Dor Nas Costas: Você Sofre Com Este Mal? Saiba Como Se Livrar!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei abordar um tema que é do interesse de muita gente, pelo simples fato de muitas pessoas automaticamente se identificarem com o tema e sofrerem diariamente desse mal: A famosa dor nas costas.

 

O Que É

A dor nas costas é um dos sintomas que está entre as queixas maisdor nas costas comuns do dia a dia de muitas pessoas. Estima-se que todas as pessoas terão pelo menos um episódio desse tipo de dor na vida.

Essa dor pode ser leve, moderada, intensa, rápida ou constante. Existem várias causas, fatores de risco e principalmente uma série de ações que podem prevenir o surgimento dessa incomoda dor.

Essa dor, pode ter origem na coluna vertebral, na musculatura, nervos ou partir de estruturas de outras regiões, como dentes, articulações e até mesmo de determinados órgãos internos.

Principais Causas

Existem uma série de fatores que podem levar o surgimento dessa irritante e estressante dor. Entre as principais causas da dor nas costas estão:

  • Praticar atividades físicas de maneira errada ou com cargas muito altas;
  • Sedentarismo;
  • Má postura;
  • Lombalgias;
  • Dorsalgias;
  • Hérnias de disco;
  • Artrose;
  • Artrite;
  • Alterações na colune como escoliose, cifose ou lordose;
  • Estenose espinhal;
  • Aneurisma na aorta;
  • Síndromes de dor músculo-esquelética, como fibromialgia ou polimialgia
  • Infecções em determinados ossos da coluna vertebral;
  • Quedas;

Note os dois primeiros itens da lista. O sedentarismo e as atividades físicas realizadas sem orientação ou de forma exaustiva são vilões da dor nas costas que podem ser vencidos de forma simples. Nosso corpo foi feito para estar em movimento e você já deve saber que o sedentarismo é prejudicial para a saúde. O que você talvez ainda não saiba é que existe um mito. Esse mito diz que fazer muito exercício é a solução para perder peso e parar de sentir dor.

Eu explico para as minhas alunas do projeto Viver Magra em 7 semanas que o que realmente faz bem para a saúde e traz resultados, tanto para o emagrecimento quanto para a dor nas costas, é o movimento efetivo. Os Movimentos Efetivos são um conjunto de exercícios inteligentes que você pode fazer em casa, de forma rápida e eficaz, sem que o trabalho, os afazeres domésticos ou seus filhos te impeçam.

Saiba mais...
Para saber mais sobre o projeto Viver Magra em 7 semanas e os Movimentos Efetivos, clique aqui.

É possível que uma série de distúrbios intra-abdominais, ou seja, dentro da região do abdome também possam contribuir para que esse tipo de dor surja das mais variadas formas.

Entre os distúrbios de saúde que normalmente ocasionam dores nas costas estão: Apendicite; problemas renais, como cólicas e cálculos, por exemplo; pedra na vesícula; infecções urinárias, endometriose; alguns tipos de câncer, como o ovariano, cistos e também torção testicular.

Dicas Para Evitar Ou Então Reverter Essas Dores

Como se sabe, é alto o número de pessoas que sofrem com esse tipo de dor, e muito frequentemente eu recebo queixas de minhas alunas da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são as dicas para evitar ou então fazer com que a dor nas costas despareça?

Eu respondo que há uma série de atitudes que podemos tomar para evitar que essas dores atrapalhem nosso dia a dia. Separei a seguir algumas das que julgo serem as melhores opções para diminuir ou reverter os níveis de dores. Confira.

Mantenha a boa postura

Nossa coluna possui uma curvatura natural, que chamamos delordose lordose, que se caracteriza por ser uma leve concavidade em nossas costas. Ao nos mantermos em posição neutra, automaticamente estamos mantendo essa curvatura natural de nossa coluna.

Por isso sempre prego que para andar, sentar e até mesmo deitar, devemos manter essa boa postura, ela protege a coluna das dores e de uma série de problemas, como hérnias de disco e escoliose, por exemplo.

Se você trabalha sentado, faça alguns intervalos

Levantar-se de tempos em tempos, caso você trabalhe sentada é essencial para diminuir a sobrecarga da coluna. Após alguns segundos em pé, alongar-se esticando o corpo para cima e para trás e respirar profundamente é um verdadeiro alivio para toda a coluna.

Gosto de dizer às minhas alunas para que evitem inclinar o tronco para frente, pois esse movimento sobrecarrega a coluna como se estivéssemos sentados.

Musculação pode ser de grande ajuda

Embora muitos associem a musculação como uma atividade físicamassa muscular para ganho de massa muscular, ela está longe de ter apenas essa utilidade.

A musculação auxilia na criação de tônus muscular, ou seja, deixa a musculatura mais forte para aguentar os percalços do dia a dia. Isso ajuda a estabilizar algumas articulações, além de garantir ao praticante uma postura mais adequada.

Por isso praticar musculação com uma orientação correta, pode ser uma ótima maneira de combater a dor nas costas.

Alimentação Também Pode Combater Dores Nas Costas

Este é um grande segredo que quero compartilhar com você. Embora pouca gente ainda acredite na eficácia de alimentos e até mesmo alguns suplementos vitamínicos com relação ao alivio de dor, eles podem realmente ser eficazes no combate aos incômodos do dia a dia.

No treinamento Viver Magra em 7 Semanas eu ensino para as minhas alunas quais alimentos são aliados da nossa saúde e quais são os grandes inimigos que estão te deixando doente. Nele você encontra um guia de compras bem prático para te auxiliar a colocar no carrinho o que realmente faz bem.



Listei aqui alguns alimentos e vitaminas que podem aliviar a dor nas costas e devem fazer parte de nossa alimentação.

Alimentos lácteos

Os alimentos lácteos, como o nome já sugere são derivados do leite, portanto automaticamente contém cálcio em sua composição.

O cálcio é importante para a saúde dos ossos, além de ser responsável pelo processo de contração de nossa musculatura. Por isso ingerir alimentos como iogurtes, queijos, leites e até mesmo kefir, pode prevenir uma série de dores.

Os alimentos lácteos, como o nome já sugere são derivados do leite, portanto automaticamente contém cálcio em sua composição.

O cálcio é importante para a saúde dos ossos, além de ser responsável pelo processo de contração de nossa musculatura. Por isso ingerir alimentos como iogurtes, queijos, leites e até mesmo kefir, pode prevenir uma série de dores.

Atenção!
Recomendamos que você assista GRATUITAMENTE os quatro vídeos essenciais para entender qual a melhor forma de emagrecer, se exercitar e adotar uma vida saudável.

Açafrão

O açafrão é uma raiz da família do gengibre que possui entre muitos benefícios o poder de ação anti-inflamatória.

Como se sabe, muitas vezes a dor nas costas é causada por algum processo inflamatório, portanto, ingerir de maneira constante essa raiz, pode tanto prevenir o surgimento das dores, como eliminá-las de vez.

Vitamina D

é de suma importância para renovação óssea, uma vezfixação em cálcio que ela é responsável pela fixação de cálcio em nossos ossos.

Para que ela seja sintetizada é preciso que nos exponhamos ao sol, ao menos cerca de 15 a 20 minutos diariamente. Caso isso não seja possível, podemos obtê-la através de alimentos como sementes oleaginosos e peixes gordos.

Caso você não tome sol, nem ingira alimentos que possam auxiliar na síntese dessa vitamina, então a suplementação com orientação de um profissional será necessária.

A vitamina D ao auxiliar a fixação de cálcio nos osso, os torna mais firmes e fortes, evitando uma série de problemas que podem causar dor nas costas, como a osteoporose, artrite ou artrose, por exemplo.

Conclusão

Uma alimentação inteligente é de suma importância no combate aqualidade de vida esse tipo de dor. Além disso prezar por hábitos qualitativos também é capaz de evitar as incomodas dores nas costas.

Ter uma boa noite de sono, ingerir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas de maneira regular são ótimas maneiras de ter mais qualidade de vida e viver longe de todo e qualquer tipo de dor.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Alexandre Andrade Machado

    Adorei os temas expostos e sei que acompanhando suas palestras em breve estarei dando meu depoimento de alívio pois sinto dores horríveis nas costas e pernas e quero acreditar nos seus ensinamentos

    • suporte@drrocha.com.br

      Com toda certeza, Alexandre.
      Estaremos esperando o seu depoimento, hein?!

      Equipe Dr. Rocha.

  2. Justa Medeiros

    Olá bom dia.
    É primeira vez que tive acesso a esta página, este conteúdo. Sinto dores constantes e terríveis nas costa, fibromialgia, vértebras prensadas, obesidade, entre outras. Mesmo sem esperanças de alivio para as dores seguirei todas as dicas buscando um conforto. Espero em breve poder testemunhar a minha evolução e melhora. A noite assistirei os videos e lerei novamente sobre os assuntos principalmente as dores nas costa. Até breve.

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Justo. Tudo bom?

      Siga as dicas do artigos, regule sua alimentação através de uma alimentação estratégica e, brevemente, os resultados serão perceptíveis.
      Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo e-mail suporte@drrocha.com.br

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Justa Medeiros

    Sim adorei a pagina e quero segui-la.

  4. Ivaalvesguimaraes

    Assuntos maravilhosos.
    Esclarecedores.
    Somente o Dr Rocha para nos ensinar com critério à luz da ciência estas sabedorias.
    Obrigada.

    • suporte@drrocha.com.br

      É ótimo ler isso, Iva 😉
      Qualquer dúvida é sé perguntar.

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário