Alopurinol → Descubra Todos os Efeitos Colaterais que Ele Causa

Olá aqui é o Dr. Rocha. Tudo bem? Nesse artigo irei falara para vocês tudo sobre um medicamento bastante especifico e utilizado apenas por um seleto grupo de pessoas. Estou falando do Alopurinol.

Mas antes de dar continuidade ao nosso artigo, gostaria de dizer que todo o conteúdo a seguir possui como principal objetivo apenas repassar informações. Se você utiliza determinado medicamento como o Alopurinolou recebeu instruções de uso de qualquer outro fármaco, não tome nenhuma atitude sem antes conversas com seu médico de confiança. Combinado? Tenha um ótima leitura.

 

O alopurinol é um medicamento que possui como principal ação a redução de produção de ácido úrico pelo organismo, sendo dessa maneira, um grande aliado na prevenção das crises de gota e também em alguns tipos de cálculos que se formam nos rins.

A exemplo de outros medicamentos, o Alopurinol é vendido sob diferentes nomenclaturas comerciais. As mais conhecidas são:

  • Lopurax;
  • Zyloric;

Dosagem Indicada

Dosagem IndicadaO Alopurinol é comercializado somente sob a forma de comprimidos com as dosagens variando entre 100 e 300 mg.

Cada comprimido contém 100 ou 300 mg do princípio ativo – Alopurinol e excipientes que conferem estabilidade para o comprimido. Os excipientes desse medicamento são:lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica e estearato de magnésio.

As formas de utilização costumam variar de acordo com a idade e problemas de saúde apresentados pelos pacientes.

No caso de adultos e crianças que sejam maiores de 10 anos de idade, a dose inicial recomendada de Alopurinol é de 100 mg por dia. Essa dosagem só é aumentada, se a redução de ácido úrico apresentada pelo paciente não for satisfatória.

Geralmente, médicos seguem o seguinte esquema de recomendação desse fármaco:

  • Alterações leves de ácido úrico – 100 a 200 mg diárias;
  • Alterações moderadas de ácido úrico – 300 a 600 mg diárias;
  • Alterações graves de ácido úrico – 700 a 900 mg diárias.

Para menores de 15 anos de idade, a dose recomendada é de 10 a 20 mg/kg de peso diariamente, evitando-se a dosagem máxima de 400 mg diárias.

Esse fármaco atua diretamente no metabolismo do ácido úrico no nosso organismo, diminuindo diretamente sua produção e contribuindo para a melhoria de problemas de saúde que estão associados com seu acúmulo.

Medicamentos são substâncias que visam prevenir problemas de saúde, porém, normalmente trazem consigo uma série de efeitos colaterais que podem ser facilmente neutralizados ou então diminuídos com o uso de alternativas naturais.

Ainda neste texto vou falar sobre os problemas causados pelo Alopurinol. Todo medicamento pode provocar reações negativas no organismo. Por isso não me canso de dizer. Priorize o que é natural e não danifica a sua saúde. Clique aqui para aprender a melhor forma de tirar proveito dos remédios naturais.

Indicações de Uso do Alopurinol

Esse fármaco é indicado para:

  • Prevenção dos casos de gota;
  • Reversão dos casos de gota;
  • Tratamento de problemas associados ao excesso de ácido úrico no organismo;
  • Prevenção do surgimento de cálculos renais;
  • Prevenção do surgimento de problemas renais ou insuficiência renal propriamente dita.

Efeitos Colaterais

As reações adversas mais comuns provenientes da utilização do Alopurinol são:

 

 

Alternativas Naturais

Como disse no início desse artigo, sempre que possível é necessário buscar alternativas naturais para tratar problemas de saúde que podem nos acometer e também para diminuir os efeitos colaterais causados pelos medicamentos. No caso de excesso de ácido úrico no organismo isso também pode ocorrer.

A primeira medida visando evitar problemas em decorrência ao excesso de ácido úrico em nosso organismo é adoção de uma alimentação saudável, que deve ser adotada de maneira conjunta com a prática de atividades físicas regulares.

A união dessas duas medidas é algo capaz de regularizar o metabolismo de ácido úrico, pois proporciona um melhor funcionamento renal, auxiliando assim, na excreção desse metabólito em excesso.

 

Entretanto, tenho em mente de maneira cada vez mais afirmativa, que somente uma alimentação saudável aliada a atividades físicas de maneira constante já não são estratégias capazes de manter nossa saúde em dia. Por isso, acredito que adotar uma suplementação fitoterápica é uma excelente ideia.

Os fitoterápicos são suplementos de origem natural e seus benéficos princípios ativos são retirados de modo natural de plantas medicinais e alimentos funcionais.

Comumente, esses compostos naturais são condicionados e consumidos dentro de cápsulas para que sua ingestão e absorção ocorram de maneira correta. Isso garante que seus efeitos benéficos realmente alcancem o organismo dos consumidores.

Por serem de origem natural e orgânica, os fitoterápicos dificilmente proporcionam efeitos colaterais ou então possuem algum tipo de contraindicação.

abóboraTécnicas avançadas de agricultura fazem com que os alimentos sejam coletados cada vez mais depressa, ou seja, eles possuem um menor período de crescimento, e isso implica diretamente na qualidade de seus nutrientes. Nos dias atuais os alimentos possuem menos nutrientes pois seu período de plantio e colheita foi reduzido para atender a demanda agropecuária do mundo moderno. Sendo assim, uma alimentação saudável já não é mais garantia de saúde.

É exatamente por isso que eu acredito que a utilização de fitoterápicos é de suma importância.

No entanto, para que uma suplementação fitoterápica ocorra de maneira segura e adequada, é importante que haja conhecimento e informações confiáveis sobre o assunto. Eu preparei um treinamento em vídeo e gratuito para que você entenda melhor como tudo isso ocorre. Dessa forma, você vai conseguir utilizar os fitoterápicos como estratégia de prevenção e tratamento de doenças. Clique aqui para participar.

 

Contraindicações

O medicamento é contraindicado nas seguintes situações:

  • Pacientes apresentarem algum tipo de alergia a quaisquer dos componentes presentes na fórmula;
  • Pacientes já estiver em uma crise de gota, pois o medicamento pode agravar o problema;
  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres que estejam tentando engravidar;
  • Mulheres em período de amamentação.

É importante dizer que todo e qualquer medicamento não deve ser utilizado em hipótese alguma sem que haja orientação médica para isso. A automedicação pode trazer danos irreversíveis para a nossa saúde.

Eu vou ficando por aqui.

Se você ainda tem algum tipo de dúvida sobre a utilização desse medicamento ou então possui alguma experiência no uso do Alopurinol deixe um comentário. Dessa forma promovemos uma troca de informações de qualidade e todos os leitores ganham com um conteúdo de qualidade.

Me despeço desejando saúde, sorte, paz e felicidade.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Denilza

    Legal.. não conhecia

  2. Bernadete

    Entrei de cabeça na alimentação inteligente e estou adorando

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Elizete

    eu estou gostando demais do Dr Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Odete

    Minha saúde está bem melhor. Meu muito obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Odete!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Irene

    Parabéns para o meu grande médico

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Nadia Bispo

    O melhor a se fazer é ir consultar um médico presencial

    • suporte@drrocha.com.br

      O Dr. Rocha não faz mais atendimento presencial, apenas através dos seus produtos online. Recomendamos que procure um médico presencial.
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Sônia

    Vc me ensinou tudo sobre alimentação saudável. Um forte abraço. Deus te abençoe muito.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo saber disso! 😀
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Leda

    Faz toda diferença para nossa saude, obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Leda! 😀
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Rosemeire Fortunato

    Forte abraço

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Rachel

    Doutor me ajude fale sobre a insonia

  11. Gostei

    Quero marcar uma consulta particular com o Sr. Dr. Rocha…moro em fortaleza…e sou a favor da sua medicina…me retorne…pago a consulta… preciso de um bom médico…pois tive na UTI…quase morri… preciso de uma pesoalmente

    • suporte@drrocha.com.br

      O Dr. Rocha não faz mais atendimento presencial, apenas através dos seus produtos online. 🙁
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário