Dieta Detox: Como Funciona?

No artigo passado, conversamos sobre as calorias dos alimentos e todos os mitos que envolvem essa contagem, desnecessária, de calorias. Neste artigo eu quero falar sobre um tipo de dieta que está sendo muito falado e divulgado, que é a dieta detox.

A proposta da dieta detox é aderir a um programa de alguns dias, variando de 7 dias a 15 dias onde você se restringe a um cardápio detox, geralmente repleto de sucos feitos com frutas e hortaliças diversas com a finalidade de desintoxicar o seu corpo, perder peso e melhorar o metabolismo. 

Dieta Detox

O que é Detox?

Esse tipo de dieta tem feito muito sucesso, principalmente pelo fato de ter um efeito inicial geralmente impactante, pois há um corte ou diminuição brusca de farináceos de trigo (pães integrais, biscoitos, bolachas, massas, etc) e açúcar (doces diversos, refrigerantes…) e isso já traz resultados quase que imediatos, sendo que a maior parte dessa perda de peso inicial é devido à perda de água (líquidos), provocando já uma diminuição de peso e de medidas que geralmente causam uma empolgação inicial a quem adere a esse tipo de dieta. 

Mas você pode me perguntar:

Dr. Rocha, o que será que a boa ciência (estudos de alto nível científica) tem a dizer sobre isso? Será que a Dieta Detox está alinhada com a boa ciência?

Eu te respondo que de uma forma geral, utilizar sucos de hortaliças associados a frutas pode ter um efeito benéfico inicial, porém é importante colocarmos um olhar mais atento nessa questão.

Isso porque se você usar sucos de frutas com alto índice glicêmico (como por exemplo, o suco de laranja), teremos uma concentração de frutose elevada, que irá aumentar a fome, ou seja, a compulsão por trigo ou doces e manter um hormônio chamado leptina elevado no sangue. Isso fará com que você tenha fome o tempo todo. Assim como acontece na dieta das frutas.

Se o seu objetivo é comer bem, ficar saciada e emagrecer de verdade, eu aconselho você a seguir um método cientificamente comprovado pela Boa Ciência. É o Treinamento Viver Magra em 7 Semanas.

 

Suco Detox: Emagrece?

  • O excesso de frutose também acaba forçando o fígado a trabalhar bastante, convertendo parte dela em triglicerídeos, que acaba engordando e inflamando o seu corpo.
  • Por outro lado usar frutas de baixo índice glicêmico com algumas hortaliças (como limão e couve) pode ter um efeito benéfico interessante e até ajudar o organismo a limpar o seu metabolismo.
  • A proposta da dieta detox de uma forma geral é à base de sucos e hortaliças e não existem critérios mais detalhados na associação dessas frutas com hortaliças (carboidratos fibrosos).
  • Então, concluindo: a dieta detox convencional pode até funcionar a curto prazo mas isso não resolve o problema, causando uma frustração ao tentar emagrecer com saúde e de uma forma definitiva. 
  • Você precisa de uma alimentação que funcione no seu dia a dia e criar novos hábitos para manter essa alimentação ao longo da vida, que eu chamo de alimentação inteligente ou estratégica.

Dieta Detox e a Limpeza Metabólica

Já existe uma abordagem usada nos EUA e em outros países da Europa que tem mostrado resultados excelentes, pois está alinhada com estudos das maiores universidades do mundo.

Como já falei, usando hortaliças diversas (verdes de preferência como a couve) com frutas de baixo índice glicêmico (que não elevam muito a insulina no sangue) e adotando uma alimentação que retire produtos industriais, à base de farináceos de trigo (pães integrais, biscoitos, macarrão e outros) e também retirando açúcar (bolos, refrigerantes, etc) já trará resultados muito bons, com uma diminuição dos níveis de insulina no sangue e trazendo uma perda de peso já considerável nos primeiros dias para a maioria das mulheres.

Há também outros benefícios que um Detox alinhado com a boa ciência pode trazer, como o resgate do paladar que foi literalmente “sequestrado” por esses alimentos industriais repletos de aditivos químicos, uma melhora significativa do sonodiminuição do stress e melhora importante do humor, dentre outros benefícios que podem ser observados.

Há também o que chamo de “limpeza metabólica”.

É como você tivesse “resetado” o seu metabolismo que estava danificado por uma alimentação ruim, à base de produtos industriais e comidas processadas.

Para ter um efeito a longo prazo, o Detox deve ser seguido por uma alimentação de manutenção que é a alimentação estratégica, que diferente das dietas convencionais é um estilo de vida sustentável e você continuará a perder peso ao longo dos meses de forma sustentável.

 

Alimentação Estratégica

Perguntas Recorrentes

Leitoras do meu site me mandam e-mails frequentes com diversas perguntas, sendo estas relacionadas com a dieta Detox. Preparei uma lista com grande parte destas perguntas, veja a seguir:

  • Quais tipos de frutas e hortaliças possuem baixo índice glicêmico?
    As frutas de baixo índice glicêmico são principalmente as frutas vermelhas e roxas (morango, blueberry, acerola, dentre outras). O açaí também possuí baixo índice glicêmico quando puro. Já as hortaliças, todas possuem baixo índice glicêmico no geral: folhas (alface, acelga, couve, etc), couve-flor, brócolis. Elas também são ricas em vitaminas diversas que contribuem para um bom funcionamento do corpo e fibras para o bom funcionamento do intestino.
  • O Detox pode trazer quais benéficos para o organismo, além de melhorar o sono, o humor e o stress?
    Um Detox com alimentos estratégicos alinhado com o que chamo de boa ciência do emagrecimento (estudos de elevado nível de evidência científica das maiores universidades do mundo) pode de fato trazer uma melhora no sono, humor, diminuição de stress, aumento dos níveis do nível de energia e disposição além de regular os hormônios que estão desregulados com a má alimentação atual.
  • O que esta “limpeza metabólica” realiza no organismo?
    A limpeza metabólica promovida por um Detox alinhado com a ciência dentro de uma alimentação estratégica basicamente regula os níveis hormonais melhorando o metabolismo. Para ficar mais fácil eu gosto de comparar nosso metabolismo com uma caixa d’água que está suja no começo. Com um detox correto ela desentope e a água volta a circular livremente, a pessoa perde peso, fica mais disposta, ganha energia, melhora o sono, dentre outros benefícios.
  • Quais os principais hábitos que devem ser criados para manter uma alimentação correta no dia-a-dia?
    O principal hábito é de manter o comprometimento com sua saúde. Não se trata só de emagrecimento, mas de prevenir doenças como diabetes e obesidade (que é doença). Evitar alimentos industriais, evitar farináceos de trigo (pães, massas), evitar refrigerantes e alimentos lights. Fazer atividade física também é muito importante.
  • Quais os piores alimentos que elevam a insulina no sangue? E quais diminuem esse hormônio?
    Os que mais elevam são: farináceos de trigo (pão integral, comum, massas, biscoitos diversos), açúcar (doces, sorvetes), alimentos lights (que contém açucares disfarçados como a maltodextrina), dentre outros. Os que diminuem a insulina no sangue são as gorduras saudáveis (óleo de coco, abacate, ovos, dentre outros) e também as proteínas de alto valor biológico (carnes, peixes, dentre outros).

Finalizando, a grande maioria das dietas detox são dietas para emagrecer, da moda, e não se sustentam.

Por outro lado já existem propostas em usar uma dieta detox que esteja alinhada com a boa ciência pra fazer uma limpeza metabólica inicial. Um detox que em seguida utiliza a alimentação estratégica para a manutenção da saúde, da perda de peso sustentável tornando possível emagrecer e permanecer magra ao longo da vida.

Agora, convido você a colocar em prática tudo que conversamos aqui!

Está em suas mãos.

 

Conte comigo!

Vou ficando por aqui, um forte abraço e até o próximo artigo!

assinatura-dr-rocha

Ps: Gostou? Compartilhe!

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Jacema Bruno Barrios

    Aqui só fala para quem é gordo ou além do peso. Mas eu já sou magra? Como irei fazer esse tratamento? Vou ficar um palito é isso que me preocupa e NINGUÉM me responde???

  2. Mônica Cazoni Anicésio

    Quando vamos começar o passo a passo do VIVER Magra 2.0??

  3. Gostei demais.

  4. Cristina

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se é um livros ou vários livros para emagrecer. Onde encontro mais barato.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      O material é 100% digital e será entregue no seu e-mail uma senha e login para fazer o acesso ao material.
      Mais dúvidas, peço por gentileza, que envie um e-mail para o suporte@drrocha.com.br
      Atenciosamente,
      Equipe Dr. Rocha

  5. suporte@drrocha.com.br

    Qual o produto adquirido ?
    Atenciosamente,
    Equipe Dr. Rocha

  6. Janaina Amaral

    comprei o livro eleletronico e agora estou fazendo parte do projeto viver magra,ainda estou tentando me adptar, preciso emagrecer dez kilos. obrigada janaina.

  7. celeste

    Oi , estou no projeto preciso emagrecer 15 k , depois que consegui , vou poder comer outros alimentos , normal de vez em quando , não é fácil ficar sem comer meu pãozinho. Posso comer derivado do milho.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Celeste, tudo bom!

      Quando você conseguir alcançar seu objetivo que é emagrecer tenho certeza de que não vai querer consumir novamente os alimentos fez você aumentar seu peso, compreendemos como é difícil deixar de consumir alguns alimentos, mas você pode pode substitui-los por outros alimentos mais saudáveis e que não vão comprometer sua saúde, para saber mais nos encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.

      Aguardamos seu contato!
      Grande abraço.
      Equipe de suporte.

  8. Detox

    Artigo muito bom para quem está querendo saber como emagrecer com detox.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado, Detox.

      Equipe Dr. Rocha.

  9. Antônia

    Gostei muito das dicas, mas ainda não tenho o
    livro diabetes controlada.

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Antônia. Tudo bom?
      O livro está sendo vendido nas livrarias de todo o Brasil, mas caso queira comprar online, procure nas plataformas online como: Saraiva, Cultura e Submarino =D

      Equipe Dr. Rocha.

  10. Elvelyn Dravani

    Dr rocha e posso tomar suco verde ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Pode sim 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  11. Quenia Nogueira

    Eu gosto de beber no fds tem problema?

    • suporte@drrocha.com.br

      É bom evitar bebidas alcoólicas, Quenia.

      Equipe Dr. Rocha.

  12. Victor Hugo

    Onde eu compro o viver nature ?

  13. Magda Avila

    Gosto muito de Manga posso continuar comendo sempre ? Tenho diabetes

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Magda.
      Não recomendamos o uso da manga em sua alimentação 🙁

      Equipe Dr. Rocha.

  14. Douglas Murtinho

    Quero emagrecer , mas tenho diabetes como faço ?

  15. Pablo neruvis

    Quais as frutas eu posso comer

    • suporte@drrocha.com.br

      Frutas vermelhas, abacate e coco são ótimas opções 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  16. Jheniffer Rosa

    Quero emagrecer , Amei a materia Parabens !!!!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário