O que é Embolia Pulmonar e como Tratar esse Problema

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando, como vocês estão?

Hoje venho até vocês para trazer informações sobre uma condição de saúde que pode ser grave e ter sérias consequências: a embolia pulmonar.

 

O Que é Isso?

infarto pulmonarA embolia pulmonar é popularmente conhecida como infarto pulmonar. Ela é uma condição de saúde grave e ocorre quando os vasos do pulmão são bloqueados, impedindo a passagem de ar.

De maneira comum, a embolia pulmonar é ocasionada por moléculas de gordura, fragmentos de ossos fraturados, bolhas de ar ou até mesmo coágulos que são originados em membros inferiores.

A embolia pulmonar, é uma complicação um tanto quanto comum da trombose.

Causas

causas infartoA causa mais comum de uma embolia pulmonar se dá pela presença de um coágulo em uma artéria de grande calibre, impedindo a passagem de sangue e consequentemente de oxigênio para o pulmão.

Esses coágulos causadores de embolia, geralmente tem origem em veias dos membros inferiores, como pernas, pélvis e quadril.

Os coágulos provenientes de tromboses também colaboram para essa condição de saúde. Embora seja mais raro, um processo de coagulação oriunda de procedimentos cirúrgicos também pode causar o problema.

Além de coágulos, partes de placas de gordura, parasitas, pedaços de ossos fraturados, células cancerosas, bolhas de ar e fragmentos de cálcio que se desprendem de artérias causam embolia pulmonar.

Fatores de Risco

Algumas condições de vida e de saúde, tais como hábitos e situações genéticas podem facilitar a ocorrência de embolia pulmonar. Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa condição de saúde estão:

Sintomas

tonturaNa maioria das vezes que falo sobre alguma doença, ou condição de saúde, minhas alunas ficam eufóricas para que eu aborde os sinais desses problemas. Sendo assim, novamente fui questionado da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são os sintomas de embolia pulmonar?

Os sintomas dessa condição de saúde são variáveis, dependendo diretamente da quantidade de artérias bloqueadas, até mesmo quais partes do pulmão podem estar envolvidas. Quem sofre com esse tipo de problema apresenta:

  • Dor aguda ou sensação de queimação sobre o esterno – osso no centro do nosso peito;
  • Tosse ou escarro com presença de sangue;
  • Respiração acelerada;
  • Frequência cardíaca alta;
  • Dificuldade momentânea de respirar;
  • Ansiedade repentina;
  • Alteração da coloração da pele, tornando-se arroxeada por conta da falta de oxigênio;
  • Tontura;
  • Pele fria;
  • Suor frio;
  • Dores na perna seguidas por inchaço e vermelhidão;
  • Desmaio;
  • Pressão baixa;
  • Respiração ofegante.

Na presença desses sintomas, deve-se correr ao hospital.

banner viver nature

Fazendo o Diagnóstico de Embolia Pulmonar

Durante a consulta, o médico fará um exame físico e solicitará alguns exames específicos com a finalidade de realmente diagnosticar. As solicitações mais comuns nesse caso são:

  • Exames de sangue;
  • Exames de imagem;
  • Exames pulmonares;
  • Exames cardíacos.

exames cardíacosOs exames de sangue possuem como objetivo encontrar alterações em níveis de oxigênio. Um dos testes mais comuns é o de gasometria arterial. Já os exames de imagem, possuem como finalidade encontrar alguma obstrução em veias e artérias pulmonares que possam estar causando o problema.

Perfusões pulmonares, varredura de ventilação e angiografia pulmonar são capazes de observar e encontrar sinais de embolia nos pulmões. Por fim, exames cardíacos, como o ecocardiograma podem identificar alterações cardíacas como arritmias sugestivas de embolia pulmonar.

Tratamento

O atendimento rápido é primordial para que o paciente não sofra com complicações ou sequelas. Existem duas maneiras de se tratar. São elas:

  • Uso de medicamentos;
  • Cirurgias.

Medicamentos

A maneira mais comum de se reverter um quadro dessa doença se dá por meio do uso de medicamentos como trombolíticos e anticoagulantes. Sua finalidade de uso é dissolver coágulos sanguíneos.

O Atrovent, Aerolin, Acetilcisteína, Coumadin, Ares, Eliquis, Acebrofilina, AAS são os fármacos mais utilizados.

 

Cirurgias

Caso os medicamentos não surtam o efeito desejado, médicos podem optar por intervenções cirúrgicas.

Nesse tipo de cirurgia, coágulos, bolhas de ar, placas de gordura podem ser removidas mecanicamente. Além disso, podem ser utilizados cateteres que agem como um filtro que impede a chegada de coágulos provenientes de diferentes localidades do corpo até o pulmão.

Complicações

avc hemorragicoDr. Rocha, quais são as complicações que um quadro de embolia pulmonar pode causar?

A pior complicação que é que esse tipo de problema pode causar é o óbito. Quando essa condição de saúde é tratada de forma rápida e eficaz, as chances de morte diminuem muito, por isso a necessidade de se buscar ajuda médica quando os sintomas surgirem.

Em outras situações, a embolia pulmonar pode causar alterações na pressão dos pulmões, fazendo com que o coração tenha que trabalhar de maneira mais árdua na tentativa de reverter o problema. Embora seja rara, essa situação pode causar infarto.

Outras complicações provenientes do problema são:

  • Pressão alta;
  • AVC hemorrágico;
  • Isquemias;
  • Mal funcionamento renal;
  • Trombose crônica.

Prevenindo…

prevenindo exercício físicoA principal forma de prevenir a embolia se dá através de uma vida mais saudável. Alimentar-se de modo estratégico, ou seja, sem alimentos ricos em carboidratos, dando preferência para gorduras de qualidade, vegetais verdes folhosos e proteínas de alto valor biológico evitam acúmulo de gordura corporal que podem entupir vasos sanguíneos.

A prática de atividade física também potencializa a elasticidade de vasos sanguíneos e fortalecem os pulmões, diminuindo as chances de ocorrência dessa condição de saúde.

Abandonar hábitos como o consumo excessivo de álcool e também o tabagismo contribuem de modo amplo para a não ocorrência de embolia. Em casos de longas viagens de carro, trem, ônibus ou avião, evite ficar sentado na mesma posição por um período superior a quatro horas.

Como é fácil perceber, prevenir a embolia pulmonar é mais fácil do que muita gente imagina.

Para entender melhor como utilizar a alimentação para salvar vidas e blindar o corpo de doenças, faça parte do Portal Dr. Rocha com Você. Clique aqui para participar de um treinamento gratuito. Espero você lá.

 

Ainda possui alguma dúvida sobre embolia pulmonar? Deixe um comentário que minha equipe irá responder o mais rápido possível. Essa é uma ótima forma de trocarmos informações inteligentes.

Com isso, chegamos ao fim de mais um conteúdo.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, sorte, amor e felicidade.

Encontro com vocês no próximo artigo.

Grande abraço.

assinatura dr. rocha

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Darlene de Fátima Carvalho

    Boa tarde.
    Achei o conteúdo bem interessante.
    Pois no meu caso já tive problema com tromboze.
    Graças a Deus hoje estou bem.
    Meus exames tudo excelente.
    Abraço
    Darlene Carvalho.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou, Darlene! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Maria Pessoa

    Ameiiiii
    Deus é contigo

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. João Gustavo Emiliano do santo

    Boa noite

    Estou com grande problemas com médicos do meu convenio, um manda para outra especialidade e tenho sintomas iguais como, vermelhidão, respiração ofegante, arritmia mas todos medicos dizem é psicológico alguém pode por gentileza me ajudar

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, João.
      Infelizmente não temos como avaliar o seu quadro clínico, apenas um médico presencial poderá te ajudar!
      Equipe Dr. Rocha

  4. Cristiane

    Boa noite, dr.(o) Rocha, minha mamae, veio a falecer desta doenca, em janeiro de 2017, muito, muito triste,o hospital que ela estava era convenio, nao descobriram logo, foram achar que era a cabeca ela tinha tumor hipofisario, mais nao souberam diagnosticar e veio a obito, tive que pedir para fazer autopsia, e acabou dando infarto pulmonar, tinha 69anos, mais consequentemente o tumor que tinha ajudou, choro quando vejo falar de embulia pulmonar e tumor de hipofise, muita,muita saudade e dor, sinto por nao tela comigo mais .

    • suporte@drrocha.com.br

      Meus sentimentos, Cristiane.
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Raimundo rocha

    Prezado Dr.Rocha

    Fiquei absorto com a total clareza dos assuntos aqui expostos. Fala de forma simples e bastante compreensíveis. Sinais e sintomas é muito bom para não sermos pregos de surpresas por outras patologias.Continue mantendo me informado sobre esse lindo e maravilhoso universo da prevenção e promoção.Att.Raimundo Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pela confiança, Raimundo!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Suely

    A matéria é extraordinária, todos deveriam saber dos riscos.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado, Suely!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Maria Edithe

    Ótimo texto, muito obrigada.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Solange Correia

    Parabéns, sensacional !
    Grata.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Diógenes Fonseca

    Agradeço pela explicação.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Nicole Dias

    Sempre sou surpreendida com essas doenças

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  11. Maridalva j Santos

    Parabéns Dr. curso faculdade a 4 anos em nutrição e se eu quizer aprender desse assunto embolia pulmonar só aprendi com curiosidade própria pois a faculdade nunca trouxera esse assunto tão vasto e preciso para uma humanidade carente de tudo que é bom.
    obrigada por nós ensinar mais um pouco do que aprendeu um dia.
    Deus abençoe.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pela confiança, Maridalva!
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário