TPM → Conheça os Sintomas e Saiba Como Aliviar (FUNCIONA!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje vou falar sobre um assunto que muito interessa as mulheres… E homens também, pois estes acabam sofrendo junto: Tensão Pré-Menstrual. Neste artigo vou falar sobre o que é, quais os principais e mais comuns sintomas e como aliviar este mal que atinge muitas mulheres de mês a mês!

A TPM, como é mais popularmente conhecida, é uma das tensões femininas mais discutidas na medicina. Você sabia, por exemplo, que a Tensão Pré-Menstrual guarda mais de 200 sintomas comprovados e reconhecidos pela medicina? Eles afetam diretamente o organismo, quando não tratados e causam muitos desconfortos.

Já ouvi muitas queixas de mulheres acerca dos incômodos causados pela TPM. Você tem algum em particular que também tira seu sossego por alguns dias? Ficar atenta para todos e, acima de tudo para os que destacarei nesse post é muito importante.

Aqui, quero ensinar você a melhorar aquele inconveniente que sempre surge nesse período, todos os meses. São ações bem práticas, simples e que mostram um ótimo resultado. Confira!

o-que-e-tpmO que é TPM, afinal?

Apesar de muito falada e discutida, algumas mulheres – e também homens, porque não? – ainda têm dúvidas sobre o que é TPM. Então, antes de discutir os sintomas desse inconveniente, quero, de uma forma simples e direta, explicar definitivamente para você o que é a Tensão Pré-Menstrual.

Geralmente acompanhada de alterações de humor, a Tensão Pré-Menstrual é, explicando de uma forma bem simplista, as flutuações da produção de hormônio – principalmente os sexuais -, sempre no período que precede a menstruação. Esse tempo varia de mulher para mulher e, na maioria dos casos, termina exatamente no primeiro dia do ciclo menstrual.

Essas flutuações afetam quase sempre, os neurotransmissores que estão ligados ao bem-estar de todas as pessoas, como é o caso da serotonina, considerada um hormônio da felicidade, além da endorfina. Por esse motivo, é comum ver uma mulher muito irritada ou muito sensível durante a sua TPM.

Além dessa alteração de humor, alguns sintomas podem afetar o corpo e causar muitos inconvenientes. É justamente sobre eles que vou conversar a partir de agora.

Como aliviar os sintomas da TPM

Como citei no início do texto, há mais de 200 sintomas comprovados para a TPM. Analisar cada um deles levaria muito tempo para você, mas de uma forma geral, os mais comuns são:

  • Irritabilidade frequente;
  • Insônia;
  • Cansaço físico;
  • Fome em excesso;
  • Sonolência;
  • Acne;
  • Inchaço nas mamas;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Cólicas;
  • Leve depressão.

Ufa, são muitos sintomas, não é mesmo? Quero então, propor uma mudança de estilo de vida. Com as ações abaixo você perceberá quão pequenos serão os sintomas da TPM a partir de agora.

Além de funcionarem, eles são aplicados de uma forma geral. Mesmo que você sinta dores de cabeça, por exemplo, mas não sinta cólicas, conseguirá bons resultados com as ações abaixo.

Invista em uma alimentação mais saudávelInvista em uma alimentação mais saudável a partir de importantes nutrientes

Por mais que você mantenha um cardápio saudável todos os dias, precisa ficar atenta para o período menstrual. Açúcares, alimentos processados e cafeína, por exemplo, podem potencializar os sintomas da TPM. É preciso mudar hábitos alimentares e investir em alguns nutrientes importantes, como por exemplo:

  • Vitamina C: lembra quando falei que as flutuações dos hormônios atacam principalmente os seus neurotransmissores? Com a ingestão de vitamina C isso será corrigido. Essa vitamina intensifica a produção de neurotransmissores essenciais e, consequentemente, melhoram o quadro de ansiedade e a sensação de bem-estar. Uma boa dica é acrescentar frutas com essa vitamina em suas alimentações, como por exemplo, a acerola e o morango;
  • Cálcio: para as mulheres que sofrem com cólicas nesse período, a ingestão de cálcio será um grande diferencial. Esse componente também melhora a irritabilidade durante a TPM. Você encontrará esse componente em vegetais folhosos verdes escuros e também em iogurte natural integral;
  • Ácidos Graxos: principalmente os encontrados no ômega 3 e 6, reduzem o inchaço do corpo, bem comum durante toda a TPM. Você pode acrescentar mais peixes e oleaginosas nas suas refeições principais;
  • Vitaminas do complexo B: a vitamina B1 ajuda na produção de mais serotonina, consequentemente deixando-a mais confortável e menos irritada; a vitamina B6 reduz as dores de cabeça e os enjoos; já a vitamina B12 é um nutriente importante para combater a anemia e a fraqueza física. Coma mais ovos e carnes, por exemplo.

Claro que você deve associar todos esses nutrientes a uma alimentação estratégica e saudável.

Tome mais líquidos

A água traz uma série de benefícios para o seu organismo. É importante manter-se hidratada todos os dias, mas durante a TPM esse líquido – além de muitos outros – tem um papel importante.

Água, e chás naturais ajudam a reduzir o inchaço no corpo causado pela alteração hormonal. Esse inchaço é ainda mais desconfortável na região do abdômen e pode ser amenizado com alguns goles a mais de água durante o dia.

O consumo frequente de água nesses 13 ou 14 dias que antecedem a sua menstruação também é bem benéfico. Claro que, manter a rotina de beber pelo menos dois litros de água por dia refletirá positivamente na redução dos sintomas da TPM.

Descanse o corpo e a menteDescanse o corpo e a mente completamente

Algumas boas noites de sono são um ótimo remédio para a TPM. Basta concluir que, naturalmente, se você não dorme bem o seu corpo reclamará. Ele se sentirá cansado, dolorido e, por consequência você terá mais estresse e ansiedade em seus dias. Então, se dormir mal já traz um efeito negativo para seu corpo, imagina durante a TPM?

Tenha noites tranquilas e sonos ininterruptos por pelo menos oito horas diárias. Esse tempo é o suficiente para seu corpo repor todas as energias gastas durante o dia de trabalho e as atividades domésticas da semana.

Pratique exercícios físicos

Outro fator essencial para qualquer mulher que sofre com os sintomas da TPM. A prática de exercícios ajuda a relaxar a mente e o corpo. Você também melhora a circulação do sangue, fazendo com que o inchaço comum desse período seja reduzido consideravelmente.

Caso não goste de academia, pode praticar exercícios ao ar livre, como caminhadas, corrida, hidroginástica, entre outros.

Frequente terapias comportamentais

Principalmente aquelas com finalidade cognitiva, mostram um bom resultado sobre os sintomas da TPM. A prática de outras terapias comportamentais, como a Ioga ou o Pilates – que também pode entrar na lista dos exercícios indicados para a TPM -, ajuda a reduzir o estresse e aliviar as dores no corpo.

Você se sentirá muito mais disposta e com bom-humor nesse período. Além disso, as terapias comportamentais também ajudam a sua vida como um todo. Mesmo que não seja no período da tensão pré-menstrual é importante mantê-las como rotina.

Então, levando em conta as práticas para eliminar os sintomas da TPM que citei mais acima, quais delas você mantém regularmente em seus dias? O que acha de começar a agregar mais saúde para seu corpo e sua mente, evitando o estresse, a ansiedade, dores no corpo, entre outras irritabilidades comuns no período menstrual? Comece a mudança hoje mesmo!

Terapias Comportamentais

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e sua opinião!

Forte abraço,

Dr. Rocha.

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Comentarios

  1. EVILAZIO DA SILVA

    gostei de seu ensinamento agora faça uma pergunta doutor rocha como faço para ganhar peso tenho 1,75 tenho 75quilos cada vez que peso diminui e as vezes

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
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