Vitamina C → Conheça os Benefícios e Onde Encontrar!

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje começaremos um bate-papo sobre vitaminas. A vitamina que falaremos hoje é a vitamina C.

A vitamina C talvez seja uma das mais conhecidas e consumidas por todos. Esse nutriente ajuda a saúde do seu corpo, a sua pele, o seu cabelo e muito mais. Além de todas essas vantagens, a vitamina C ainda é parte importante para quem segue uma alimentação estratégica, com finalidade de perder peso.

Desta vez vim conversar com você sobre esta vitamina, sua importância para o corpo, mente e, claro, para a perda daqueles quilos extras. Além de conhecer os benefícios, darei dicas essenciais para você consumir os alimentos certos e manter os níveis desse nutriente em seu corpo para sempre!

Por Que a Vitamina C é Importante Para o Seu Organismo?

Esse composto será sempre conhecido como um medicamento para a gripe, mas ele é importante para seu corpo por diferentes razões. A vitamina C é um maravilhoso antioxidante e tem uma ação muito importante em seu organismo. Ela ajuda a reduzir o estresse oxidativo, que é o excesso de radicais livres em cada uma de suas células.

O estresse oxidativo resulta em envelhecimento precoce, Mal de Parkinson ou, até mesmo, um câncer. Outras doenças que causam morte ou degeneração das células também estão passíveis de surgir.

A carência de vitamina C também resulta em uma doença chamada de Escorbuto. Quando não tratada, pode desenvolver feridas na pele – principalmente na região da coxa -, gengiva com aparência esponjosa e outros sinais.

Vitamina C – BenefíciosVitamina C – Benefícios

Posso dizer que os benefícios da Vitamina C se dividem em dois grupos: os benefícios comprovados e aqueles que ainda estão em estudo. Cada um desses é de extrema importância, principalmente para quem deseja incluir alimentos ricos em vitamina C em sua alimentação.

Os benefícios da vitamina C, cientificamente comprovados, que você precisa conhecer são:

  • Mais imunidade para o seu organismo: Os glóbulos brancos, tão importantes para o nosso organismo, têm a sua produção aumentada com o consumo da Vitamina C. Esses ajudam o nosso corpo a se manter imune aos corpos estranhos que podem se instalar em nossas células. Isso resulta em um corpo mais saudável e protegido de diversas doenças, principalmente as virais;
  • Pele mais bonita, jovem e saudável: por ativar a produção de colágeno na pele, a vitamina C, consequentemente, faz com que haja um retardo no envelhecimento. A pele é a mais beneficiada com isso. Ela fica mais firme, mais saudável e sempre bonita;
  • Ossos mais resistentes: também devido uma maior produção de colágeno, os seus ossos se mantêm mais firmes ao longo da vida. Os dentes e os tendões também só ganham quando há o consumo correto de vitamina C;
  • Ajuda a evita a anemia: o consumo de vitamina C ajuda o seu corpo a absorver mais ferro. Isso resulta na prevenção de diversas doenças, entre elas a anemia;
  • Visão favorecida: a degeneração da mácula é uma das principais causas da perda de visão. O consumo correto da vitamina C também ajuda no combate dessa doença, favorecendo consequentemente a sua visão;

3 mitos Sobre a Vitamina C

Muito se fala sobre os poderes da Vitamina C e alguns mitos são divulgados amplamente. Três desses precisam ser desmistificados com urgência.

Vitamina C não reduz os riscos de resfriado

Na década de 70 o americano Linus Pauling afirmou que tomar uma dose de vitamina C todos os dias, reduz em até 45% as chances de você pegar um resfriado. Comprovou-se, mais tarde, que esse fato não era uma total verdade, porém, a informação insiste até hoje.

Fato é que a vitamina C melhora os sintomas da gripe e deixa seu corpo bem mais resistente, mas não previne totalmente.

3 mitos Sobre a Vitamina C

A vitamina C pode causar manchas na pele

Outro fato que não é, por completo, uma verdade. A vitamina C não causa manchas em sua pele, se utilizada corretamente. O que não é indicado, é o uso desse nutriente junto com ácidos, pois a sua pele ficará mais fina e sensível. Para esse segundo caso, as manchas podem ocorrer.

É possível substituir os cosméticos por dosagens via oral e ter o mesmo efeito

Na verdade, não. A ação da vitamina C presente nos cosméticos só tem a ação prometida quando utilizada como tal. Você pode sim consumir alimentos com o nutriente, mas o efeito será um pouco menor. Se tem alguma finalidade mais urgente e específica, não substitua.

Onde Encontrar a Vitamina C

Alguns alimentos são ricos em vitamina C e podem ser consumidos frequentemente em sua alimentação. Posso dizer que a laranja é a fruta mais conhecida como fonte natural dessa vitamina. Ainda assim, quero indicar o consumo mais frequente da acerola.

Essa frutinha é facilmente encontrada em todas as regiões do Brasil e pode ser sua principal fonte de vitamina C. Apesar de pequena, a acerola é muito potente. Ela ajuda a reduzir o açúcar no sangue, também combate o estresse oxidativo, que citei mais acima como tão perigoso para a sua saúde, além de outros benefícios.

Você também encontra a Vitamina C em outros alimentos naturais, como por exemplo:

  • A Tangerina;
  • Kiwi;
  • Goji Berry;
  • Brócolis;
  • Melancia;
  • Tomate;
  • Repolho;
  • Couve-flor;
  • Abacaxi;
  • Maçã.

Como Consumir Corretamente a Vitamina C

É muito importante ficar atento ao consumo da vitamina C no dia a dia. Sempre digo aqui no blog que, o consumo desregrado de alimentos e nutrientes pode sim desencadear um problema de saúde. Isso é uma verdade que deve ser levada muito a sério, principalmente se você está em um processo de perda de peso.

De uma forma geral, a média de consumo da vitamina C por crianças recém-nascidas deve ser de 50 mg por dia; crianças na primeira e segunda infância podem consumir até 45 mg por dia; jovens mulheres e homens, de 65 mg a 75 mg por dia; mulheres e homens adultos, de 75 mg a 90 mg por dia e grávidas/lactantes, entre 80 mg a 120 mg por dia.

Suplementos – Tomar ou Não tomar?

 

Uma das questões que mais geram dúvidas em minhas pacientes e alunas é sobre a suplementação de vitamina C. É possível encontrar muitos complementos com esse nutriente em sua composição e, de fato, eles ajudam na reposição da vitamina no organismo de pessoas com essa deficiência.

Contudo, se você mantém uma alimentação saudável e com o consumo ideal dos alimentos que citei anteriormente, dificilmente precisará de uma suplementação de vitamina C. O seu organismo já tem uma capacidade natural de absorver esse nutriente, mesmo com pequenas doses diárias.

Então, tirando os casos onde há indicação médica, não é preciso acrescentar alimentos ricos em vitamina C e, além desses, a suplementação. O consumo em excesso pode resultar em problemas no futuro.

Agora você já sabe como consumir a vitamina C de forma inteligente? O que acha de começar essa mudança de hábitos hoje mesmo? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário que responderei!

Um forte abraço,

Dr. Rocha.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.287 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Dulcinea Frazão Santos Frazão santos

    boa noite eu gostei; estou empenhada nesse projeto eu vou consegui; eu já estou sentido melhoras eu estou desinchando;e;estava retendo liquido; e muito gorda;; agora eu já estou bem animada com a juda de todos vc vou consegui reverter esse quadro;
    obrigada; feliz natal pra todos vcs; um abraça

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Agradecemos o carinho e a confiança em nosso trabalho!
      Qualquer dúvida envie e-mail para nosso atendimento: suporte@drrocha.com.br.
      Grande Abraço!
      Equipe de suporte.

  2. Sonia santos

    Dúvida nenhuma Dr.Rocha estou impressionada com as dicas que passou copiei tudo.

  3. Vitalina Ferreira

    Boa Noite Estou com uma duvida sobre o Oléo de Coco tenho colesterol muito alto tomo trés tipos de remédio e mesmo assim não baixa os médicos dizem que o colesterol é produzido do meu organismo, comecei usando o oléo de coco falei com o Indócrinologista que me acompanha ele me proibiu de usar o oléo de coco disse-me que era um veneno para quem tem colesterol alto mandou que suspendesse o uso do mesmo. Estou confusa gostaria por gentileza uma orientação sobre o uso do mesmo no meu caso desde já agradecida

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Vitalina, tudo bom!

      Compreendemos sua situação e para que possamos lhe orientar, peço que encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br com as informações que nos informou acima. Aguardamos seu contato.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário