se posso ou nao comer
    milho banana ,sao tantas duvidas
    estou tentando fazer corretamente
    trigo ja nao comoprasticamente nada a base de trigo
    o açucar so no cafe ainda
    e nada de emagrecer preciso de ajuda por favor

  3. Ana Paula

    Excelente! Eu não sabia de nada disso, ficarei mais atenta e passarei adiante, porque com nossa saude não se brinca, obrigada por compartilhar seu conhecimento.

  4. Selma Vieira Marcelino

    Posso me alimentar com arroz e feijão??para emagrecer ou melhorar o Diabetes???

    • Relri Stein

      suporte nutricional é direcionado apenas para os alunos que seguem os treinamentos.
      Caso tenha interesse em se tornar um aluno(a) do Dr. Rocha, e começar agora mesmo a viver uma vida cheia de saúde e energia, recebendo todo suporte e acompanhamento de perto, clique abaixo e conheça mais sobre os treinamentos:
      Programa Diabetes Controlada – http://bit.ly/CliqueAquiParaMaisDetalhes
      Projeto Viver Magra em 7 Semanas – http://bit.ly/ViverMagra2015

      Um grande abraço.
      Equipe de suporte

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, agradecemos muito o seu contato! Mas por questões de comprometimento com a saúde das pessoas, nosso suporte nutricional é direcionado apenas para os alunos que seguem os treinamentos.
      Qualquer dúvida peço por gentileza que encaminhe um e-mail para o suporte do Dr. Rocha: suporte@drrocha.com.br.
      Grande Abraço!
      Equipe de suporte!

  5. Conceição Gavao

    Estou gostando bastante dos seus encimaremos

  6. Valdir A Bernardi

    Dr Rocha, sou seu aluno, comprei o kit de Diabetes Controlada, foi uma das coisas boas que fiz ultimamente.
    Minha Glicemia não baixava de 102, 110, 99, 98, e eu me privando de comer doces, gorduras, tanto saturadas como insaturadas , mas todo dia me entupia de PAO INTEGRAL, e nada me ajudava baixar minha glicemia. Eu vivia com medo de me tornar um diabético.
    Faz um mes que estou seguindo sua orientaçao e estou me sentindo muito bem,
    Fiz um teste rápido na farmacia( coleta uma gota de sangue e da o resultado na hora) e registrou 96, na semana seguinte fiz novamente sem estar em jejum e deu 91.
    Agora estava pesquisando sobre gordura saturada e encontrei seu comentário, que não deixa dúvidas.
    OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO.

  7. Mauro Kraemer da Silveira

    Tudo haver.

  8. Marcel Ph Winkelmann

    Muito bom !

  9. Jessica

    E sobre o leite de soja? Mesmo os zeros açúcares tem 1,8g de gordura poli-insaturada, essa quantidade é ruim pra uma dieta? Pq meu café da manha sao 3 ovos e um copo de leite de soja, teria como substituir por outro produto?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Jessica, tudo bom!

      Não recomendamos nenhum tipo de leite, para que você consiga obter mais informações como essas que perguntou encaminhe um e-mail para nosso suporte de atendimento suporte@drrocha.com.br.

      Aguardamos seu contato!
      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

  10. Patricia

    Por favoooor, deixe as referências para que possamos ver. Nos livros de bioquímica que vejo, artigos e diretrizes eu não acho essas informações. O que eu vejo é que gorduras com ácidos graxos saturados com c12, c14 e c16 são muito relacionados com aterosclerose e problemas cardiovasculares, enquanto os saturados com c18 e C de cadeia curta tem efeito neutro (ácido esteárico é um relacionado com benéficos). As monoinsaturadas e polinsaturas tem praticamente o mesmo efeito no organismo (beneficos) , de acordo com as referencias que eu vi. Por favor, é muito importante mesmo deixar referências.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Patricia, tudo bom!

      Compreendo sua solicitação e para que possamos ajudar peço que encaminhe um e-mail para o atendimento, suporte@drrocha.com.br para que assim podemos lhe auxiliar da melhor forma possível.

      Aguardo seu contato!
      Equipe de suporte!

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