Benzetacil → É Realmente Eficaz Contra Infecções? Descubra Todos os Efeitos Aqui!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando mais uma vez. No artigo de hoje irei falar sobre um medicamento antigo e ainda bastante utilizado por médicos nos dias atuais. Estou me referindo ao Benzetacil.

Porém, antes de falar sobre esse famoso medicamento, gostaria de deixar claro que todo o conteúdo a seguir possui objetivo apenas de transmitir informações. Se você faz uso de algum tipo de medicamento por orientação médica, não tome nenhum tipo de atitude sem antes falar com seu médico de confiança.

Dito isso, é hora de seguirmos para nosso artigo.

O benzetacil é o nome comercial mais conhecido da penicilina benzatina, um poderoso antibiótico da família das penicilinas que é administrado somente por via intramuscular e serve para combater uma grande gama de infecções bacterianas.

O Benzetacil também é conhecido na comunidade médica como:

• benzilpenicilina benzatina;
  • Penicilina G benzatina.

Como citei anteriormente, o Benzetacil é um poderoso antibiótico da classe da penicilina, sua utilização é relativamente comum desde meados da primeira guerra mundial. Por ter uma ação extremamente poderosa é normalmente utilizada em infecções generalizadas que tem origem bacteriana.

Esse fármaco é utilizado de maneira injetável para uso intramuscular profundo, portanto, só deve ser administrado em uma clínica médica ou então em um ambiente hospitalar por um médico ou então enfermeiro com experiência e prática clínica.

A grande vantagem desse tipo de medicamento é o simples fato de que apenas uma dose é suficiente para manter o antibiótico em circulação pelo organismo por um período superior a 3 semanas.

Por causa disso, o fármaco é uma opção bastante interessante para pacientes que não conseguem ou então não desejam tomar vários comprimidos de antibióticos por dia durante vários dias.

Por ser um medicamento antibiótico muito poderoso capaz de combater graves infecções bacterianas, o uso indiscriminado de benzetacil é totalmente desaconselhado, uma vez que pode causar o que médicos chamam de resistência bacteriana e se tornar totalmente ineficaz em tratamentos futuros.

Assim como ocorre com muitos outros medicamentos, a utilização de benzetacil pode trazer uma série de efeitos colaterais totalmente indesejados. Porém, o que poucas sabem é que esses efeitos podem ser totalmente amenizados e/ou então neutralizados através da utilização de alternativas naturais.

Na realidade, é importante entender que todo medicamento tradicional causa efeitos indesejados e podem até provocar outras doenças devido as toxinas presentes nesses fármacos. Exatamente por isso eu insisto que você só deve utilizar remédios alopáticos (tradicionais) com receita médica. Do contrário, pesquise sobre os remédios naturais, pois eles ajudam a prevenir diretamente na raiz do problema sem causar efeitos indesejados.

Caso você queira aprender mais sobre esse tema, eu indico o portal Viver Nature. Eu e minha equipe desenvolvemos esse portal com o melhor conteúdo disponível atualmente sobre fitoterapia, ou seja, remédios e suplementos 100% Naturais. Tudo comprovado cientificamente. Clique aqui para descobrir!

Indicações de Uso de Benzetacil

dor de gargantaBenzetacil é um fármaco indicado para tratar infecções ocasionadas por bactérias. As mais comuns são:

• Infecções leves e também moderadas que ocorrem no trato respiratório e também na pele, conhecidas como impetigo;
  • Infecções ocasionadas pelo grupo de bactérias Streptococos sem a ocorrência de disseminação via corrente sanguínea;
  • Infecções venéreas, como é o caso da sífilis bouba, sífilis endêmica e pinta (uma desconhecida DST);
  • Faringites, laringites e amigdalites – Popularmente conhecidas como dor de garanta;
  • Profilaxia de doenças renais;
  • Profilaxia de doenças reumáticas;
  • Profilaxia de reincidência de febre reumática e/ou coreia de Sydenham – uma reação adversa que acontece de modo tardio afetando o sistema neurológico após ocorrência da febre reumática.

Efeitos Colaterais

O benzetacil é considerado um medicamento relativamente seguro e de baixa toxicidade, porém, a exemplo do que ocorre em outros fármacos, seu uso também apresenta alguns efeitos colaterais. Entres os principais desses efeitos eu cito:

• Reações alérgicas como coceiras; vermelhidão e erupções cutâneas;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e ânsia de vômito;
  • Sapinho;
  • Diarréia;
  • Prisão de ventre;
  • Infecções vaginas ou da vulva causadas por fungos – candidíase.

Além disso, esse medicamento é muito conhecido por outro efeito colateral que é a extrema dor local que pode durar até 48 horas após sua aplicação.

Alternativa Natural

alimentação saudávelComo disse antes, sempre que for possível, precisamos buscar uma série de alternativas naturais para tratarmos problemas de saúde, ou então para amenizar efeitos colaterais que surgem devido ao uso de medicamentos. No caso de infecções bacterianas, isso também é possível.

Antes de qualquer coisa, a primeira medida a ser adotada é uma alimentação saudável, aliada a atividades físicas freqüentes. A união dessas medidas é capaz de fortalecer o nosso sistema imunológico e prevenir processos infecciosos que foram ocasionados pela presença de bactérias.

Entretanto tenho cada vez mais convicção de que somente uma alimentação saudável e a prática constante de atividades físicas já não são suficientes para manter nosso organismo em equilíbrio e com saúde. Por isso, acredito que a suplementação com fitoterápicos é uma ótima opção.

Fitoterápicos são suplementos de naturais que possuem seus princípios ativos retirados diretamente de alimentos funcionais e/ou então plantas medicinais.

Essas substâncias são comumente armazenadas em cápsulas, para que sejam consumidas e absorvidas sem nenhum tipo de problema. Essa metodologia garante um maior aproveitamento do organismo de todas as substâncias benéficas desses compostos naturais.

Por serem naturais, não existem praticamente efeitos colaterais ou contra-indicações no uso dos fitoterápicos.

Nos dias de hoje os alimentos são plantados e colhidos em uma velocidade incrível, e isso faz com eles se tornem muito mais pobres nutricionalmente falando. Por isso que nos alimentarmos de maneira saudável, já não é sinônimo de saúde.

Sendo assim, acredito que o uso de suplementos fitoterápicos é muito importante para todos, mas para que isso ocorra de maneira saudável e adequada é preciso conhecimento e informações confiáveis sobre o tema.

Contraindicações

O uso de Benzetacil é somente contra-indiciado para pacientes que apresentem alergias ou sejam hipersensíveis a algum componente presente na fórmula do medicamento.

Além disso, em pacientes com insuficiência renal, a dose deve ser diminuída, respeitando o funcionamento correto dos rins.

É importante dizer que nenhum medicamento deve ser utilizado sem prescrição ou orientação médica. A automedicação pode trazer danos irreversíveis a nossa saúde.

Caso você possua alguma dúvida, ou tenha experiência sobre a utilização de Benzetacil, deixe seu comentário, compartilhe esse texto. Dessa forma, teremos mais visitantes e conseqüentemente mais informações de qualidade circulando por aqui.

Me despeço desejando saúde, sorte, felicidade e amor.