Cólica → Descubra Como Aliviar Essa Dor (VEJA AQUI!)

Olá, como vocês estão? Aqui é o Dr. Rocha novamente. Hoje escrevo um artigo voltado totalmente às mulheres. Afinal, são elas que sofrem as dores e incômodos causados pelo tema que irei abordar: A cólica

 

cólica menstrualO que é Cólica?

Ela é popularmente chamada no meio médico como dismenorreia. Essa condição de saúde é um sintoma típico que acompanha e até mesmo antecede o período de menstruação das mulheres.

De maneira conjunta com a famosa TPM, a cólica é uma queixa comum no universo feminino.

Também conhecida como Cólica Primária

A cólica menstrual é conhecida como cólica primária. Ela existe desde o momento em que a mulher menstrua pela primeira vez.

Ela ocorre de maneira conjunta aos ciclos de menstruação. Embora estejam relacionadas com o período menstrual, suas causas não são totalmente esclarecidas.

Ginecologistas afirmam que o esforço da musculatura uterina para liberar um óvulo não fecundado é a principal causa do surgimento das cólicas.

Entenda a Cólica Não Menstrual

endomiotrioseAlém da cólica menstrual, as mulheres podem sofrer com o que os médicos chamam de cólica não menstrual.

Também conhecida como cólica secundária, essa condição costuma surgir após períodos em que a mulher não apresenta dores.

Como o nome sugere, as causas desse tipo de incômodo são secundárias, muitas vezes são provocadas por inflamações na região da pelve, miomas e endometriose.

Principais Sintomas 

O principal sintoma de cólica é a dor pontual na região do útero. Mulheres que possuem ciclo de menstruação sem alterações sabem exatamente quando serão atingidas por esse tipo de dor.

No entanto, essa condição de saúde costuma apresentar alguns sintomas que acompanham as dores. Os mais comuns são:

Diagnóstico Correto

Cólicas que não possuem causa patológica (ou seja, que são provocadas por contrações uterinas) são facilmente diagnosticadas por ginecologistas.

Elas normalmente começam dentro de um período que varia entre 6 a 12 meses após a menarca (primeira menstruação de uma mulher). Passado esse período, elas costumam ocorrer entre 8 a 72 horas do início do fluxo sanguíneo que libera o óvulo não fecundado.

O diagnóstico de cólica  é feito através de um simples exame clínico realizado em consultório, em que o ginecologista analisa os sintomas e conversa com a paciente.

Entretanto, quando a dor ocorre de modo intenso e foge dos padrões de duração, alguns exames específicos podem ser realizados com a finalidade de detectar algum tipo de problema mais grave.

Os exames comumente realizados são:

  • Ultrassom pélvico;
  • Ultrassom transvaginal;
  • Tomografia computadorizada;
  • Exame bacteroscópico de secreção vaginal;
  • Urina Tipo I;
  • Cultura de urina.

Quando a cólica possui origem menstrual, os exames que citei possuem resultados negativos.

Magnésio é Importante Aliado das Mulheres

Um dos sintomas que mais incomodam a mulheres e também alguns homens é a famosa tensão pré-menstrual, conhecida popularmente como TPM.

É relativamente comum que mulheres apelem para o uso de medicamentos como forma de diminuir as variações de humor da TPM ou amenizar as dores. No entanto, eu não sou muito adepto a essa ideia.

Os remédios para dor e que alteram humor possuem amplos efeitos colaterais maléficos para a saúde e, por isso, devem ser evitados. A melhor saída nesse caso é apelar para alimentos ou suplementos naturais que contenham magnésio em sua fórmula.

Um dos minerais mais importantes para evitar alterações de humor e amenizar as dores é o magnésio.

Esse mineral é conhecido como um calmante natural. Isso porque ele facilita a absorção de uma série de nutrientes pelo organismo e contribui na vasodilatação nos vasos sanguíneos.

Com veias e artérias mais dilatadas, o sangue flui de modo qualitativo, fazendo com que tecidos corporais (como a musculatura que reveste o útero) recebam mais oxigênio.

Esse aumento do fornecimento de oxigênio faz com que a musculatura uterina contraia em menor quantidade para a liberação do óvulo não fecundado, diminuindo as dores da cólica menstrual.

Prevenção Durante todo o Mês também Ajuda

Essa terrível dor é um transtorno para um grande número de mulheres. O sofrimento e o mau-humor causado pelas dores alteram o ânimo de muitas mulheres. Por conta disso, minhas alunas me questionam da seguinte maneira:

Dr. Rocha, é possível prevenir ou amenizar a cólica menstrual antes de sua ocorrência?

Para alegria de muitas de minhas alunas eu respondo que sim.

Diferente do que muitas acreditam as cólicas menstruais podem ser prevenidas e amenizadas com práticas simples durante todo o mês.

Manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais, proteínas de qualidade e sem carboidratos refinados tonificam toda a musculatura lisa – tipo de músculo que envolve o útero. Com isso, as contrações ocorrem de modo mais ameno, o que causa dores menos intensas.

Outro método importante no combate à cólica menstrual é a prática de ativiprevenção alimentaçãodades físicas. O simples ato de se exercitar de modo constante colabora para reduzir o fluxo menstrual e possíveis processos inflamatórios.

Além do mais, as atividades físicas auxiliam na liberação de endorfina e serotonina. Dois neurotransmissores diretamente ligados ao prazer que ajudam a amenizar a sensação de dor.

Outra opção para os dias em que a cólica bater à porta é utilizar uma técnica antiga, mas eficiente: Colocar uma bolsa com água quente ou morna na região da pelve. O calor gerado pela bolsa quente irá dilatar os vasos sanguíneos da região, auxiliando a diminuir a dor.

Cada organismo é único, portanto, muitas vezes cada mulher age de uma maneira para amenizar as consequências causadas pelas cólicas menstruais. Enquanto a bolsa é uma boa opção para algumas, ela pode não funcionar tão bem para outras.

Caso as dores se tornem mais incômodas do que o normal, o ideal é procurar o (a) ginecologista de sua confiança.

ginecologistaLembre-se sempre das boas práticas para evitar que essa dor terrível volte a te incomodar. Combinado? Até porque uma simples dor hoje pode desenvolver um problema futuro e grave para sua saúde.

Infelizmente aqui no Brasil não se fala muito em prevenção, a doença só é levada a sério quando já está instalada na vida das pessoas.

Por esse motivo eu criei um portal Online em que compartilho com vocês informações valiosas como essa de hoje. Assim, além de tratar as doenças, você vai aprender a identificar os sintomas e a blindar o seu corpo contra elas.

Caso você tenha interesse, clique aqui para se cadastrar e receber mais informações sobre a medicina VERDADEIRA que vai revolucionar a sua saúde para sempre!

Ao se cadastrar no meu Portal Dr. Rocha Com Você, você aprender a se cuidar sozinho e a se prevenir contra doenças que te afetam sem que você perceba.

 

Você ainda possui algum tipo de dúvida sobre esse problema de saúde?

Então deixe um comentário que minha equipe entrará em contato para que seu questionamento seja sanado.

Essa é uma ótima forma de trocarmos informações inteligentes.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, felicidade e muita sorte.

Grande abraço.

Nos vemos em breve.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Rilza

    E a menopausa Dr??

  2. Gilvane

    Dr qual melhor remedio para colica?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Joice

    Doutor eu sofro com colica o mes todo. Não sei o que fazer o que o senhor me diz?

    • suporte@drrocha.com.br

      Recomendamos que procure um médico presencial para que ele possa te auxiliar da melhor forma!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Ana Paula

    Eu tomo nimesulida. Esta correto?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Tamires

    Como ter alimentacao saudavel?

  6. Margarete

    Gostei muuuito

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Iriene

    Foi otimo saber de tudo isso

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Etiene Viana

    Sensacional Dr.Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Naiara

    Gostei das dicas dr. Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Brisa Santos

    Parabéns adoro tudo que o dr. rocha faz!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário