Escoliose → Como Combater Dores e se Livrar dessa Doença!

Olá, como vocês estão?

Aqui mais uma vez é o Dr. Rocha falando. Hoje trago uma série de informações sobre um problema de saúde temido e doloroso que pode acometer um grande número de pessoas. Me refiro a escoliose.

Você sabe o que é isso?

A escoliose é um problema de saúde que acomete diretamente nossa coluna vertebral. Trata-se de um desvio das vertebras que podem ocorrer tanto para o lado direito, quanto para o lado esquerdo, fazendo com que a coluna fique em forma de um C ou de um S.

Essa condição de saúde, geralmente causa muitas dores e desconfortos, gerando perda de qualidade de vida.

Diferentes Tipos e Causas

Existem diferentes tipos de escoliose. São eles:

• Congênita;
  • Neuromuscular;
  • Idiopática.

A seguir, falarei resumidamente sobre cada uma delas e explicarei também, quais são suas causas.

Escoliose congênitaEscoliose congênita

Como o nome já diz, esse tipo de escoliose se desenvolve quando o feto ainda está no ventre da mãe.

A escoliose congênita ocorre por conta de problemas na formação das vertebras, ou então, devido à fusão incorreta dos ossos da coluna. Neurologistas e ortopedista afirmam que, a fusão das costelas durante a formação fetal contribui diretamente para a ocorrência desse tipo de escoliose.

Escoliose neuromuscular

Essa variação de escoliose é causada por alterações neurológicas, como paralisia cerebral, distrofia muscular e até mesmo poliomielite que favorecem a ocorrência de fraqueza muscular.

Com a musculatura debilitada, há pouca movimentação corporal. Isso contribui para a ocorrência de catabolismo muscular generalizado, fazendo com que a coluna vertebral não se mantenha alinhada.

Escoliose idiopática

A escoliose idiopática não possui causas totalmente conhecidas pelos médicos. Essa variação da patologia possui quatro subdivisões.

• Infantil – acometendo crianças do nascimento aos 3 anos;
  • Juvenil – entre os 3 e 9 anos de idade;
  • Adolescente – dos 10 aos 18 anos de idade;
  • escoliose idiopáticaAdulta – a partir dos 18 anos de idade.

Profissionais de saúde afirmam que problemas genéticos, e as complicações durante o período gestacional podem causar o surgimento desse tipo de escoliose.

Desconfortos musculares, corpo inclinado para um lado (esquerdo ou direito), uma perna aparentemente maior do que a outra, são sinais clássicos de escoliose idiopática.

Principais Sintomas

sintomas escolioseQuando falo sobre alguma patologia que pode acometer crianças, minhas alunas usualmente ficam preocupadas. Como mães, isso é natural. Sendo assim, fui questionado da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são os principais sintomas de escoliose?

As suspeitas de escoliose surgem, de modo normal quando os pais notam alterações na anatomia de seus filhos. Geralmente, um ombro maior do que o outro e a inclinação na pélvis são os principais sinais de que algo possa estar errado.

Entretanto, os principais sintomas de escoliose são:

• Assimetria da coluna, perceptível quando o paciente dobra o tronco para frente;
  • Quadril ou ombros “tortos” entre si, um ombro mais alto do que o outro, ou uma perna parecer mais comprida do que a outra;
  • Coluna vertebral envergada para qualquer lado;
  • Hipotonia muscular;
  • Desconfortos musculares generalizados, principalmente na região das costas.

Fazendo o Diagnóstico

avaliação físicaDurante a consulta, o médico irá fazer uma anamnese detalhada a fim de averiguar os sintomas relatados. Feito isso, um exame físico na coluna é o próximo passo. Utilizando testes simples, será possível encontrar sinais da patologia.

Além de avaliação física e anamnese, testes neurológicos, envolvendo avaliação de força muscular também podem ser usados.

A parte final do diagnóstico, ocorre através de exames de imagem. Ressonância magnética, tomografia computadoriza e raio-X podem mostrar precisamente o grau do problema e com isso, auxiliam de modo significativo no tratamento da doença.

Prevenindo a Escoliose e Acelerando o Tratamento com Multi Calcium

Estruturas ósseas e cartilaginosas precisam de cálcio e vitamina D para se manterem funcionando. Compostos que estão presentes no Multi Calcium.

A oferta adequada de ambos os compostos, é fundamental para bom funcionamento articular de toda a coluna vertebral, diminuindo as chances de escoliose atingirem altos graus e com isso comprometer diretamente qualidade de vida de quem for acometido pelo problema.

O magnésio, mineral presente no suplemento, também é de grande valia, uma vez que auxilia na manutenção dos estoques de cálcio no organismo.

Enquanto o zinco, que também está presente no Multi Calcium, participa ativamente das reações de controle do nosso organismo.

O consumo de Multi Calcium protege a coluna vertebral de sofrer ações desse problema, assim como acelera o processo de tratamento.

Partindo para o Tratamento

O tratamento depende basicamente da causa, do tipo e do grau de curvatura da escoliose. Dentre as principais maneiras de tratar o problema estão:

• Uso de coletes;
  • Cirurgia.

Uso de coletes

Também chamados de órteses, os coletes visam retardar a progressão da curvatura, principalmente em crianças em fase de crescimento.

Cada tipo de colete possui diferenças entre si. Dois pacientes com o mesmo tipo de escoliose podem utilizar modelos distintos. O período de utilização e o modelo a ser utilizado, são indicados pelo médico.

Cirurgia

A cirurgia é um tipo comum de tratar a escoliose. O momento apropriado para intervenção cirúrgica é variável.

cirurgia da colunaÉ relativamente comum que médicos optem pela cirurgia somente após o crescimento do paciente ter cessado, mas cada caso é único. Colunas que apresentem curvaturas com ângulos superiores a 40 graus, usualmente são operadas.

A cirurgia possui como objetivo fazer com que as vértebras se encaixem adequadamente umas às outras. É comum que hastes de metal sejam presas com parafusos e ganchos até que os ossos se recuperem, para que a coluna não fique desalinhada.

Após a realização de cirurgias, é comum que pacientes façam uso de coletes para manter a coluna em linha reta e acelerar o processo de recuperação.

Convivendo com o Problema…

Geralmente, as limitações do tratamento afetam o lado emocional dos pacientes, principalmente no caso de crianças e adolescentes. Fazer uso de um colete, pode afetar de modo direto a autoestima, por isso, apoio, carinho e paciência são fundamentais.

fisioterapiaFisioterapia, musculação, natação e hidroginástica quando orientados de modo profissional, também evitam o agravamento do problema. A maioria dos casos são tratados demonstram resultados satisfatórios.

Se você foi diagnosticado com Escoliose, aposte nos alimentos como forma de reverter esse problema. Medicamentos são caros e trazem uma série de efeitos colaterais. Opte pelo natural e fortaleça ainda mais sua saúde.

Caso você queira receber mais informações sobre como prevenir e tratar doenças por meio da alimentação estratégica, sem precisar ingerir vários remédios por dia, basta clicar no botão abaixo e se cadastrar.

Ao se cadastrar no meu Portal “Dr. Rocha Com Você”, você terá acesso a informações de elevado nível de evidência científica que irão revolucionar a sua qualidade de vida e te fornecer muito mais saúde.

Você vai aprender a se cuidar sozinho, vai se livrar dos remédios desnecessários e sentir na pele os resultados.

Com isso finalizo mais um conteúdo inteligente.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando a todos amor, paz, sorte e muita felicidade.

Nos vemos em breve.

Grande abraço.