Vitamina A → Benefícios e Onde Encontrar (SURPREENDENTE!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje iremos falar tudo sobre uma das vitaminas mais famosas e importantes para o bom funcionamento do organismo: a vitamina A.

O que é

A vitamina A pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, que são melhores absorvidas pelo organismo em companhia de alimentos que contenham gordura em sua composição.

 Essa vitamina pode ser encontrada em dois tipos de fontes alimentares diferentes: nos alimentos de origem animal, onde está na forma de retinóides e também em alimentos de origem vegetal, onde a vitamina se encontra na forma de carotenoides, que inclui o betacaroteno. Essas duas substâncias, ao serem ingeridas, são posteriormente convertidas em vitamina A.

A vitamina A age de diferentes maneiras no organismo de quem a ingere. Esse famoso micronutriente contribui para a saúde dos olhos, pois protege a córnea, além de contribuir para a proliferação de diferentes tipos de células no organismo.

Além disso, a vitamina A é muito importante na gravidez, pois ela contribui de maneira direta na formação do feto e seus novos tecidos que serão formados.

Benefícios da Vitamina ABenefícios da Vitamina A

Muitas alunas e alunos por saberem da importância dessa vitamina ao organismo me questionam da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são os benefícios da vitamina A?

Eu já digo de antemão que a vitamina A possui uma série de benefícios ao organismo de quem a ingere com frequência e na dosagem correta. Citarei a seguir quais são os benefícios comprovados dessa super vitamina.

Excelente para os olhos

A vitamina A é de extrema importância para quem possui problemas na visão, pois protege a córnea, que é a parte do olho que controla a quantidade de luz que entra no olho.

A baixa ingestão deste nutriente pode fazer com que a pessoa tenha muita dificuldade de enxergar em locais escuros ou que possuam fraca iluminação, além de causar alterações oculares que podem levar a cegueira.

É importante ressaltar que a diabetes pode causar problemas de visão, portanto é mais do que necessário que o paciente diabético ingira o micronutriente de maneira frequente.

Saúde da pele

A vitamina A atua também como mantedora das funções das células da pele e das mucosas. Além disso, o micronutriente age diretamente no processo de reparação do epitélio da pele.

Sua ingestão constante e frequente contribui até para manter maiores concentrações de melanina na pele, o que previne o câncer de pele e mantém o bronzeado.

Crescimento correto e adequado

 A vitamina A contribui de maneira direta para o crescimento de diferentes formas e maneiras. Ela é mais do que fundamental no processo de proliferação e também divisão celular, além de regular a expressão de genes ligados à produção do hormônio de crescimento, o famoso GH.

Sistema imune fortalecido

Células epiteliais e de mucosas funcionam como barreiras primárias contra infecções, portanto a ingestão de vitamina A é fundamental para manter essas barreiras funcionando corretamente.

Além disso, o micronutriente é importante na formação e diferenciação de células brancas do sistema imune, os linfócitos, que são as principais células de defesa do organismo.

Ação Antioxidante

A vitamina A possui ainda um efeito antioxidante no organismo, evitando a ação dos radicais livres que teriam um efeito nocivo para todo e qualquer tipo de célula. O micronutriente diminui os efeitos de arteriosclerose, catarata, tumores, doenças de pele e envelhecimento precoce, por exemplo.

Atenção Com a Dosagem

Existe um velho ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Isso é válido para basicamente todos os tipos de nutrientes e quando falamos de vitamina A, a história é a mesma. A quantidade diária recomendada de ingestão da vitamina pode ser vista na tabela a seguir:

  • Recém-nascidos – 0 a 6 meses: 400mcg;
  • Bebês – 7 a 12 meses: 400mcg;
  • Crianças – 1 a 3 anos: 300mcg;
  • Crianças – 4 a 8 anos: 400mcg;
  • Crianças – 9 a 13 anos: 600mcg;
  • Adolescentes – 14 a 18 anos – meninos: 900mcg e meninas: 700mcg;
  • Adultos – maior de 19 anos: Homens: 900mcg e mulheres: 700mcg;
  • Gestantes – menores de 18 anos: 750mcg e maiores de 19 anos: 770mcg;
  • Lactantes – menores de 18 anos: 1200mcg e maiores de 19 anos: 1300mcg.

O excesso da ingestão de vitamina A normalmente se dá devido a suplementações errôneas e sem prescrição médica. Isto é perigoso e pode ser tóxico.

Grandes quantidades do micronutriente podem causar uma série de problemas, como náuseas, vômitos, dor de cabeça, irritação na pele, dores articulares, diminuição da densidade óssea, irritabilidade, edemas, inapetência, aumentos de baço e fígado, alterações de função hepática, redução dos níveis do colesterol bom, o HDL e até mesmo causar a morte.

Onde Encontrar Vitamina A

Por ser uma vitamina que traz uma série de benefícios, muitas de minhas alunas me fazem a seguinte pergunta: Dr. Rocha, quais são os alimentos fontes de vitamina A e como usá-los em uma alimentação saudável?

Há muitos alimentos fontes de vitamina A e entre eles, posso citar como melhores fontes o óleo de fígado de bacalhau, os ovos, a manteiga, derivados do leite, espinafre, couve e bife de fígado.

A utilização desses alimentos de maneira constante em nosso dia-a-dia é fundamental para a manutenção de nossa saúde.

Os alimentos como óleo de fígado de bacalhau, ovos, manteiga e derivados do leite, por exemplo, são alimentos ricos em gordura de qualidade, possuem altas doses de proteína além de possuírem vitamina A em sua composição, portanto são alimentos que proporcionam múltiplos benefícios a saúde de quem os ingere. O mesmo pensamento é válido para quem ingere os vegetais espinafre e couve.

Portanto um café da manhã com iogurtes ou queijos, um almoço com bife de fígado e couve, uma omelete de espinafre no jantar são ótimas maneiras de ingerir vitamina A dentro de uma alimentação inteligente e saudável.

Uma alimentação estratégica e inteligente é sinônimo de saúde, bem-estar e principalmente qualidade de vida.

Sendo assim, eu reforço: Busque sempre fazer escolhas corretas e saudáveis e proveitosas!

Me despeço de você desejando saúde e felicidade.

Gostou do nosso texto? Curta, compartilhe e comente!

Forte abraço e até a próxima.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.864 votes, average: 4,80 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário