Exercícios Para Emagrecer → Funcionam? VEJA OS RESULTADOS!

Olá, aqui é o Dr. Rocha e neste artigo vamos falar sobre mais um assunto que traz muitas dúvidas a grande parte dos meus alunos que visam emagrecimento. Qual exercício físico é realmente efetivo para perda de peso? Quais são os exercícios para emagrecer rápido?

Exercícios para Emagrecer

É comum encontrar muitas pessoas se sacrificando com dietas altamente restritivas e de baixas calorias e ainda se matando em esteiras, bicicletas ergométricas ou até mesmo em parques e pistas de corridas. Corridas, caminhadas ou pedaladas de muito longa duração e velocidade constantemente moderada ou baixa. Será que isto é realmente efetivo para o emagrecimento?

É um paradoxo: à medida que aumenta o número de pessoas que se exercitam desta forma, há também aumento no índice de pessoas acima do peso.

Como isto é possível? O fato das pessoas estarem presas a uma rotina cansativa e duradoura de exercícios físicos, mas não estarem tendo resultados à altura do esforço praticado está trazendo muitos questionamentos quanto à metodologia de programas de atividades físicas tradicionais.

Eu chamo de atividades físicas tradicionais os exercícios aeróbicos contínuos e musculação, ambos muito praticados em programas de emagrecimento e academias.

As características dos exercícios aeróbicos contínuos geralmente são:

  • Feitos em ritmo constante, não havendo variação de velocidade;
  • Normalmente o ritmo é de moderado a leve;
  • De longa duração, podendo durar de 30 a 60 minutos;
  • Frequentes, realizados de 3 a 5 vezes por semana.

Entenda Porque Estes Exercícios Para Emagrecer Não Funcionam:

Para que exercícios aeróbios contínuos e de baixa intensidade gerem alguma perda de peso é necessário que sejam realizados em altos volumes e que sejam aliados a dietas restritivas.

No entanto, a dieta restritiva, por si só, já causaria a mesma perda, segundo estudo recente de 2014. Mas o problema é que essa combinação de dieta restritiva e altos volumes de treino estão ligados à desaceleração do metabolismo e do gasto energético nas atividades diárias o que induziria o reganho de peso com uma maior predominância na região abdominal. Ou seja, efeito sanfona.

Quais São os Exercícios Para Emagrecer e Perder a Barriga:

Exercícios Para Emagrecer e Perder a Barriga!Antes de explicar, saiba primeiramente que para obter sucesso no emagrecimento definitivo e saudável, 80% é alimentação e 20% é atividade física.

Mas esses 20% só serão realmente eficazes se forem realizados da maneira correta. E o que a boa ciência, ou seja, estudos de elevado nível de evidência científica nos mostram, é que o exercício mais eficaz para perda de peso são os aeróbicos intervalados.

Para exemplificar, citarei um estudo de 2007 que comparou o gasto energético pós-exercício aeróbico contínuo, aeróbico intervalado e de resistência (musculação). Este estudo, realizado na Baylor College of Medicine em Houston – EUA, concluiu que os indivíduos que praticaram exercício intervalado em uma bicicleta ergométrica utilizaram 24% de calorias a mais durante as 24 horas após o exercício comparado ao grupo que pedalou em velocidade moderada e constante.

Em 2009, um estudo realizado pela Florida State University que comparou também exercícios intervalados de alta intensidade com exercícios contínuos de moderada intensidade, concluiu que quem praticou a atividade intervalada eliminou quase 30% a mais de calorias nas 24 horas após o exercício do que o grupo que praticou a atividade de maneira contínua e moderada.

São estudos que evidenciam ainda mais e explicam o porquê pessoas que gastam muito tempo e energia em academias, corridas e caminhadas não conseguem perder peso rápido.

Mas porque estes exercícios intervalados são tão efetivos? A resposta é simples: quando você pratica uma atividade física você precisa quebrar a homeostase que é a condição de estabilidade que o corpo precisa para realizar suas funções vitais para seu equilíbrio. Esta quebra fará com que seu corpo saia da “zona de conforto”, pois são exercícios que exigem o máximo de sua capacidade e que você não está adaptado.

Ou seja, após um exercício aeróbico contínuo (atividade física tradicional), seu corpo se recupera totalmente em poucas horas depois. Já na atividade física intervalada e de alta intensidade ele leva mais de 24 horas para se recuperar. Isto faz com que seu metabolismo fique mais acelerado e haja mais gasto calórico.

Portanto, se você deseja realmente emagrecer e perder a barriga ou gorduras localizadas de maneira rápida e efetiva, o melhor exercício é o aeróbico intervalado de alta intensidade. Mas, não deixe de procurar um profissional da área habilitado para lhe avaliar!

Bom treino e nos vemos no próximo artigo!

Dr. Rocha

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Comentarios

  1. Valderia Maria

    Adorei Dr Rocha, parabéns!

  2. Soares

    Parabéns pelo artigo, adorei!

  3. Karen

    Preciso falar com a equipe de suporte. Qual o e-mail?

  4. Sayori

    Oiiii Dr rocha, estou muito feliz com as suas informaçoes, minha vida deu um salto na saúde!

  5. Mayckon

    Olá, comecei ontem a academia e pratico exercícios intervalados. Acha que dará certo?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Mayckon, tudo bom?!

      Tenho certeza que seguindo a risca todos os ensinamentos você alcançará ótimos resultados!

  6. Yasmim

    Pratico execícios a tempos, mas agora irei acelerar meu ritmo, Obrigada pelas informações Dr Rocha.

  7. Beatriz

    Desde que conheci os exercícios intervalos minha vida melhorou muito. Obrigada dr rocha por complementar minhas informações.

  8. Eunice

    Olá Dr Rocha, me fale o e-mail da equipe de suporte preciso entrar em contato com vcs. Grata!

  9. Luna Loriato

    Oiii Dr Rocha, quero saber mais sobre esses exercicios, me encaminhe um e-mail por favor.
    lunatello@outlook.com.br

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Luna, tudo bom?!

      Nossa equipe de suporte atende através do e-mail suporte@drrocha.com.br
      Entre em contato conosco, teremos o prazer em lhe auxiliar.

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