Farinhas Saudáveis → Saiba Quais São as Melhores!

Olá, aqui é o Dr. Rocha quem está falando, tudo bem com vocês? Hoje venho mostrar uma novidade no quesito alimentar, que pode trazer uma série de benefícios à saúde: as farinhas saudáveis.

 

Definição de Farinha

De acordo com a ANVISA, a farinha é um produto obtido a partir da moagem da parte comestível de algum vegetal, que pode ter sofrido algum tipo de processo tecnológico, como a adição de minerais, por exemplo.

Diferentes Classificações

As farinhas podem ser classificadas de duas formas diferentes. São elas:

  • Farinha simples;
  • Farinha mista.

Farinha simples

A farinha simples é um produto obtido de forma direta a partir da moagem de grãos, rizomas, tubérculos ou frutos de uma única espécie vegetal.

Farinha mista

Já a farinha mista é obtida a partir da mistura de farinhas de duas ou mais espécies vegetais.

Farinhas Refinadas Contêm muito Carboidrato e São Maléficas

Quem me acompanha sabe que não recomendo o uso de farinhas brancas e muito menos de alimentos que sejam produzidos com o auxílio de farinhas refinadas.

As farinhas no geral, possuem altas concentrações de carboidratos em sua composição. Muitas inclusive, possuem o macronutriente em percentuais superiores a 80%.

glicose sanguíneaAlimentos ricos em carboidrato, colaboram para o aumento dos níveis de glicose sanguínea. Quando há excesso de glicose na corrente sanguínea, o organismo aumenta a produção de insulina para captar e utilizar esse excesso de glicose como energia.

Quando o organismo já possui sua demanda energética saturada, a insulina armazena essa glicose excedente sob a forma de gordura corporal.

O excesso de gordura corporal pode em um curto espaço de tempo, contribuir para sobrepeso e obesidade, e desencadear uma série de problemas de saúde como o diabetes e culminar em doenças cardiovasculares.

Por isso, que digo e repito: devemos ingerir o mínimo possível de alimentos ricos em carboidratos. Nos alimentarmos de modo estratégico e inteligente, sempre nos garantirá saúde e qualidade de vida.

Farinhas Saudáveis

Em conversas recentes com minhas alunas, falei que existem farinhas saudáveis. Elas ficaram curiosas e me questionaram: Dr. Rocha, quais farinhas podem ser consideradas saudáveis?

Se pensarmos que para fazer farinha precisamos moer ou ralar determinados alimentos, um alimento que não seja rico em carboidratos pode se transformar em uma farinha saudável, não é mesmo?

Pois bem, as farinhas que considero saudáveis são:

  • Farinha de coco;
  • Farinha de amêndoas;
  • Farinha de berinjela;
  • Farinha de castanha do Pará.

A seguir, falarei sobre cada uma delas.

Farinha de coco

farinha de cocoA farinha de coco é obtida por meio de um processo que envolve a hidratação e secagem da polpa do fruto. Ela é nutritiva, possuindo altas doses de gordura de qualidade, e níveis baixos de carboidratos. Portanto, pode ser considerada uma farinha saudável.

A farinha de coco não promove picos de glicose e insulina por conta de suas altas concentrações de fibra e gordura boa. Ela causa saciedade, combate a prisão de ventre e não contém glúten, podendo ser consumida por celíacos.

Duas colheres de chá (12g) de farinha de coco contêm a seguinte informação nutricional:

  • Energia: 68 calorias;
  • Carboidratos: 0,6 g;
  • Proteínas: 1,6 g;
  • Gorduras totais: 6,2 g;
  • Gorduras saturadas: 4,7 g;
  • Fibra alimentar: 3 g.

Farinha de amêndoas 

farinha de amêndoasA amêndoa é um alimento muito nutritivo. Ela possui minerais como fósforo e magnésio em sua composição, além de vitaminas do complexo B, vitamina E e alto teor de fibras.

De modo comum, a farinha de amêndoas é feita basicamente ralando ou moendo a amêndoa em si. Tanto que, ela pode ser produzida sem grandes dificuldades em casa com o auxílio de um mixer ou um ralador automático.

Devido à presença de gorduras benéficas, a farinha de amêndoas auxilia a controlar os níveis de colesterol total e triglicérides, promove sensação de saciedade, age como antioxidante, mantendo pele, cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis, e combate alguns tipos de câncer.

Duas colheres de chá (12g) de farinha de amêndoas possuem a seguinte informação nutricional:

  • Energia: 45 calorias;
  • Carboidratos: 0,5 g;
  • Proteínas: 1,8 g;
  • Gorduras totais: 3,5 g;
  • Gorduras saturadas: 2,4 g;
  • Fibra alimentar: 2,1 g.

Farinha de berinjela

farinha de berinjelaA farinha de berinjela pode ser comprada em lojas de produtos naturais, ou então pode ser feita em casa sem grandes dificuldades.

Para preparar em casa, basta comprar três berinjelas, fatia-las e leva-las ao forno até que fiquem totalmente desidratadas, mas não queimadas. Depois de desidratadas, elas ficarão com um aspecto torrado e quebradiço.

O passo seguinte é bate-las em um liquidificador, mixer ou esfarelar com a ajuda de um ralador. Passe em uma peneira para garantir que fique bem fininha. Guardada em um recipiente limpo e seco, essa farinha tem cerca de um mês de validade.

A farinha de berinjela promove saciedade, diminui os níveis do colesterol ruim – o LDL e ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom – o HDL. Além disso, ela auxilia no processo de desintoxicação do fígado e reverte quadros de prisão de ventre.

Em duas colheres de chá (12g) de farinha de berinjela encontra-se a seguinte informação nutricional:

  • Energia: 51 calorias;
  • Carboidratos: 3,8 g;
  • Proteínas: 1,6 g;
  • Gordura total: 0,8 g;
  • Gordura saturada: 0 g;
  • Fibra alimentar: 4,2 g.

Farinha de castanha do Pará

farinha de castanha do paráA farinha de castanha do Pará é outra farinha muito saudável que pode ser utilizada em nossa rotina alimentar. A exemplo das outras farinhas que mostrei, ela pode ser comprada pronta ou ser feita em casa.

Para fazer em casa, é preciso colocar as castanhas no forno em fogo baixo por meia hora. Passado esse período, elas devem ser descascadas e colocadas de volta no forno por mais duas horas, até que fiquem totalmente desidratadas. Tome cuidado para não queimar. Em seguida, basta bate-las em liquidificador ou mixer.

Repleta de gorduras boas, vitaminas e minerais, essa farinha protege o sistema cardiovascular, previne alguns tipos de câncer e potencializa o funcionamento do cérebro.

Duas colheres de chá (12g) de farinha de castanha do Pará contêm a seguinte informação nutricional:

  • Energia: 55 calorias;
  • Carboidratos: 1,2 g;
  • Proteínas: 3,75 g;
  • Gordura total: 3,95 g;
  • Gordura saturada: 1,2 g;
  • Fibra alimentar: 1,8g.

Faça Boas Escolhas

Evite farinhas refinadas, elas possuem alta quantidade de carboidratos em suas composições e são totalmente lesivas. Como mostrei aqui, existem farinhas saudáveis que podem ser utilizadas no nosso dia a dia que trazem benefícios e equilíbrio à nossa saúde.

Agora que você conheceu as farinhas saudáveis, que tal compartilhar esse artigo? Ao compartilhar, você contribui com a saúde de muitas pessoas! Ajude-nos a divulgar informações saudáveis na web.

 

 

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, sorte e muita felicidade.

Nos vemos em breve.

Grande abraço.

Dr. Rocha

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