Guaco → Saiba Como Fortalecer os Pulmões e Aliviar a Tosse

Olá, aqui é o Dr. Rocha. Hoje vamos falar sobre uma planta medicinal benéfica para nossos pulmões. Vamos falar do Guaco.

 

O Que é Guaco

guacoO nome botânico dessa planta é Mikania glomerata spreng, porém o guaco é conhecido no popularmente como guacoliso, coração de jesus, erva da cobra, cipó catinga e guaco de cheiro. É uma planta trepadeira lenhosa, que pode ultrapassar facilmente os dois metros de altura.

Encontra-se na lista dos fitoterápicos aprovados e liberados pela ANVISA para consumo. Por isso, pode ser indicado pelos médicos para tratamento e prevenção de doenças.

Para que serve

Benefício pulmãoA planta é nativa de nossa mata atlântica, portanto é facilmente encontrada em matas de várias regiões do Brasil. A maior incidência está na região sudeste. O guaco é popularmente conhecido por suas ações benéficas aos pulmões, fortalecendo esses órgãos e acalmando tosses e demais problemas de vias áreas.

O guaco possui esse poder devido a cumarina, substância presente na composição da planta e que age como anticoagulante, facilita o relaxamento das vias áreas e, dessa forma, facilita o fluxo de oxigênio para uma boa respiração.

Principais Ações

Suas principais ações são:

  • Antiasmática;
  • Antirreumática;
  • Antisséptica;
  • Broncodilatora;
  • Cicatrizante;
  • Expectorante;
  • Febrífuga.

Como Usar?

A planta pode ser utilizada basicamente sob duas formas. São elas:

  • Chá;
  • Tintura.

Chá

Para preparar esse tipo de chá são necessários:

  • 10 gramas de folhas de guaco;chá de Guaco
  • 500 ml de água.

A planta deve ser adicionada a um recipiente contendo os 500 ml de água. A mistura deve ser levada ao fogo por um período de 10 minutos. Passado esse tempo, é preciso esperar mais 15 minutos, coar e consumir.

Tintura

A tintura de guaco costuma ser bastante concentrada, por isso ela não deve ser consumida sem ser diluída.

Esse tipo de produto é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias magistrais. O correto é diluir em água para ser usada sob a forma de compressas locais com a finalidade de aliviar as dores do reumatismo.

Benefícios

Quando apresentei o Guaco para minhas alunas, elas ficaram curiosas com seus possíveis efeitos ao nosso organismo e me questionaram: Dr. Rocha, quais são os benefícios do guaco à nossa saúde?

Essa incrível planta possui uma lista imensa de efeitos benéficos aos seus consumidores. Como não temos muito espaço, resolvi listar aqueles que considero que são os melhores. Confiram.

Auxilia no tratamento da bronquite

A cumarina presente na planta possui efeito broncodilatador, ou seja, é capaz de facilitar a abertmelhora o quadro de asmaura dos brônquios pulmonares, facilitando a passagem de ar e auxiliando no tratamento da bronquite.

Melhora dos quadros de asma

As ações expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias contribuem também para aliviar os sintomas da asma. Pneumologistas recomendam que pacientes portadores desse problema de saúde façam uso da planta como terapia coadjuvante para melhora do quadro da doença.

Auxilio no tratamento de outros problemas respiratórios

Além de ter efeito positivo sobre doenças como bronquite e asma, também pode acelerar o proDiminui inchaçoscesso de recuperação de pleurisia ou pleurite, que são infecções e inflamações da pleura, tecidos que revestem os pulmões. O Guaco também ameniza quadros de tosse extrema, comuns na pneumonia.

Diminuição de inchaços

Por possuir ação sudorífica capaz de induzir a produção de suor, o consumo da planta é de grande auxilio para diminuição de inchaços e edemas através da transpiração. Isso auxilia a desinflamar o organismo e eliminar compostos tóxicos.

Diminuição de dor

Ele possui ainda uma ação analgésica capaz de diminuir dores localizadas, como traumas musculares, lombalgias e até mesmo dores reumáticas causadas por doença como artrite, artrose e principalmente reumatismo.

Além disso, por conta de seu efeito analgésico, é um tanto quanto comum que portadores de fibromialgia façam uso de compressas com a tintura da planta a fim de amenizar as terríveis dores causadas pela doença.

Outro benefício pouco conhecido está na sua utilização pelos índios para o tratamento de picada de cobra. Para isso eles amassam ou esmagam as plantas até que um cataplasma seja formado. Esse cataplasma é passado no local da picada.

Alguns estudos científicos foram conduzidos com a intenção de analisar os efeitos da planta sobre o veneno de algumas cobras. Infelizmente, não foram encontradas evidências.

Contraindicações

A planta não deve ser consumida por pessoas com doenças no fígado, com pressão alta ou então que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

Mulheres grávidas ou tentando engravidar, crianças menores de dois anos de idade e pessoas com alergia à cumarina também não devem fazer uso.

Possíveis Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais conhecidos são relatados quando há ocorrência do consumo excessivo da planta. Dentre esses efeitos estão:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Dor de cabeça;
  • Prisão de ventre;
  • Diarreia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Zumbindo no ouvido;
  • Ocorrência de hemorragia.

dor de cabeçaEmbora se trate de uma planta natural, o consumo excessivo pode ser perigoso à saúde. Recomenda-se sempre seu consumo em doses pequenas e controladas, preconizando sempre o bom senso.

Para ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os remédios naturais, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Eu vou ficando por aqui.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o guaco deixe um comentário, vamos usar esse espaço para trocarmos informações inteligentes e de qualidade. Dessa forma, todos nós saímos ganhando.

Me despeço desejando paz, felicidade e sorte.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Eliza

    muito interessante!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Rayssa

    To adorando conhecer novas plantas.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que legal, Rayssa!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Leandra

    Amo plantas, remédios naturais… obrigada dr. Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Miranda Freire

    Dr. Rocha gratidão por estes ensinamentos.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gosta!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Yorrana

    Vou fazer já!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que legal!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Rosemara

    Doutor meu marido sofre com pressão alta. Queria muito que ele tomasse o chá para cicatrização

    • suporte@drrocha.com.br

      Como foi dito no artigo acima: “A planta não deve ser consumida por pessoas com doenças no fígado, com pressão alta ou então que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.”
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Gilson

    Dr qual tratamento de artrite?

  8. Lisandra

    Qual beneficio para asma dr.?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Lisandra. Tudo bom?
      Essa informação está no artigo acima. Dê uma olhada! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Rodrigo

    Qual o contato do suporte?

  10. Damares

    essa receita de chá é confiavel?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário