Cefaleia → Como evitar esse tipo de Problema? (SAIBA MAIS)

Olá, aqui quem fala mais uma vez é o Dr. Rocha. Como vocês estão hoje?

Nesse artigo, trago muitas informações relevantes e curiosas sobre um problema de saúde relativamente comum que pode influenciar de modo negativo nossas rotinas: a cefaleia.

Você Sabe o Que é Cefaleia?o que é cefalia

É uma dor de cabeça um pouco mais aguda, muito próxima a um quadro de enxaqueca. Ela pode ocorrer de maneira isolada ou então em decorrência de um problema de saúde pré-existente.

A cefaleia é uma condição de saúde muito comum. Mais de 90% das pessoas já tiveram ou terão algum episódio dessa dolorida e incomoda patologia em algum momento da vida.

Diferentes Tipos e Causas

Essa condição de saúde é dividida basicamente em dois grupos distintos. Portanto, pode ser:

• Primária;
  • Secundária.

A seguir, explicarei a diferença entre ambos os tipos. Confiram.

fomeCefaleia primária

Se caracteriza por dores crônicas que possuem origem primária. Na maioria das vezes, a cefaleia primária ocorre por conta de enxaquecas ou então por conta de problemas tensionais.

Dentre os problemas tensionais mais comuns que causam a cefaleia primária estão: ansiedade, estresse, má postura, excesso de trabalho, fome, repouso insuficiente e má alimentação.

Cefaleia secundária

A secundária está diretamente ligada a outro tipo de patologia que geralmente afeta o cérebro ou sistema nervoso. Quando o problema causador da cefaleia é curado, a dor de cabeça também desaparece.

Dentre as principais causas estão:

• Patologias que acometem diretamente a irrigação sanguínea para o cérebro, como aneurisma cerebral, isquemia, trombose e AVC;
  • Aumento de pressão intracraniana, causada por algum impacto, processo infeccioso ou inflamatório, como meningite, por exemplo;
  • Exposição ou ingestão de produtos noviços ou tóxicos, como drogas de abuso, álcool, solventes e corantes;
  • Traumas diretos na região da cabeça e do pescoço;
  • Tumores na região cerebral ou em alguma localidade da coluna cervical, podendo causar pressão em nervos;
  • Uso abusivo de medicamentos depressores do sistema nervoso central, como ansiolíticos ou antidepressivos;
  • Infecções ou inflamações localizadas como sinusite, amigdalite, otite, mastite, caxumba, gripes e resfriados;
  • Alterações metabólicas desencadeadas por conta de desequilíbrios no organismo, como aumento ou diminuição de níveis de glicose sanguínea, colesterol, triglicérides ou variações hormonais;
  • Alterações em estruturas ósseas ou articulares localizadas, como problemas dentários, nascimento ou inflamações de dentes do siso e problemas de articulação temporomandibular.

Sintomas

Muitas pessoas sabem que a cefaleia pode ser paralisante e atrapalhar rotinas inteiras. Pensando nisso, de modo preocupado, minhas alunas me questionaram: Dr. Rocha, quais são os sintomas de cefaleia?

A dor de cabeça extenuante é o sinal mais clássico da cefaleia, que normalmente vem acompanhada de:

• Náuseas;
  • Vômitos;
  • Vertigem;
  • Lacrimejar de um ou ambos os olhos;
  • Obstrução nasal;
  • Sensibilidade à luminosidade;
  • Mal-estar generalizado;
  • Fadiga;
  • Diminuição de apetite;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração.

Além de sintomas específicos e amplos, existem crises desse problema que apresentam sintomas antecedentes. Ou seja, que ocorrem antes da cefaleia propriamente dita. Nesses casos, os indivíduos podem apresentar a seguinte sintomatologia:

• Alterações visuais como dificuldade de foco e pontos luminosos no campo de visão;
  • Irritação;
  • Sudorese excessiva;
  • Inapetência;
  • Ansiedade;
  • Sudorese excessiva;
  • Depressão.

irritaçãoOs níveis de incômodo e dores da cefaleia também podem ter características variadas.

Quem sofre com esse problema de saúde, pode apresentar dores latejantes, fincadas ou sentir uma pressão localizada ou espalhada.

Não há uma classificação homogênea para as dores da cefaleia. Cada caso é único. Sendo assim, duas pessoas diagnosticadas com esse tipo de problema podem apresentar sintomas, níveis e tipos de dores diferentes.

Fazendo o Diagnóstico

exame de sangueO diagnóstico geralmente é feito por um neurologista especializado em cefaleia.

Em uma simples consulta, o profissional da saúde pode suspeitar que o paciente sofre com essa incomoda patologia, mas como na maioria das vezes, é causada por algum problema de saúde secundário, uma série de exames pode ser solicitado.

De modo comum, exames de imagens, como raio-X, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e exames laboratoriais como análises de sangue e líquor.

Esses exames permitem que o médico encontre algo errado que possa causar a cefaleia e através disso, recomendar um tratamento mais específico e direcionado.

De modo comum, o tratamento envolve o uso de medicamentos específicos ou em casos mais graves, intervenções cirúrgicas podem ser feitas.

Dentre os medicamentos mais utilizados estão os analgésicos, anticonvulsivantes, relaxantes musculares e os ergotamínicos, que são drogas específicas para dores agudas na cabeça.

Em casos de problemas como massas tumorais ou pressão de nervos, procedimentos cirúrgicos podem ser adotados com o objetivo de resolver o problema.

Alimentos Benéficos para o Cérebro Previnem e Amenizam esse Problema

Embora o nosso organismo funcione de modo coletivo, quem comanda tudo é o cérebro. Por isso, fornecer nutrientes específicos para esse órgão, é uma ótima maneira de prevenir e diminuir as crises e dores causadas pela cefaleia.

Mostrarei os alimentos aliados do cérebro logo a seguir.

Alimentos ricos em gordura boa

Alimentos ricos em gordura do tipo ômega-3 são altamente benéficos para o cérebro. Eles garantem os impulsos nervosos através da manutenção da saúde dos neurônios. Entre os principais estão:

Alimentos ricos em fitoquímicos

Os fitoquímicos são compostos altamente antioxidantes que auxiliam na manutenção das funções cerebrais. Os principais são:

Vegetais verdes folhosos

Os vegetais verdes folhosos também são importantes para o bom funcionamento cerebral. Eles possuem altas doses de vitaminas e minerais, como vitamina C, vitamina E, magnésio, zinco e muitos outros. Na minha opinião baseada em evidências científicas os principais são:

Como sempre costumo dizer, a alimentação pode e deve ser utilizada como medicação. Cabe apenas as pessoas se alimentarem de modo inteligente.

É sempre muito melhor prevenir, do que remediar. No caso das cefaleias a prevenção é extremamente simples de ser feita. Uma alimentação correta, turbina o cérebro e garante saúde. Simples assim!

Caso você queira receber mais informações sobre como prevenir e tratar doenças por meio da alimentação estratégica, sem precisar ingerir vários remédios por dia, basta clicar no botão abaixo e se cadastrar.

Ao se cadastrar no meu Portal “Dr. Rocha Com Você”, você terá acesso a informações de elevado nível de evidência científica que irão revolucionar a sua qualidade de vida e te fornecer muito mais saúde.

Você vai aprender a se cuidar sozinho, vai se livrar dos remédios desnecessários e sentir na pele os resultados.

Com isso, finalizo mais um conteúdo inteligente.

Ainda possui alguma dúvida sobre cefaleia? Deixe um comentário que minha equipe responderá seu questionamento o mais rápido possível.

Me despeço desejando paz, amor, felicidade e sorte.

Nos vemos no próximo artigo.

Grande abraço e até lá.