Dieta Paleolítica → Funciona? Saiba Tudo Sobre Ela!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. Hoje irei falar sobre um tema que ainda gera um monte de dúvidas e é cercado de polêmicas, debates e desentendimentos: A dieta paleolítica.

O Que É

A dieta paleolítica é adotada por uma série de pessoas que tem como principal intuito o emagrecimento, embora seja adotada por pessoas que buscam um estilo de vida relativamente mais saudável e/ou então naturalista.

Essa dieta lembra em determinadas oportunidades a dieta cetogênica. Seu principal atrativo está justamente em seu lado mais inusitado, ao pregar jejum prolongado, o consumo de carne à vontade e a restrição de carboidratos ao estilo homem da caverna, por isso leva o nome de paleolítica.

Hábitos Dos Nossos AncestraisHábitos Dos Nossos Ancestrais

Essa dieta propõe uma volta da alimentação de nossos ancestrais, que se alimentavam basicamente de carne, frutos e sementes, utilizando a justificativa de que essa é a alimentação para qual o nosso organismo melhor se adapta.

A dieta paleolítica foi elaborada com a premissa de que uma série de doenças comuns nos dias de hoje, como obesidade, diabetes, distúrbios metabólicos e problemas cardiovasculares nada mais são do que respostas fisiológicas ao excesso de açúcar e alimentos industrializados consumidos em excesso pela dieta contemporânea.

Embora possa soar de maneira radical, essa dieta pode ser adaptada às características individuais de cada pessoa, levando em consideração seu organismo, bem como preferências alimentares.

Alimentos Permitidos

Embora a prática desse tipo de dieta possa soar como algo fácil de ser seguido e praticado, muitas de minhas alunas regularmente me questionam sobre os alimentos permitidos. Portanto sou frequentemente questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são os alimentos permitidos dentro da dieta paleolítica?

Existem uma série de alimentos que são permitidos dentro dessa dieta, a seguir mostrarei quais são eles.

Carnes são consumidas à vontade

As carnes provenientes de todos os tipos de animais são totalmente permitidas nesse tipo de dieta. Elas são importantes fontes de proteínas e nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde e regulação de processos fisiológicos, tais como o funcionamento do sistema imunológico.

Além disso é nas carnes que estão presentes grandes quantidades de aminoácidos, essenciais para uma série de funções corporais, tais como manutenção e ganho de massa muscular, por exemplo.

Grãos e massas estão foraGrãos e massas estão fora

Como antigamente não havia cozinha e os homens não dominavam técnicas de plantação de trigo, milho e arroz por exemplo, não havia consumo de grãos e massas. Por isso esses tipos de alimentos são automaticamente excluídos da dieta paleolítica.

As fontes de carboidratos se tornam mais naturais, sendo provenientes basicamente de frutas, verduras e legumes.

Frutas e vegetais também podem ser consumidos livremente

Como cereais, grãos e massas praticamente não são consumidos, as fibras e carboidratos são provenientes de frutas e vegetais.

Quem segue o modelo e dieta paleolítica como forma de se alimentar tem sinal verde para ingerir a quantidade de frutas e vegetais que bem entender. O consumo desse tipo de alimentos varia de acordo com a sazonalidade.

Gorduras também estão liberadasGorduras também estão liberadas

Nossos ancestrais não ligavam muito para o tipo de gordura que estavam ingerindo. Como sabemos nos dias de hoje, ingerir gorduras de qualidade são importantes para o nosso organismo em uma grande série de questões metabólicas, como secreção de hormônios, por exemplo.

Por isso, quem pratica a dieta paleolítica se atenta basicamente ao consumo de peixes gordos, principalmente os de águas profundas, como sardinha, atum, bacalhau e salmão, além de carne vermelha, e sementes oleaginosas, como castanhas, nozes, pistache e amêndoas.

Vantagens Desse Tipo De Alimentação

Essa dieta traz uma série de vantagens a seus seguidores, por isso a seguir mostrarei em que ganham e em que perdem os praticantes da dieta paleolítica.

Principais vantagens

As principais vantagens dessa dieta são:

  • O consumo de carboidratos de maneira moderada é uma boa forma de melhorar a saúde;
  • O alto consumo de carne propicia elevados índices de proteínas e aminoácidos ao organismo;
  • Frutas e vegetais são ótimas fontes de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes;
  • A presença de alimentos naturais diminui o consumo de alimentos industrializados;
  • Há bastante ingestão de gordura, que diferente do que muita gente acredita também traz uma série de benefícios à saúde;


Dieta Paleolítica E O Emagrecimento

É grande o apelo da prática desse tipo de dieta com relação ao emagrecimento em seus praticantes, dessa forma, muitas de minhas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha é verdade que a dieta paleolítica emagrece?

Eu respondo que em partes.

Embora esse tipo de dieta tenha um apelo de baixo consumo de carboidratos como aveia, grãos e massas, a livre demanda de consumo de frutas pode colocar tudo a perder.

Essa dieta pode ser uma boa estratégia para conquistar o tão desejado emagrecimento, porém para que ela seja realmente eficaz algumas adaptações e melhores devem ser feitas.

A melhor forma de tirar vantagem da dieta paleolítica é limitando o consumo de algumas frutas que são ricas em carboidratos, além é claro de evitar os carboidratos que sejam provenientes de raízes e tubérculos, tais como mandiocas, batata e mandioquinha por exemplo.

Acho importante dizer, que caso esses pequenos ajustes não sejam feitos, e a seguir com esse tipo de dieta comendo frutas e raízes a vontade, o efeito pode ser totalmente o contrário do desejado e a paciente pode acabar por ganhar peso.

Alimentação Estratégica: O Melhor Caminho A Ser SeguidoAlimentação Estratégica: O Melhor Caminho A Ser Seguido

Um emagrecimento saudável é fruto de reeducação alimentar, prática constante de atividades físicas e adoção de uma alimentação estratégica.

A alimentação estratégica consiste basicamente em restrição de carboidratos, alto consumo de vegetais verdes folhosos, além de quantidades suficientes de proteínas e gorduras de boa qualidade.

Por isso se você quer emagrecer, ter saúde, e conquistar seus objetivos, abandone as dietas malucas e faça da alimentação estratégica seu estilo de vida.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando paz, saúde, sorte e felicidade.

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Grande abraço e até breve.

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