Sibutramina → Emagrece? Leia Isto Antes de Usar!

Olá, aqui é o Dr. Rocha! Neste blog já falamos sobre emagrecimento milagroso e sobre dois medicamentos muito prescritos com intuito de emagrecer: Quitosana e Xenical.

Hoje falarei sobre mais um, a Sibutramina. Sibutramina emagrece mesmo?

Nos artigos anteriores eu disse que de fato haverá medicamentos no mercado sendo vendidos como pílulas mágicas para o emagrecimento rápido e fácil. Tudo isto financiado pela poderosa indústria farmacêutica que só visa em lucrar mais e mais à custa da saúde das pessoas.

Na maioria das vezes estes medicamentos para emagrecer, chamados de anorexígenos, inibem o apetite e fazem você comer bem menos do que precisa. Será que isto é saudável?

A sibutramina foi desenvolvida primeiramente como um medicamento antidepressivo. Mas em ensaios clínicos verificou-se que o medicamento tinha o poder de reduzir o apetite.

Para você saber se sibutramina emagrece de verdade, primeiro é preciso que saiba de algumas informações.

 

Sibutramina: Como FuncionaSibutramina: Como Funciona

A sibutramina é um medicamento que promete auxiliar na perda de peso através do bloqueio da recaptção de neutrotransmissores. Os neurotransmissores são substâncias químicas produzidas e liberadas pelos nervos com função de promover a comunicação entre eles.

A sibutramina atua bloqueando a receptação dos neurotransmissores dopamina, norepinefrina e serotonina. Em outras palavras, a sibutramina funciona reduzindo o apetite e aumentando a saciedade.

Sibutramina: Efeitos Colaterais

Em estudos clínicos foram observados os seguintes efeitos colaterais:

  • Aumento da pressão;
  • Taquicardia;
  • Palpitações
  • Dores de cabeça;
  • Vasodilatações;
  • Insônia;
  • Náusea.

Entre muitos outros como problemas gastrointestinais, alterações visuais, sudorese, acentuação de cólicas menstruais em mulheres, alteração no paladar bem como xerostomia (boca seca).

Um efeito colateral pouco discutido e nada interessante para quem está usando o medicamento com intuito de perder peso é o efeito sanfona. Este efeito colateral não é exclusivo apenas deste medicamento, mas de todos os medicamentos anorexígenos (emagrecedores).

Isto ocorre naturalmente, pois enquanto há administração do medicamento, o apetite do usuário estará sempre baixo fazendo com que ele consuma uma quantidade muito inferior a de suas necessidades diárias, o que já não é nada saudável.

Porém, ao perder todo peso desejado e parar de administrar a sibutramina, o indivíduo irá voltar a ter seu apetite normalmente e retornará a alimentação incorreta. Afinal de contas, ao prescrever o medicamento, o médico ainda associa a uma alimentação falsamente saudável, rica em alimentos lights, industrializados, farináceos de trigo e outras farinhas brancas. Muitas vezes isto também está associado à prática de exercícios físicos cansativos e repetitivos que não ajudam!

Sibutramina Emagrece Mesmo?

Sibutramina: Como Funciona

Considerando os efeitos colaterais citados, posso lhe dizer que não. Com a minha experiência em consultório, atendi muitos homens e mulheres que tiveram uma frustração imensa ao usar medicamentos para emagrecer, principalmente no que diz respeito à manutenção do peso.

Medicamentos podem de fato trazer um emagrecimento instantâneo. A sibutramina emagrece realmente. Mas o problema é justamente o risco deste emagrecimento rápido sem uma educação nutricional e mudança de hábitos alimentares. Emagrecer sem saúde é a certeza de ter problemas muito maiores futuramente.

Em 2010, a European MedicinesAgency (EMEA), recomendou a suspensão da venda de sibutramina devido ao aumento de acidente vascular cerebral. Mas infelizmente no Brasil este medicamento continua sendo vendido apesar das notificações da ANVISA quanto ao risco do uso desta substância.

No mesmo ano, inclusive, a ANVISA aumentou o controle sobre a prescrição deste medicamento.

Por isso é importante ter em mente que emagrecer com saúde depende somente da alimentação correta e prática de exercícios físicos realmente efetivos. O uso contínuo de medicamentos com intuito de perder peso, de fato vai fazer você perder peso em curto prazo. Mas em longo prazo os danos podem ser irreparáveis.

 

Pense na sua saúde em primeiro lugar!

Um forte abraço,

Dr. Rocha.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.645 votes, average: 4,80 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Edimara Aparecida Roncadin

    Amei

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário