Abobrinha → Conheça Os Benefícios Deste Incrível Vegetal!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre um alimento que muita gente gosta e consequentemente acaba consumindo: A abobrinha.

 

O Que É

A abobrinha pertence ao gênero Cucurbita e é um fruto imaturoo que é abobrinha de formato longo e cilíndrico muito semelhante ao pepino. Esse fruto é um membro da família cucurbitaceae que possui mais de 700 espécies.

Embora muitas pessoas debatam sobre sua classificação ser um fruto ou vegetal, estudos demonstraram que a abobrinha é considerada um vegetal. O alimento possui origem em todo continente americano, desde os Estados Unidos até o Brasil.

Atualmente, este vegetal é cultivado basicamente em várias partes do mundo. As cores do vegetal podem variar bastante, podendo ser de coloração verde escuro, verde claro e até mesmo amarelo.

Informação Nutricional

100 gramas do vegetal, contém as seguintes informações nutricionais:

  • Valor energético 19.3 kcal;
  • Carboidratos 4,3 g;
  • Proteínas 1,1 g;
  • Gorduras 0,1 g
  • Fibra alimentar 1,4 g;
  • Fibras solúveis 0,0 g;
  • Cálcio 15,1 mg;
  • Vitamina C 6,9 mg
  • Piridoxina B6 0,2 mg;
  • Fósforo 32 mg;
  • Manganês 0,1 mg;
  • Magnésio 20,0 mg;
  • Ferro 0,2 mg;
  • Potássio 253,4 mg;
  • Cobre 0,1ug;
  • Zinco0,2 mg;
  • Riboflavina B2 0,1mg.

Como pode-se notar, o vegetal é hipocalórico, ou seja, que possui poucas quantidades de calorias em sua composição. Além disso, o vegetal possui baixas quantidades de carboidrato, e é fonte de uma série de minerais.

 

Principais Benefícios

A exemplo do que ocorre em muitos outros alimentos, com esse vegetal, a história não é diferente. Muitas alunas ao observarem a composição nutricional, logo me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os benefícios da abobrinha para nossa saúde?

Existe uma série de benefícios que esse incrível alimento pode trazer para a saúde de quem o consome com frequência, separei a seguir os que julgo serem os melhores benefícios que esse vegetal pode nos trazer.

Diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos

As fibras alimentares presentes na abobrinha auxiliam na colesterol e triglicerídeos redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos das pessoas que a ingerem com frequência.

Isso ocorre porque as fibras presentes no vegetal se ligam com os ácidos biliares, aumentando a capacidade do organismo digerir de maneira quase que imediata todo tipo de gordura que for consumida.

Proteção ao sistema cardiovascular

Quando os níveis de colesterol e triglicerídeos diminuem quem automaticamente ganha com isso é o sistema cardiovascular.

A ingestão frequente da abobrinha, protege o cérebro e coração contra uma série de problemas como AVC, infarto, pressão alta e até mesmo proporciona um melhor funcionamento dos rins.

Prevenção contra o câncer

As fibras ajudam a regular basicamente todo o sistemacâncer intestinal digestório, afinal são responsáveis pelos movimentos intestinais saudáveis e regulares que facilitam o trânsito intestinal, bem como a absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos.

Além disso, a fibra e as vitaminas C e do complexo B presentes na abobrinha ajudam na eliminação de toxinas, e conferem uma série de antioxidantes ao organismo, auxiliando a prevenir cancros de cólon, intestino, reto, próstata e mama.

Efeito anti-inflamatório

As vitaminas C e do complexo B presentes no vegetal agem como antioxidantes e também como agentes anti-inflamatórios no organismo.

A união dessas vitaminas com o cobre presente na abobrinha faz da ingestão do vegetal, um potente alimento capaz de combater algumas doenças inflamatórias, como artrite  reumatoide, asma, e também osteoartrite.

Abobrinha e o Emagrecimento

Analisando que o vegetal possui poucas calorias e também baixaemagrecimento quantidade de carboidratos em sua composição, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, ingerir abobrinha emagrece?

Eu respondo que em partes.

Na verdade, como citei anteriormente o vegetal possui baixas quantidades de calorias e principalmente carboidratos em sua composição. Algo que em teoria é capaz de facilitar o processo de emagrecimento.

Porém, como sempre digo, não existe alimento milagroso! Apenas ingerir o vegetal e não ter hábitos saudáveis não irá fazer ninguém emagrecer. Quem quer emagrecer de maneira saudável precisa passar por um processo de reeducação alimentar, para perder peso com saúde.

Estudando muito sobre emagrecimento verdadeiro nas melhores universidades do mundo, eu descobri que muitos alimentos vendidos como saudáveis na verdade escondem muito açúcar.

A quantidade de mitos sobre a alimentação é enorme e eu REVELO tudo em um treinamento que eu criei exclusivamente para você mulher que quer emagrecer de verdade, sem remédios e sem precisar passar fome.

Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.

 

Abobrinha é Muito Benéfica aos Diabéticos

Como se sabe, os diabéticos não devem ingerir alimentosabobrinha diabéticos com altas doses de carboidratos uma vez que seu sistema de captação de glicose e liberação de insulina não funcionam de maneira adequada.

Muitos profissionais da saúde, entre eles médicos e nutricionistas indicam a abobrinha como substituição de alimentos ricos em farinhas e carboidratos – como arroz, macarrão, batatas e inhames por exemplo.

Com baixa concentração de carboidratos em sua composição, a abobrinha é um alimento um tanto quanto benéfico para quem possui diabetes.

Afinal, sua grande quantidade de fibras auxiliam o controle glicêmico dos pacientes, além de causar uma sensação de saciedade – algo que diminui as chances dos pacientes exagerarem no consumo de alimentos e colherem algum tipo de malefício à saúde, em função de possíveis excessos.

 

Alimentação Inteligente é o Melhor Caminho a Ser Seguido

Muitas pessoas gastam tempo e energia buscando formas decouve flor emagrecer e se manter magras, mas nem sempre obtêm resultados positivos e com isso se tornam frustradas e decepcionadas.

Eu sempre digo que para ter saúde e/ou então emagrecer de forma saudável e duradoura o melhor caminho a ser seguido é colocar em prática uma alimentação estratégica.

Ingerir vegetais verdes folhosos, como brócolis, chicória, couve-flor, espinafre, abobrinha e alface conferem uma série de vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos antioxidantes que favorecem o bom funcionamento de uma série de atividades do organismo humano.

Porém, para que um organismo funcione de maneira adequada ele precisa de energia, e essa energia precisa vir de alimentos ricos em gorduras de qualidade e também que sejam ricos em proteínas de alto valor biológico.

Sendo assim, não pode faltar no cardápio alimentos como ovos, queijos, azeites, manteiga, carne vermelha, banha de porco e peixes gordos.

A proteína de alto valor biológico e as gorduras de qualidade fornecem energia, auxiliam na manutenção da massa magra, favorecem a secreção de hormônios e faz com que o organismo funcione em plena harmonia.

Quando se pratica uma alimentação estratégica, saúde, bem-estar, boa forma e felicidade são meras consequências.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor, sorte e felicidade.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Nadir da silva

    É bom aprender sobre o alimentos se alimentamos de forma errada por não saber os alimentos que realmente que faz bem e ajuda na perca de peso.

  2. Maria das Graças Almeida

    Estou amando seu site, estou adquirindo mais conhecimentos sobre alimentaçao e como preparar-las.Muito obrigada pelas dicas, na minha casa, ate meu marido e minha sogra gostam das verduras a maneira como preparo.

    • suporte@drrocha.com.br

      Isso é ótimo, Maria.

      Equipe Dr. Rocha.

  3. João Batista de Araujo Araujo

    Dr a dois anos que lhe ouço nunca ouvi o senhor fala do jiló e quiabo, existe algumas restrição a eles?

    • suporte@drrocha.com.br

      Ambos são benéficos para a saúde, e em breve terá artigos sobre ambos os assuntos. Aguarde 😉

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário