Alcaparra: Conheça Os Incríveis Benefícios Deste Alimento!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje eu quero falar sobre um alimento um tanto quanto peculiar, muitas vezes desprezado por muitas pessoas, mas que possui uma série de substâncias em sua composição que podem trazer grandes benefícios à saúde de seus consumidores. Estou me referindo à alcaparra.

O Que É

A alcaparra, cujo nome científico é Capparis spinosa, nada mais é do que um arbusto da família das caparidáceas e tem origem nas margens do mar mediterrâneo. Seus frutos, as bagas ovais e carnudas são a parte comestível, além de serem considerados pelos árabes um alimento afrodisíaco.

O alimento é muito utilizado em diversos pratos de diferentes origens no mundo todo, principalmente como forma de acompanhamento, ou então na elaboração de molhos.

Informação Nutricional

Apenas 100 gramas desse incrível alimento contêm a seguinte informação nutricional:

  • Energia: 23 calorias;
  • Gorduras totais 0,9 g;
  • Gorduras saturadas 0,2 g;
  • Gorduras poliinsaturadas 0,3 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 0,1 g;
  • Colesterol 0 mg;
  • Carboidratos 4,9 g;
  • Fibra alimentar 3,2 g;
  • Proteínas 2,4 g;
  • Cálcio 40 mg;
  • Ferro 1,7 mg;
  • Magnésio 33 mg;
  • Sódio 2.769 mg ;
  • Potássio 40 mg ;
  • Vitamina A 138 UI;
  • Vitamina B6 0,5 mg;
  • Vitamina B12 0,1 µg;
  • Vitamina C 4,3 mg;
  • Vitamina D 0,03 UI.

Como é possível notar, a alcaparra é um alimento hipocalórico, ou seja, possui poucas quantidades de calorias em sua composição, além de possuir baixos índices de carboidrato e boas quantidades de fibra alimentar.

Além disso, há uma série de vitaminas e minerais em sua composição capazes de trazer uma série de ganhos nutricionais ao organismo de seus consumidores frequentes.

Benefícios

Muitas de minhas alunas sempre me questionam sobre os benefícios para saúde que determinados alimentos podem trazer a seus consumidores.

Não chamo esse alimento de incrível à toa. Ele possui uma enorme lista de benefícios a seus consumidores. Dessa forma, separei para vocês os que julgo serem os mais interessantes. Confiram quais são eles logo abaixo!

Osso e dentes mais fortes

A alcaparra contém boas quantidades de cálcio em sua composição. Como se sabe, esse é o mineral mais importante na formação e manutenção de ossos.

Portanto ingerir o alimento de maneira frequente deixa os ossos e dentes mais fortes, além de prevenir uma série de problemas de saúde, como a osteoporose, por exemplo.

Controle do diabetes

Um grande benefício desse alimento é o seu poder de controle sobre o diabetes.

A alcaparra contém baixas doses de carboidrato em sua composição, isso auxilia a manter os índices glicêmicos, ou seja, o açúcar do sangue em baixos níveis.

Portanto, quem é diabético e ingere esse alimento com frequência, normalmente mantém sua glicemia em níveis controlados.

Sistema digestório funcionando melhor

Sistema digestório funcionando melhorOutro grande benefício desse alimento, diz respeito ao funcionamento do sistema digestório de seus consumidores.

Como mostrei no início desse artigo, o alimento possui altas doses de fibra em sua composição, algo que favorece o trânsito intestinal e melhora o funcionamento do sistema digestório.

Um efeito comum da alcaparra em seus consumidores é a reversão do quadro de barriga inchada, além é claro, de o intestino deixar de trabalhar de maneira preguiçosa.

Combate ao câncer e efeitos anti-inflamatórios

A alcaparra possui grandes quantidades de flavonoides em sua composição, entre os mais importantes eu cito a rutina e a quercetina.

Ambos os compostos, são poderosos agentes antioxidantes. Como se sabe, os antioxidantes são conhecidos por combater os radicais livres que podem causar câncer e outros problemas, ingerir esse alimento, previne o surgimento câncer de colo de útero, intestino e mama.

A rutina auxilia na facilitação da circulação sanguínea e se torna muito útil em casos de pressão alta. Já a quercetina, possui poderosa ação anti-inflamatória e até mesmo antibacteriana.

Emagrecimento

Como é de praxe sempre que falo sobre determinado alimento, minhas alunas de prontidão rapidamente me questionam sobre o potencial de emagrecimento que esse novo alimento que estou demonstrando pode causar no organismo.

Portanto fui questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, comer alcaparra emagrece?

Fazer uso desse alimento pode sim, favorecer o processo de perda de peso. Eu explicarei o motivo disso.

O alimento em questão no artigo de hoje, pode favorecer o emagrecimento por simples motivos:

  • Possui poucas calorias em sua composição;
  • Possui boa quantidade de fibra alimentar;
  • Possui baixo carboidrato em sua composição.

Ao unirmos esses três motivos, temos um alimento favorável para a perda de peso.

Além de ter poucas calorias, possui boas quantidades de fibra alimentar, o que promove saciedade e faze com que o intestino funcione adequadamente e consequentemente diminua inchaços abdominais. Já o fato de ter pouco carboidrato para ser absorvido na corrente sanguínea, mantém os níveis de insulina baixos, hormônio este que tem como uma de suas funções, estocar gordura corporal.

Porém, como sempre digo, não existe nenhum alimento milagroso que faça com que as pessoas percam peso.

O processo de emagrecimento é algo que se conquista aos poucos, através de uma alimentação estratégica, prática de atividades físicas e principalmente uma reeducação alimentar.

De nada irá adiantar comer alcaparra diariamente e continuar com péssimos hábitos alimentares e de vida. Se o comportamento não mudar, a saúde, forma física, bem-estar e qualidade de vida também não mudaram.

Alimentação Estratégica: A Chave Para Uma Vida Saudável

Alimentação Estratégica: A Chave Para Uma Vida SaudávelDevemos utilizar os alimentos em prol de nossos próprios benefícios, ou seja, fazer escolhas saudáveis, e por fim, nos beneficiarmos dessas escolhas. Isso nada mais é do que praticar uma alimentação estratégica.

Uma alimentação estratégica deve primeiramente conter o mínimo possível de alimentos ricos em carboidratos refinados. Afinal, esse nutriente em excesso é transformado em gordura corporal, altamente inflamatória e lesiva à saúde.

Por outro lado, carboidratos fibrosos como vegetais verdes folhosos devem ser consumidos diariamente, afinal são eles que irão trazer vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e fibra alimentar – substâncias que regulam uma série de funções corporais e mantém o organismo em harmonia.

Por fim, as gorduras de qualidade serão responsáveis pelo fornecimento de energia, e as proteínas atuarão na manutenção de tecidos corporais e funcionamento do sistema imunológico.

Pronto! Esta é a chave de uma alimentação estratégica – que trará saúde, alegria, bem-estar e boa forma física de maneira fácil e totalmente alcançável.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte!

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Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. sonia echevarria borba

    muito interessantes essas explicações!
    estão sendo muito úteis !

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Sonia 😉

      Equipe Dr. Rocha.

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