Espinafre → Conheça Os Benefícios Deste Vegetal!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje quero falar sobre um vegetal que ganhou fama no passado por ser consumido por um marinheiro representado em um desenho animado que ganhava força sempre que o ingeria, estou me referindo claro, ao espinafre.

O Que É

O Que ÉO espinafre nada mais é do que uma erva rasteira que tem origem no centro e no sudoeste do continente asiático. O vegetal pertence à família das amarantáceas, cujas folhas geralmente são comestíveis.

Trata-se de uma planta anual, que cresce até 30 cm de altura e pode sobreviver facilmente durante o período de inverno em zonas temperadas. No Brasil, o alimento possui o nome popular de Tetragonia, mas pertence a uma família botânica ligeiramente diferente da original asiática.

Informação Nutricional

100 gramas desse incrível vegetal possui a seguinte informação nutricional:

  • Energia 23 calorias;
  • Gorduras totais 0,4 g;
  • Gorduras saturadas 0,1 g;
  • Gorduras poliinsaturadas 0,2 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 0 g ;
  • Colesterol 0 mg;
  • Carboidratos 3,6 g;
  • Fibra alimentar 2,2 g;
  • Proteínas 2,9 g;
  • Açúcar 0,2 g;
  • Cálcio 99 mg;
  • Ferro 2,7 mg;
  • Magnésio 79 mg;
  • Potássio 558 mg;
  • Sódio 79 mg;
  • Vitamina A 9.377 UI;
  • Vitamina B6 0,2 mg;
  • Vitamina B12 0,1 µg;
  • Vitamina C 28,1 mg;
  • Vitamina D 0,2 UI;
  • Vitamina K 404 µg.

Como é possível notar, o vegetal é hipocalórico, ou seja, possui poucas calorias em sua composição. O vegetal também é muito rico em fibras e de baixo carboidrato.

Além disso, como é fácil de observar, há muitos minerais e vitaminais na composição do espinafre, algo totalmente benéfico à saúde de seus consumidores, como veremos logo a seguir.

Benefícios

Na maioria das vezes que disserto em palestras ou até mesmo durante simples conversas com minhas alunas citando determinado alimento, sou bombardeado com uma série de questionamentos sobre o mesmo, e mais uma vez a história se repetiu.

Dr. Rocha, quais são os principais benefícios do espinafre para nossa saúde?

Esse fantástico vegetal, é capaz de prover uma série de incríveis benefícios a seus consumidores, separei a seguir, alguns que acredito serem os mais interessantes. Confiram:

Fonte de vitamina A

O espinafre é um alimento excelente fonte de vitamina A. Essa vitamina atua de maneira efetiva em uma série de funções básicas do organismo, entre eles no sistema ocular, além de ter influência direta no crescimento e restauração de uma série de tecidos, como a musculatura, por exemplo.

Controle do diabetes

O vegetal contém grandes quantidade de um antioxidante conhecido como ácido alfa-lipóico, que atua basicamente baixando os níveis de glicose e controlando os níveis de liberação de insulina, controlando e impedindo o avanço do diabetes.

Alguns estudos sobre esse antioxidante, mostrou diminuições nas lesões de uma série de nervos, ocasionados pela glicemia elevada, algo relativamente comum em pessoas que sofrem com a grande quantidade de glicose circulante ocasionada pelo diabetes.

Rico em vitamina K

Rico em vitamina KSabe-se que a ingestão de maneira insuficiente da vitamina K está associada a um grande risco de problemas de saúde óssea e dental.

Uma série de estudos demonstram que a vitamina K é responsável pelos benefícios do espinafre à saúde dos ossos, uma vez que essa vitamina atua como modificadora de proteína da matriz óssea.

Portanto, ingerir o vegetal com frequência evita a perda de cálcio, mantendo os ossos mais saudáveis e evitando problemas como a osteoporose, além é claro, de prevenir o surgimento de trombos, que podem resultar em obstrução de vasos sanguíneos.

Controle da pressão arterial

O elevado teor de potássio contido no vegetal, auxilia o combate à pressão alta. Isso devido ao mineral anular os efeitos do sódio no organismo.

A baixa ingestão de potássio é um grande fator de risco para o desenvolvimento da pressão alta, assim como consumir sódio de maneira excessiva.

Emagrecimento

Outro grande questionamento acerca desse vegetal, diz respeito ao seu potencial emagrecedor.

Muitas de minhas alunas, ao se depararem com a baixa quantidade de calorias que o alimento possui, automaticamente o associam à facilidade de perda de peso, e por isso me questionam Da seguinte maneira: Dr. Rocha, espinafre emagrece?

Eu respondo que em partes. E explico logo a seguir o real motivo dessa resposta um tanto quanto polêmica.

Analisando de maneira direta o espinafre, podemos afirmar, sim que se trata de um alimento que favorece o emagrecimento, uma vez que contém poucas calorias e carboidratos em sua composição, além é claro, de boas quantidades de fibras alimentares e compostos antioxidantes.

A baixa concentração de calorias e carboidratos junto a presença de boas quantidades de fibras alimentares e antioxidantes, facilita o processo de queima de gordura corporal, além de potencializar o funcionamento intestinal e favorecer a diminuição de inchaços inflamatórios – favorece de maneira exponencial a perda de peso.

Porém, como sempre costumo dizer, não existe nenhum alimento capaz de prover milagres quando o assunto é emagrecimento.

A pessoa pode ingerir espinafre diariamente, mas se não passar por um processo de reeducação alimentar e adquirir novos hábitos alimentares e também saudáveis, como prática de atividade física de maneira frequente, não haverá nenhuma perda de peso.

Por isso afirmei anteriormente, que o espinafre, em partes pode ser um alimento favorável ao emagrecimento.

Quer Emagrecer Com Qualidade? Invista Na Alimentação Estratégica

Muitas pessoas gastam tempo e energia com alternativas totalmente furadas quando o assunto é emagrecimento. Quem nunca ouviu falar da dieta da sopa? Ou então da dieta das cores, ou dos pontos? Todas loucas e sem um pingo de ciência e conhecimento médico que colocam a vida de pessoas em risco.

Para emagrecer não é necessário privação, tampouco loucuras. Uma simples alimentação estratégica é capaz de prover uma série de benefícios, sem nenhum tipo de sofrimento.

Na alimentação estratégica, os alimentos ricos em carboidratos, que favorecem o surgimento do diabetes, aumento de gordura corporal e demais problemas de saúde praticamente não são consumidos.

Os vegetais verdes folhosos ricos em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que regulam uma série de funções corporais são ingeridos em abundância. A energia fica a cargo das gorduras de qualidade.

Já a manutenção de tecidos corporais e bom funcionamento de sistema imune ocorre devido à ingestão de proteínas de alto valor biológico.

Alimentar-se de maneira estratégica garante emagrecimento duradouro, boa forma física e o mais importante de tudo: saúde. Ao alimentar-se dessa maneira os objetivos do passado – antes inalcançáveis serão apenas mera consequência.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, amor e sorte.

Gostou do texto? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Edson calvis

    Muito bom . Gostaria de saber sobre a farinha de mandioca para diabéticos

    • suporte@drrocha.com.br

      Para diabéticos não é recomendado.

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário