Café → Faz Mal? Emagrece? Conheça Os Benefícios!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei debater sobre uma das bebidas mais consumidas no Brasil e também no mundo. Estou falando do café.

 

O Que É

A palavra café vem do árabe Kahoua ou Qahwa e designa: O fruto cafeeiro. Normalmente a bebida é preparada por infusão de água quente, após o grão ter sido torrado ou então moído.

Curiosidades Sobre a Bebida

O café se destaca pelas altas quantidades de cafeína. Essa substância é proveniente da família metilxantina e possui um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e está associada à melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e também na resistência ao esforço físico.

Além disso, a bebida possui uma série de substâncias benéficas como ácidos clorogênicos que são responsáveis por uma série de ações antioxidantes no organismo.

Diferentes Tipos

Muita gente já sabe, mas a bebida pode ser preparada dediferentes tipos de café diversas maneiras, podendo assim, ser servida de diversos modos. Entre os principais tipos de café estão:

  • Coado;
  • Expresso;
  • Ristretto;
  • Mocha;
  • Macchiatto;
  • Capuccino;
  • Irlandês;
  • Havaiano;

Informação Nutricional

Embora existam diferentes tipos de se preparar a bebida, eu a costumo ingerir de maneira filtrada (ou então coada). Por isso, as informações a seguir dizem respeito a uma xícara de café coado sem açúcar ou então adoçante.

Uma xícara da bebida coada contém:

  • Energia: 3 calorias;
  • Proteína 0,35 g;
  • Gorduras 0,5 g;
  • Carboidratos 0,7g;
  • Cálcio 1,5 mg;
  • Magnésio 3 mg;
  • Fósforo 3 mg;
  • Ferro 0,01 mg;
  • Sódio 0,7mg
  • Potássio 39 mg;
  • Cobre 0,005 mg;
  • Zinco 0,025 mg;
  • Vitamina B3 (Niacina) 0,025 mg;
  • Vitamina B1 (Tiamina) 0.005 mg;
  • Vitamina B2 (Riboflavina) 0.005 mg;
  • Ácido Clorogênico 500mg;
  • Cafeína

Como já era de se esperar a bebida apresenta pequenas doses de carboidrato, gorduras e proteínas em sua composição, bem como uma composição calórica baixa.

O que chama atenção é a presença de alguns minerais, além da alta presença de ácido clorogênico e também a concentração de cafeína, presente em apenas uma xícara da bebida coada.

 

Benefícios

Muitas de minhas alunas ao observarem a informação nutricional da bebida ficaram um tanto quanto espantadas e também confusas e logo me questionaram da seguinte forma: Dr. Rocha, afinal, quais são os benefícios que o café pode trazer à saúde de quem o ingere com frequência?

Existem inúmeros benefícios que essa bebida pode causar à nossa saúde, dessa forma, eu separei os mais importantes. Confira quais são eles logo a seguir.

Efeito estimulante e concentradorcafeína

Como citei anteriormente uma das principais substâncias presentes no café é a cafeína.

Essa substância quando consumida em doses moderadas possui ação estimulante, fazendo com que o sono diminua e a energia aumente. Isso deixa as pessoas mais estimuladas e também mais concentradas.

A cafeína é capaz de promover um ótimo ganho de concentração o que facilita a capacidade de aprendizado. Por isso é comum vermos estudantes fazendo uso da bebida.

Facilita o ganho de músculos

A cafeína tem a capacidade de poupar glicose da musculatura. Quanto maior for a quantidade de glicose no musculo, mais difícil será seu processo de fadiga. Isso aumenta a quantidade de cálcio dentro do musculo e facilita o ganho de massa muscular.

Protege o sistema respiratório

Uma série de estudos recentes mostrou que o café possui um efeito broncodilatador, algo benéfico para quem tem asma. Além disso, a bebida também reduz a fadiga dos músculos respiratórios, algo que automaticamente facilita o processo de respiração.

Prevenção contra o câncer

Em quantidades moderadas ficou provado que o café pode ajudar na prevenção do câncer. Isso pelo simples de possuir componentes antioxidantes em sua composição que combatem os radicais livres que favorecem o surgimento de tumores.

Pode ser novidade para você, mas muitos problemas de saúde, como o próprio câncer, estão relacionados com os maus hábitos alimentares do paciente.

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Café e o Emagrecimento

Algo que se tornou muito comum em academias é a utilização decafé e o emagrecimento suplementos a base de cafeína antes de iniciar o treino, é o que os frequentadores de academia chamam de pré-treinos. Muitas de minhas alunas me questionam da seguinte maneira: Dr. Rocha, é verdade que café emagrece?

Eu respondo que pode auxiliar. Na verdade, é a cafeína presente na bebida que contribui para o emagrecimento, pelo simples fato de ter um  potencial de ação termogênico.

A substância favorece para a diminuição de peso pela ação direta na quebra da gordura por estimular a enzima lipase, que contribui para a quebra da gordura em estoque, lançando-a na corrente sanguínea para que seja oxidada, ou seja, queimada. Esse processo resulta em uma perda de peso;

Porém como seu sempre afirmo, não existe alimento ou então substância milagrosa capaz de prover emagrecimento rápido, mágico e duradouro. De nada adianta o indivíduo ingerir café e continuar a se alimentar de maneira errônea e não praticar atividades físicas.

A cafeína presente na bebida facilita a perda de peso, mas não é a principal responsável por esse processo. E o seu excesso pode, inclusive, causar efeitos contrários.

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Tomar Puro é Melhor

Muitas pessoas afirmam que o gosto do café é ruim ou então amargo e por isso adoçam a bebida de maneira artificial através da utilização de açúcar ou então fazendo uso de adoçantes.

Embora realmente possua um sabor pouco agradável ao paladar no início, o sabor amargo da bebida é algo com que possamos nos acostumar em um curto espaço de tempo.

Porque não devo adoçar o café, Dr. Rocha? Essa é uma questão muito recorrente.

A adição de açúcar e de adoçantes na bebida fará com que o organismo não absorva todos nutrientes da mesma, ou seja, a cafeína, ácidos clorogênicos e antioxidantes terão suas atividades diminuídas. Quem perde com isso é o próprio consumidor.

Porém, faço uma ressalva, a bebida deve ser ingerida com moderação, pois por ser altamente estimulante, seu excesso pode resultar em insônia, irritabilidade e até mesmo problemas no coração.

Conclusão

Para terminar o artigo, você deve ter percebido que os efeitos e também os benefícios do café vão muito além apenas do processo de emagrecimento, tornando-o uma substância um tanto quanto importante para a saúde de quem o ingere.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando a você muita sorte, paz, saúde, amor e felicidade.

Gostou do artigo?

Compartilhe e deixe seu comentário!

Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. Jean Luc

    muito bom agradc

  2. francisca pedrina

    gostei muito porque gosto de cafe e existem muitos mito sombre o cafe , obrigada

  3. eliane

    Gostei porque so viciada

  4. Paulo

    Já vi algum estudo que diz que a cafeína aumenta a resistência à insulina…Isso é verdade?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Paulo, tudo bom?!

      Para saber mais sobre o assunto, encaminhe um e-mail para a nossa equipe de suporte em (suporte@drrocha.com.br).
      Esperamos por você!

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