Dia da Cerveja: Saiba Porque a Preferência Nacional é Uma Das Piores Bebidas do Mundo!

Hoje é comemorado o dia da cerveja e coincidentemente caiu exatamente em uma sexta-feira, dia de comemorar o fim do expediente e início do fim de semana. E como de costume o brasileiro junta os amigos, marca o happy hour e vai para um bar conversar sobre a semana e beber uma cerveja bem gelada.

Mas diferente do que você pode imaginar, esta data surgiu na Califórnia (EUA) no ano de 2008, e é celebrada sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto, durante o verão americano. Além da Califórnia, essa data é comemorada em mais de 200 cidades no mundo inteiro. O objetivo dessa comemoração é reunir amigos, celebrar pessoas que trabalham com cerveja e misturar diferentes culturas dessa bebida alcoólica.

É possível perceber a evolução da cerveja, seus diferentes tipos e formas de consumo e  variações de região para região. Atualmente, também presenciamos uma verdadeira febre de cervejas gourmet ou artesanais, de produção caseira e natural.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, o setor produziu cerca de 12 bilhões de litros de cerveja nos primeiros 11 meses de 2016. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, perdendo para China e EUA.

Por que não comemorar esse dia?

Um dos ingredientes da cerveja é o trigo e o malte, ambos são carboidratos simples e altamente prejudiciais à saúde. Isso sem contar o álcool.

Para quem tem o objetivo de emagrecer ou controlar a diabetes, dentre outras doenças como hipertensão e gordura no fígado, é preciso ter atenção quanto se trata de bebidas ricas em açúcar como a cerveja.

A bebida esconde perigos muito maiores do que apenas deixar a pessoa alcoolizada. Ela interfere em várias reações hormonais, na produção de insulina e controle da glicose sanguínea, aumenta a pressão arterial, contribui para o acúmulo de gorduras localizadas e com o tempo e consumo frequente pode acarretar em doenças como infarto, AVC e até mesmo Alzheimer.

A cerveja é de fato a bebida preferida do brasileiro, não podemos negar. Mas infelizmente, consumir diariamente ou mesmo que poucas vezes, porém em grande quantidade, é algo altamente prejudicial para saúde de qualquer pessoa.

Quem conhece meu trabalho como médico e educador sabe que sou a favor de uma alimentação natural, livre de industrializados, rica em gorduras saudáveis e isenta de carboidratos refinados.

Sei que pode parecer difícil, para evitar bebidas alcoólicas e em especial a cerveja, é imprescindível para ter uma saúde plena e qualidade de vida.

Muitos mitos cercam o universo das bebidas alcoólicas, bem como cercam também o universo da alimentação saudável. É comum encontrar pessoas cheias de dúvidas e até mesmo perdidas com tanta informação disponível pela internet.

Nem todas as informações são confiáveis e com embasamento científico. Por isso, eu criei um portal de conteúdo mensal sobre alimentação e saúde, com informações valiosas e exclusivas disponíveis de forma clara e simplificada para você colocar em prática e ter uma vida mais saudável e feliz. Para ter acesso a tais informações, clique no botão abaixo e leia o conteúdo até o final.

 

Entenda que é preciso ter controle total sobre sua alimentação, porém não é preciso deixar de se divertir. Eu ensino a você se alimentar de forma totalmente saudável, sem passar fome e comendo apenas alimentos saborosos!

Reúna seus amigos hoje em torno da informação, comemore sua saúde e tenha uma vida cheia de qualidade. Faça escolhas corretas!

Um forte abraço,

Até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Larissa Bastos

    seu trabalho tem que ser divulgado, só benefícios. cada dia quero saber mais e mais…

  2. MARINA RIBEIRO THOMAZ

    Obrigada, Dr.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário