Anorexia: Novo Filme da Netflix Levanta Polêmica. Saiba Mais Sobre o Assunto!

Recentemente a famosa plataforma de filmes e séries chamada Netflix lançou um filme cujo tema abordado é anorexia, intitulado “O mínimo para viver”. O filme mostra cenas fortes e reflexivas sobre este tão recorrente distúrbio alimentar.

 

O filme sofreu uma série de críticas, inclusive de pessoas que tiveram este problema. A atriz e protagonista, Lily Collins, também não se livrou dos olhares dos telespectadores. Segundo ela, apesar de já ter também sofrido com a doença, precisou perder muito peso para fazer as cenas perturbadoras do filme, porém alega ter sido com auxílio de uma nutricionista.

Polêmicas a parte… Este assunto me chamou atenção sobre um problema iminente: distúrbios alimentares. A anorexia, que é o distúrbio em questão, é caracterizada por ser consequência de uma série de fatores, inclusive da compulsão alimentar e pelo desejo de emagrecimento imediato.

Para que você entenda melhor, a anorexia é um distúrbio alimentar que ocasiona na perda exagerada de peso. Ou seja, a pessoa portadora do distúrbio fica muito abaixo do peso considerado saudável. Estas pessoas também têm medo de ganhar o peso novamente, e acabam achando que a perda de peso nunca é suficiente, se colocando em situações para perder cada vez mais. A pessoa não se enxerga magra o bastante, fazendo então com que a anorexia possa ser considerada também um distúrbio da imagem.

Além dos perigos da carência nutricional, deficiência de nutrientes e desnutrição severa, a anorexia e todos os outros distúrbios alimentares, podem levar a pessoa a ter uma série de outras doenças quando não tratada. Em mulheres, pode haver desequilíbrio hormonal e risco de infertilidade, por exemplo.

O que eu quero alertar para você é que distúrbios alimentares no geral têm uma única causa e consequência em comum: a má alimentação.

Pessoas que desenvolvem distúrbios alimentares provavelmente possuem um histórico grande de dietas falidas onde o foco era passar fome, comer pouco ou até mesmo comer alimentos nada saudáveis, uso de chás emagrecedores e remédios. Um distúrbio alimentar, em sua maioria dos casos, pode ter origem de uma compulsão alimentar.

Alguns alimentos são capazes de agravar compulsões alimentares e gerar um futuro distúrbio alimentar, principalmente em pessoas que buscam pelo emagrecimento.

A ciência do emagrecimento é complexa e não pode ser tratada de forma imediata, mas sim natural e mais saudável possível. Perder peso rápido pode ser uma péssima ideia dependendo do método que é utilizado para alcançar tal objetivo.

Por isso, sou defensor de um método fácil e saudável de alimentação estratégica que visa o emagrecimento saudável sem deixar de comer alimentos saudáveis, deliciosos e sem passar fome. Assim, perder peso se torna algo natural e saudável, e não um terrorismo que ocasiona em distúrbios alimentares.

 

Quem me acompanha a mais tempo aqui no site sabe que sou um médico que é a favor do tratamento e prevenção de doenças através da alimentação. E ao estudar sobre a ciência da nutrição, percebi que se associarmos uma alimentação estratégica e saudável ao uso de suplementos naturais, podemos aumentar ainda mais a qualidade de vida e saúde plena.

Sabe-se que infelizmente, devido a quantidade de agrotóxicos e transgênicos que encontramos nos alimentos atualmente, torna-se impossível atingir algumas necessidades nutricionais apenas através da alimentação. Por isso, é preciso suplementar alguns nutrientes essenciais.

Como o assunto é bastante complexo e infelizmente eu não conseguiria passar todas essas informações para você com qualidade e clareza em um só artigo, eu criei uma plataforma de conteúdos mensais sobre nutrição, saúde e suplementação natural, especialmente para pessoas que querem se manter informadas sobre o que há de mais atual desse universo. Caso você queira saber mais sobre este conteúdo valioso e até mesmo recebe-lo, clique na imagem abaixo.

As informações são embasadas cientificamente, porém com linguagem clara e simplificada, para que você entenda e consiga aplicar todos os ensinamentos no seu dia a dia e de sua família e possa ter uma vida mais natural!

A sua saúde é o bem mais precioso que você tem. Preserve-a! Mantenha hábitos alimentares saudáveis, pratique atividades físicas, trabalhe mais a ansiedade com exercícios de respiração e tenha boas noites de sono reparador.

Vou ficando por aqui. Curta, compartilhe e deixe nos comentários aqui sua experiência com a alimentação!

Um forte abraço,

Dr. Rocha!

Posts Relacionados

Comentarios

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário