Enxaqueca → Como Se Livrar de Vez das Dores

Olá, Hoje eu quero falar hoje sobre um assunto muito importante para você que é mulher. Por isso, nosso tema será a Enxaqueca.

Na minha experiência clínica eu tenho acompanhado o sofrimento das mulheres com o problema dos sintomas desse problema. As causas são diversas, mas nesse artigo eu quero conversar com você sobre a relação entre enxaqueca, emagrecimento, dietas da moda e alguns alimentos que podem desencadear as crises.

 

dor de cabeça

As enxaquecas são responsáveis hoje por um imenso prejuízo para centenas de milhares de mulheres no Brasil.

São dores intensas, pulsáteis, geralmente de um dos lados da cabeça e podem vir acompanhadas de náuseas, vômitos e pioram com barulho e luminosidade.

São muitas vezes dores incapacitantes que prejudicam no trabalho, nos estudos e nos momentos de lazer. Isso causa muito desconforto e sofrimento. No caso das dietas da moda, a situação pode se agravar.

Isso porque a imensa maioria dessas dietas são do tipo que restringem calorias.

Há uma contagem de calorias e essa restrição já pode desencadear crises, além de não trazer nenhum resultado para emagrecer e permanecer magra a longo prazo, geralmente causando o temido e conhecido efeito sanfona além da pessoa ficar malnutrida.

No vídeo abaixo você encontra mais dicas de como prevenir esse problema.


É muito importante ter cuidado com qualquer dieta adotada para emagrecer. Outro ponto é que ao parar a dieta, todo esforço é perdido.

Por isso eu recomendo o treinamento que eu criei que foca em adotar um estilo de vida saudável e natural. Nesse treinamento você não precisa ficar preocupada em contar cada caloria. E você ainda vai poder comer pratos que eu acredito que você deve gostar, como carne vermelha. Se interessou? Para receber mais informações clique aqui.

 

O que causa esse problema?

Outra causa muito comum de enxaqueca associada alimentação é ingestão de alimentos que podem desencadear crises ou mesmo a deficiência de algum mineral, como veremos a seguir.

Algumas mulheres apresentam uma sensibilidade maior a alguns alimentos e estes podem desencadear crises, como é o caso do amendoim, dos laticínios (queijos, iogurtes adoçados e outros) e até chocolate.

Atendi uma paciente que sofreu durante 15 anos e já havia até perdido as esperanças, havia consultado todos especialistas que só prescreviam medicamentos e não solucionava a causa.

Descobri com ela que as dores eram desencadeadas por queijos diversos que ela sempre comia e nunca havia suspeitado. Foi só retirar que as dores se foram (e não, não receitei nenhum remédio específico para isso, rs).

farináceos de trigoO glúten é uma proteína presente principalmente no trigo e em todos alimentos que são farináceos de trigo (pães, massas, macarrão, etc) e causa uma série de problemas ao corpo, inclusive é causa comum de desencadear crises de enxaqueca em mulheres.

Tenho vários casos de pacientes e alunas do Projeto Viver Magra em 7 Semanas ou do livro digital Emagreça Com o Dr. Rocha, que retiraram o glúten da alimentação e em pouco tempo deixaram de ter essas crises de enxaqueca.

Outra causa comum de enxaquecas em muitas mulheres é o desequilíbrio hormonal, podendo ocorrer de forma muito frequente no período perimenstrual  (um pouco antes, durante e logo após a menstruação) e também por estresse, consumo exagerado de álcool, açúcar, amido, além do sedentarismo ou falta de sono.

Para entender como alguns alimentos prejudicam a sua saúde e descobrir quais hábitos alimentares podem blindar você de várias doenças, eu recomendo o portal online Dr. Rocha com Você. Nele falo de todos os problemas causados pelo trigo. Esse alimento é um grande veneno, Se possível, retire de vez da sua alimentação.

Tratamento 

A deficiência de vitamina B também pode causar enxaquecas. Outro mineral que é tão importante que vou em breve escrever um artigo a respeito dele é o magnésio.

O magnésio é fundamental para várias atividades do corpo e muitas mulheres apresentam deficiência de magnésio no organismo, que pode causar uma série de problemas para a saúde, inclusive essas dores.

Atendi recentemente uma paciente que já havia procurado todos os neurologistas e inclusive estava fazendo um tratamento de acupuntura comigo.

Sua enxaqueca era muito frequente, cerca de três vezes por semana. Ela inclusive já havia perdido um grande cargo como executiva por conta desse problema. Também já estava apresentando crises depressivas por conta disso, afinal não conseguia nem namorar.

Atendi recentemente uma paciente que já havia procurado todos os neurologistas e inclusive estava fazendo um tratamento de acupuntura comigo.

Sua enxaqueca era muito frequente, cerca de três vezes por semana. Ela inclusive já havia perdido um grande cargo como executiva por conta desse problema. Também já estava apresentando crises depressivas por conta disso, afinal não conseguia nem namorar.

Iniciamos um tratamento de acupuntura que trouxe certo alívio, mas o que resolveu o problema como num passe de mágica foi a suplementação de magnésio.

Ela nunca mais teve crises e essa era a causa principal.

Por último eu quero dizer que o problema das enxaquecas é complexo e são muitas causas possíveis. Mas alimentação com certeza é um fator muito importante, senão o mais importante.

Portanto, “comei e vigiai”, rs.

Brincadeiras a parte, fique sempre de olho em sua alimentação. Ela é a base fundamental para manter um emagrecimento sustentável e verdadeiro, ao longo do tempo.

Está em suas mãos!

Perguntas e Respostas

Existem algumas perguntas específicas que recebo sobre as dores de cabeça, especialmente enxaqueca. Veja-as abaixo e, caso sua dúvida não esteja aqui, deixe nos comentários.

  • Existe alguma dieta específica para acabar com o problema?
    Não existe. Cada caso é único e deverá ser avaliado pelo neurologista. Mas existem alguns alimentos que predispõem a um maior risco de desencadear uma crise. O trigo é um dele (devido ao glúten). Alguns queijos e até chocolate, dentre outros. Descobrir qual é o alimento que desencadeia é fundamental e retirá-lo da alimentação para prevenir novas crises.
  • Quais são boas fontes de magnésio para aliviar essa dor?
    O ideal é suplementar, pois os alimentos ricos em magnésio (hortaliças, banana, dentre outros) atualmente estão pobres deste mineral, devido ao empobrecimento do solo (pesticidas, queimadas, etc) e também ao processamento de boa parte desses alimentos pela indústria. Os suplementos são vários: cloreto de magnésio, citrato de magnésio, magnésio dilamato, dentre outros.
  • Quais são boas fontes de vitamina B?
    As fontes naturais de vitaminas do complexo B são: carnes diversas, miúdos (fígado, moela, etc), hortaliças (de preferência verdes) dentre outras.
  • Que alimentos posso tentar retirar de minha dieta para evitar crises?
    Para identificar qual o alimento desencadeia as crises de enxaqueca, é necessário ir retirando um por um. Os mais comuns são o glúten (trigo), amendoim, laticínios (principalmente queijos) e em alguns casos até chocolate.

Como fazer para descobrir se algum alimento específico está causando a enxaqueca? Apenas um neurologista pode descobrir?
Descobrir qual alimento causa o mal pode representar um desafio, pois isso acontece testando cada um deles. O neurologista pode ajudar, mas não é só ele que pode descobrir.

Como eu sei se minha enxaqueca é causada por falta de magnésio no corpo?

A deficiência de magnésio não pode ser detectada no exame de sangue. Mas boa parte da população hoje está deficiente de magnésio, pois estão muito estressadas e se alimentam muito mal. Entre os alimentos mais prejudiciais estão: farináceos de trigo, açúcar, etc. E suplementar com magnésio traz uma série de benefícios. Se houver uma melhora das crises após a suplementação seria um sinal sugestivo de que esta enxaqueca é por deficiência de magnésio.

  • Além de falta do magnésio, existe alguma vitamina ou alimento, que o organismo sente falta e causa o problema?
    Sim. Consumir grandes quantidades de café (acima de 4 a 5 xícaras de café expresso), ficar muito tempo sem comer (jejum prolongado) e consumo de álcool são fatores que podem desencadear crises de enxaqueca. Isso não quer necessariamente dizer que desencadeiam. Deficiência de vitaminas do complexo B também estão associadas com maior número de crises.
  • Para descobrir se a dor é causada pelos problemas hormonais, devemos apenas observar o período pré-menstrual, ou existe outra forma?
    Algumas enxaquecas estão intimamente associadas com o período pré-menstrual e essa observação é a melhor forma de detectá-las, não havendo exames para isso.
  • Você citou a acupuntura como um possível método de tratamento, existe mais algum meio, além do uso de remédios?
    Sim, cultivar uma prática moderada de atividade física, evitar consumo excessivo de álcool e café, adotar uma alimentação estratégica, suplementar magnésio, praticar yoga (melhorar a respiração) são outras medidas que contribuem para a redução das crises, que é uma doença multifatorial (causada por vários fatores).

Vou ficando por aqui, um forte abraço e até o próximo artigo!

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Elissandra valentim

    Ameeeeei…. esse artigo. Sempre sofri com esse problema de enxaqueca. Mas depois que adquiri o seu método: Emagreça com Dr. Rocha, nunca mais senti. Na verdade, nem sei qual dos alimentos que comia me causava as enxaquecas. A certeza que tenho é que a causa era sem dúvida a alimentação. Já cheguei a tomar quatro analgésicos em um dia só, por conta das enxaquecas. E hoje, nem lembro mais a última vez que tomei.

  2. rosa licia figueira da silva

    DRT esse magnesio é bom para que , e compro em casa de prudutos naturas

    • lia

      Compra em farmacia de manipulação

  3. Maggie Bradbury

    Amo ler seus documentários. Isso é uma lição pra nossa vida!!! Vc é fantastico!!!

  4. Edivania Belarmina De Oliveira

    Dr ROCHA TODOS OS SEUS COMENTARIOS SÃO UMA PRECIOSIDADE PARA MIM. EU TENTO CUIDA DE MINHA ALIMENTAÇÃO DO JEITO QUE POSSO NA VERDADE NÃO SOU GORDA NA VERDADE EU SOU NORMAL O QUE NA VERDADE O QUE TEM CAUSADO UMA CERTA PREOCUPAÇÃO E OS TAMANHOS DAS MINHAS MAMAS ,TENHO 50 ANOS E DESDE OS VINTES ANOS QUE OBSERVO SEU CRESCIMENTO NUNCA TIVE CORAGEM DE RECORRER A CIRURGIA,EMBORA MUITAS VEZES EU PENSEI QUE TEM A VER COM ALGUM ALIMENTO. O DR PODERIA ESCLARECER SE POSSIVEL OBRIGADA.

  5. Jéssica Fernanda Silva Policarpo

    Dr. Adorei , vou colocar em prática espero não precisar mais de remedios. A 11 anos trás tive um cisto aracnóico foi retirado e hoje ainda sofro com dores de cabeça fortes. Realizei uma ressonância magnética para acompanhamento e por conhecidência encontrei a mesma doutora que realizou a cirurgia a 11 anos atras, ela disse que essas dores nao tem ligação com o cisto porém a rea dica mais sensível sim …enfim me passou amytril 10 mg para tomar e vamos ver como vou passar esse mês e fazendo o diário da enxaqueca . Quero muito me livrar dessa dor terrível já cortei tudo que pode causar a enxaqueca não sei mais o que fazer esse remédio sta sendo a última saída mesmo sabendo que é um antidepressivo e nunca tomei esse tipo de remédio que até me assusta só de falar. Muito bom este artigo tirei todas as minhas dúvidas e vou tentar mais uma vez mudar a alimentação mesmo comendo o mais natural possível.

  6. simone

    oi que legal parabens por ajudar tantas pessoas

  7. Eulália Silva

    Boa noite Dr. Rocha, graças a Deus não sofro, ou é muito raro,
    Deus o abençoe

  8. ELY JUSTO PIMENTEL

    DR ROCHA, SOU SEU CLIENTE E O CONSIDERO UM AUTÊNTICO PROFISSIONAL, NÃO TENHO DÚVIDA DA VOSSA LEALDADE, POR ISSO, NESTE MOMENTO, QUERO SER O SEU SENSOR; ISTO É; NO LANÇAMENTO DO SEU PORTAL, DETECTEI UMA FALHA QUE PODE NÃO SE HARMONIZAR COM SUA PROPOSTA, A SUA PARCEIRA PAGUE SEGURO, ESTÁ NEGANDO A OPÇÃO PAGAR POR BOLETO E ISTO PODE LHE PREJUDICAR, NINGUÉM TROPEÇA NA PEDREIRO, MAS SIM NAS PEQUENAS PEDRAS. EU POR EXEMPLO. DESFIZ UMA COMPRA. POR SER LUDIBRIADO AO COMPRAR PARCELADO, POR FACULTAREM, E ME DEBITARAM EM UMA ÚNICA VEZ. ORA SE O DR ZELA POR NOSSA SAÚDE. É DEVER NOSSO, ZELAR NOS MÍNIMOS DETALHES POR VOSSA IMAGEM, ABRAÇOS ELY.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Ely, tudo bom?!

      O que ocorre é que atualmente o portal é de assinatura, e dessa forma o site que administra nossas compras permite que seja realizado a comprar pelas pelo cartão de crédito. Qualquer dúvida, ou sugestão, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe treinada e pronta para lhe auxiliar.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário