Cranberry → Emagrece? É Saudável? (Descubra Aqui!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje quero falar sobre um alimento que vem ganhando cada vez mais espaço dentro da alimentação dos brasileiros, trata-se de algo que está na moda, porém pode trazer uma série de benefícios aos seus consumidores. Estou falando do Cranberry.

O Que É

Um arbusto e pequeno com origem norte americana. O cranberry era extremamente utilizado por tribos indígenas como alimento, em rituais e cerimonias e também como medicamentos.

A planta dá origem a um fruto vermelho extremamente ácido. Atualmente é utilizado para consumo direto ou então aplicado na culinária. No Brasil o alimento é consumido em sucos ou então na forma de cápsulas.

Informação Nutricional

100 gramas do pequeno fruto contém a seguinte informação nutricional:

  • Energia: 46 calorias;
  • Água 87,13 g;
  • Gorduras totais 0,1 g
  • Gorduras saturadas 0 g
  • Gorduras poliinsaturadas 0,1 g
  • Gorduras monoinsaturadas 0 g
  • Colesterol 0 mg
  • Proteínas 0,39g;
  • Carboidratos totais 10,2 g;
  • Fibra alimentar 4,6 g;
  • Cálcio 8 mg.;
  • Ferro 0,25 mg;
  • Magnésio 6 mg;
  • Fósforo 13 mg;
  • Potássio 85 mg;
  • Sódio 2 mg;
  • Zinco 0,2 mg;
  • Vitamina C 13,4 mg;
  • Vitamina A 3 ug;
  • Vitamina E 1,2 mg;
  • Vitamina K 5,1 ug.

Como é fácil de se observar, o cranberry é um alimento hipocalórico, ou seja, que possui poucas quantidades de caloria em sua composição, é de baixo carboidrato, além de ser uma boa fonte de uma série de minerais e também vitaminas.

Principais Benefícios

Muitas de minhas alunas ao observarem as informações nutricionais desse poderoso alimento automaticamente me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os principais benefícios do cranberry à nossa saúde?

Como muitas pessoas devem imaginar esse alimento é capaz de prover uma série de benefícios aos seus consumidores, separei logo a seguir quais julgo serem os mais impressionantes e poderosos efeitos desse alimento à saúde, confiram:

Proteção cardiovascular

O Cranberry pode ajudar a diminuir as chances de desenvolvimento de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, tais como infarto, AVC e insuficiência renal, por exemplo.

Isso ocorre pelo simples fato dos flavonoides presentes no alimento diminuírem os riscos de formação de placas de gordura dentro dos cavos sanguíneos. Isso proporciona maior facilidade de fluidez sanguínea e previne problemas de cunho cardíaco.

Além disso, ingerir o fruto constantemente diminui os níveis do colesterol ruim, o LDL e aumenta os níveis do colesterol bom, o HDL.

Sistema imunológico forte

Como mostrei anteriormente no quadro de informação nutricional o cranberry possui altos níveis de vitamina C em sua composição.

Como se sabe, a vitamina C é capaz de potencializar o bom funcionamento do sistema imunológico, algo capaz de proteger o organismo de seus consumidores contra infecções virais, bacterianas e fungicas.

Além disso, a vitamina C é um antioxidante natural, capaz de combater a ação de uma série de radicais livres, que causam transtornos ao organismo.

Bom funcionamento do sistema urinário

A ingestão de cranberry pode ajudar a combater e prevenir doenças do trato urinário, como infecções urinárias e demais problemas renais.

O alimento contém em sua composição proantocianidinas que impedem a adesão de bactérias nas paredes de rins, úteros e bexigas. O consumo frequente do fruto é fundamental para melhoria da saúde de quem possui problemas renais ou urinários.

Prevenção do câncer

Proteção cardiovascularAs proantocianidinas presentes no cranberry inibem o crescimento de células cancerosas. Por isso é cada vez maior o número de oncologistas recomendando o consumo frequente desse tipo de alimento.

As proantocianidinas aliadas aos flavonoides do fruto são substâncias capazes de prevenir o surgimento e desenvolvimento dos cânceres de próstatas, mama, cólon,e útero.

Emagrecimento

Por ter grandes quantidades de vitaminas, minerais e antioxidantes, além de poucas calorias em sua composição é grande o número de pessoas que automaticamente ligam a ingestão de cranberry ao processo de emagrecimento.

Dessa forma, muitas de minhas alunas me questionam de maneira repetida: Dr. Rocha, é verdade que ingerir cranberry de modo frequente ajuda no processo de emagrecimento?

Eu respondo que sim.

Os compostos antioxidantes presentes no fruto podem facilitar a queima de gordura e a ação de radicais livres que promovem acumulo de líquidos e inchaços abdominais, como a barriga inchada, por exemplo, algo que automaticamente facilita a perda de peso.

Porém, como sempre afirmo, não há nenhum tipo de alimento milagroso que unicamente seja capaz de promover um processo de emagrecimento.

Um emagrecimento eficaz, duradouro e realmente funcional só ocorre através de mudanças de hábitos, como práticas de atividades físicas, e reeducação alimentar, por exemplo. Caso contrário, ingerir apenas determinado alimente não levará ninguém a lugar algum.

Alimentação Estratégica – O Caminho Para Uma Vida Saudável

A busca por emagrecimento, qualidade de vida, felicidade e saúde é algo constante na vida de muitas pessoas. E a melhor maneira de se obter todos esses benefícios é através da adoção de uma alimentação estratégica.

Uma alimentação estratégica consiste basicamente na ingestão de vegetais verdes folhosos, proteínas de alto valor biológico, gorduras de qualidade e principalmente na exclusão de alimentos que sejam ricos em carboidratos.

Os vegetais verdes folhosos como brócolis, couve, couve-flor, alface, espinafre, chicória, rúcula e agrião, por exemplo possuem altas concentrações de fibra alimentar, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes.

Essas substâncias agem regulando uma série de reações químicas no organismo, possibilitando assim o seu funcionamento de maneira correta e integral.

Mas para funcionar corretamente o organismo necessita de energia. E essa energia é obtida quando se ingere alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico e também que tenham gorduras de qualidade em sua composição.

Dessa maneira, podemos obter energia com a simples ingestão de azeite de oliva, peixes gordos, queijos amarelos, banha de porco, carnes vermelhas, ovos e iogurtes, por exemplo.

A alimentação estratégica é a melhor forma de se alcançar uma série de objetivos sem a necessidade de se submeter a dietas malucas, restritivas e sem nenhum tipo de sofrimento. Quem adota esse tipo de alimentação conquista seus objetivos de maneira automática, simples e eficaz.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte!

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Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. ivonete

    Sou diabética e aqui onde moro só encontro o cranberry desidratado,gostaria de saber se posso consumir sendo diabética? Obrigada!

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Ivonete. Tudo bom?
      Pode ser consumido com muita moderação, pois frutas desidratadas contém bastante açúcar.

      Equipe Dr. Rocha.

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