Calorias dos Alimentos: A Grande Mentira

Nós chegamos num momento da história repleto informação circulando pelos diversos meios de comunicação. No caso da internet, a quantidade de conteúdo é tamanha que dificilmente conseguimos mensurar. E isso é muito bom.

Na área nutricional nós temos um grande problema com os veículos de comunicação tradicionais (televisão, rádio, jornal impresso, etc.). As pesquisas com elevado nível de evidência científica dificilmente chegam ao público, pois os interesses das indústrias não permitem isso.

 

Quantas Calorias Tem? O Grande Problema!

Na internet estamos vivendo essa possibilidade: o acesso a informação está democratizado, o internauta pode escolher o que quer ver e experimentar aquilo que vê, pesquisar mais a fundo e até opinar.

Quando o assunto é nutrição, eu digo que estamos ainda na idade média, esse mito da contagem das calorias e a supervalorização das calorias dos alimentos, tratá-las como sendo iguais é algo absurdo e vou te mostrar o porquê disso.

Para que você possa compreender melhor, vamos comparar 375 kcal de refrigerante com 375 kcal de brócolis. Como será que cada um deles se comporta no nosso corpo?

Para que você possa compreender melhor, vamos comparar 375 kcal de refrigerante com 375 kcal de brócolis. Como será que cada um deles se comporta no nosso corpo?

Eu te convido a fazer essa viagem comigo para que você possa compreender de forma definitiva que as calorias não são iguais e que contar calorias é algo completamente obsoleto, inútil e só traz problemas.

dietas das calorias

Vamos começar pelas 325 kcal do seu refrigerante preferido:

Dá cerca de um copo de 300ml, que você bebe rapidamente quando vai saborear sua pizza preferida ou comer um sanduíche.

Quando você bebe esse copo de refrigerante, ele rapidamente cai na mucosa do seu estômago, desce para o intestino (onde é rapidamente absorvido) e cai na corrente sanguínea do seu corpo.

Só para te lembrar, esse copo de refrigerante contém cerca de 90 gramas de açúcar puro (que é feito de glicose e frutose).

Quando ele cai no seu sangue, a glicose leva rapidamente a um aumento da insulina (um hormônio chave para entender o emagrecimento saudável). Esse hormônio coloca o açúcar dentro das células do seu corpo. O açúcar no sangue é tóxico, faz mal, machuca, lesa as células e tecidos.

Quando a insulina sobe, esse açúcar é colocado dentro das células e parte dele passa pelo fígado, virando triglicerídeos. Ou seja, gordura no seu corpo.

Isso leva a uma inflamação, pois essa gordura produz hormônios inflamatórios.

Para piorar as coisas, outra parte desse açúcar é a frutose. Ela vai direto ao fígado e também se transforma em triglicerídeos (gordura) e pior do que isso, vai até o centro da fome, que se localiza no hipotálamo (cérebro). Isso desregula o cérebro e gera o que chamo de ciclos de fome.

Você se sente faminto(a) a cada 2 ou 3 horas e ganha peso em pouco tempo. A longo prazo, ocorre a resistência à insulina (lembrar que algumas crianças já apresentam isso e já estão doentes) que leva à diabetes e à síndrome metabólica (diabetes, hipertensão, triglicerídeos elevados).

Isso sem falar que o refrigerante não possui nutrientes, vitaminas ou fibras.

Agora vamos às 325 kcal de brócolis:

É importante lembrar que ele é um carboidrato fibroso (rico em fibras, minerais, nutrientes e água). Quando você ingere essa grande quantidade de brócolis, ao contrário do refrigerante, ele será absorvido lentamente no seu intestino.

Boa parte dele seguirá adiante (não é absorvido) e ajudará no seu funcionamento intestinal. Como é um carboidrato fibroso, ele traz saciedade, ou seja, você se sente cheio.

A absorção lenta e o fato dele ser um carboidrato fibroso praticamente não elevará a glicose no seu sangue.Isso manterá a insulina em níveis baixos, sem gerar ciclos de fome, sem inflamar o corpo e sem engordar.

Outro ponto importante: ele é rico em fito nutrientes como o glucosinolato (nome complicado né? rs) que traz uma série benefícios para o corpo: previne diversas formas de câncer (inclusive de mama), ajuda o fígado a se desintoxicar, é rico em vitamina C, folatos e outros minerais.

É importante entender uma coisa. Se o seu objetivo é emagrecer para ter um corpo mais leve e saudável uma coisa é imprescindível: Aderir à alimentação estratégica.

Muita gente acha difícil. Eu digo que não. A prova são as mais de 30 mil alunas que conseguiram emagrecer em 7 semanas ou menos com o Treinamento Viver Maga.

Eu criei esse passo a passo para você conseguir emagrecer de verdade sem tomar remédios perigosos e sem ter que “morrer” na academia. Clique aqui para se cadastrar e descobrir muitos segredos incríveis.

Tabela de Calorias? Não, Obrigado!

Então entenda que a mesma quantidade de calorias pode trazer benefícios ou malefícios para seu corpo, compreende?

Infelizmente a grande maioria dos profissionais de saúde no Brasil (médicos, nutricionistas, educadores físicos, etc) ainda estão acreditando nestes mitos de contagens de calorias (inclusive alguns receitam a dieta de 1200 calorias e etc) e de que as calorias que entram devem ser comparadas com as calorias que queimamos.

O nosso corpo é um complexo sistema que utiliza os hormônios para se regular e não uma máquina que conta calorias. Se contar calorias funcionasse, não estaríamos com quase 60% da população masculina e feminina com sobrepeso e acima do peso além de diversas doenças (diabetes, pressão alta) e suas consequências funestas: derrames, infartos, cegueira, etc.

Portanto, vamos começar a aposentar a calculadora de calorias e as famosas tabelas de calorias dos alimentos!

Vamos parar de nos questionar quantas calorias tem um ovo cozido, quantas calorias tem um pão francês, quantas calorias tem um pedaço de bacon, quantas calorias tem uma maçã, “uffa” e por aí vai. 

Como já disse antes, você merece emagrecer sem precisar controlar a quantidade do que você vai comer!

Por último quero dizer que nossa saúde dependerá muito daquilo que comemos.

Hipócrates, já dizia isso há muitos séculos atrás.

Conte comigo sempre!

Um forte e fraterno abraço e até a próxima.

assinatura-dr-rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Maria do Carmo Salvadori

    Gostei muito!
    Seus argumentos são óbvios, apesar, de nunca ter raciocinado dessa forma!!

    Somos tão condicionados, a contar calorias, Q imaginar diferente, mesmo contra à maré, traz um sentimento muito bom!

    Grata, Dr Rocha, pelos seus esclarecimentos!

    Abraços

  2. Lucy

    Comprei o livro do dr rocha e ja paguei o boleto faz 4 dias até hj não recebi nada.por favor me envie uma resposta

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Lucy. Tudo bom?
      Caso tenha adquirido o livro físico, entre em contato com o site ao qual adquiriu.
      Mas se for um programa online, envie os dados de compra para o e-mail suporte@drrocha.com.br

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Beatriz

    quantas calorias posso consumir em um dia?

  4. Viviane

    Salada tem calorias?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim.
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Lena

    afinal, posso comer brócolis a vontade?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Lena. Tudo bom?
      Como dito nesta parte do artigo, “Agora vamos às 325 kcal de brócolis:

      Lembrar que ele é um carboidrato fibroso, é rico em fibras, minerais, nutrientes e água. Quando você ingere essa grande quantidade de brócolis, ao contrário do refrigerante, ele será absorvido lentamente no seu intestino.

      Boa parte dele seguirá adiante (não é absorvido) e ajudará no seu funcionamento intestinal. Como é um carboidrato fibroso, ele traz saciedade ou seja, você se sente cheio.

      A absorção lenta e o fato dele ser um carboidrato fibroso praticamente não elevará a glicose no seu sangue e isso manterá a insulina em níveis baixos, não gerando ciclos de fome, não inflamando e nem engordando o seu corpo.

      Outro ponto importante: ele é rico em fitonutrientes como o glucosilonato (nome complicado né? rs) que traz uma série benefícios para o corpo: previne diversas formas de câncer (inclusive de mama), ajuda o fígado a se desintoxicar, rico em vitamina C, folatos e outros minerais. ”
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Daiane

    minha nutricionista passou uma tabela de calorias, tenho que seguir a risca?

  7. Julio

    Comprei o livro e estou ansioso para começar, adoro o blog.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr Rocha.

  8. Fabiana

    Como posso calcular a quantidade de calorias que comi em um dia?

  9. Mayke

    Frutose faz ma?

  10. Carine

    Adorei ler. Estou de acordo com tudo isso, é sempre bom saber que estamos cuidando bem da nossa saúde, adoro suas dicas. Estou sempre acompanhando.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr Rocha.

  11. Edileuza

    Essas informações estão no livro diabetes controlada?

    • suporte@drrocha.com.br

      O livro retrata os alimentos calóricos e quais devem ser consumidos.
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário