Guaraná → Ganhe Mais Energia e Previna Impotência Sexual

Olá caro leitor. Sou o Dr. Rocha. Muito bem-vindo ao blog. No artigo de hoje vou mostrar para vocês todas as informações relevantes sobre o Guaraná, uma planta muito interessante cultivada na Amazônia. Boa leitura.

 

O que é

GuaranáA planta é conhecida popularmente como guaraná, guaranauva, guaranaína ou então guaranazeiro. Seu nome botânico é Paullinia cupana. Trata-se de uma planta considerada medicinal que faz parte da família das Sapindánceas.

A planta é muito comum na região amazônica. O fruto é geralmente utilizado para fazer sucos e outros alimentos, principalmente para o preparo de refrigerantes.

Qual sua utilidade?

Usado como coadjuvante no tratamento de cansaço físico, dores de cabeça, cansaço mental, diarreia, dores musculares, impotência sexual, dores de estômago e também para aliviar o estresse.

Além disso, há quem use a planta com a finalidade de reverter a falta de apetite.

Ela é muito popular, podendo ser encontrada em lojas de produtos naturais, feira livre, mercados especializados e também em farmácias de manipulação.

Diferentes formas de consumo

As partes mais utilizadas da planta são suas sementes ou frutos, que são consumidos sob as seguintes formas:

  • Pó;
  • Chá;
  • Sucos;
  • Cápsulas.

Explicarei a seguir como consumir a planta de diferentes formas.

Em pó

O guaraná em pó normalmente é utilizado como acompanhamento de determinado preparo culinário, seja para temperar ou então para aromatizar. Também é usado para dar maior energia antes de atividades físicas.

Chá

Para preparar o chá são necessários:

  • 4 colheres de chá de folhas de guaraná;
  • 500 ml de água.

Deve-se adicionar a água em recipiente e levar ao fogo até que levante fervura. Em seguida, o fogo deve ser desligado e as folhas adicionadas à água. A bebida deve ser abafada por pelo menos 15 minutos e ser coada antes de ser consumida.

Suco

O suco de guaraná é feito utilizando a planta em forma de pó. Para 200 ml de água deve-se adicionar uma colher de sobremesa do pó, mexer até que o pó seja totalmente diluído e consumir logo em seguida.

Em cápsulas

O guaraná em cápsulas normalmente é consumido para gerar mais energia para a prática de atividade física, por exemplo: Corrida, ou para encarar os desafios do dia a dia.

Para consumir o guaraná sob essa forma é preciso seguir recomendações de profissionais da saúde, como nutricionistas ou médicos.

Benefícios

Por incrível que pareça, muitas de minhas alunas não sabem que o guaraná existia naturalmente. Muitas delas ficaram um tanto quando chocadas quando disse que existem imensas plantações da planta na região norte do país.

Assim que souberam da existência dessa planta medicinal elas rapidamente trataram de me fazer o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os principais benefícios do guaraná aos consumidores?

A planta é capaz de prover muitos benefícios aos seus consumidores, mostrarei a seguir aqueles que julgo serem os mais interessantes.

 

Fornecimento de energia para pratica de atividades físicas

nataçãoPor conter altas doses de cafeína em sua composição, ele auxilia na melhora da performance e prática de diversas modalidades esportivas, independentemente da forma que for utilizado.

A planta é capaz de melhorar a percepção de capacidade física através da mediação de neurotransmissores, principalmente a dopamina e a adrenalina, retardando assim o início da fadiga frente algumas atividades prolongadas e exaustivas, como a corrida e a natação.

Aumento de acuidade mental

Essa incrível planta também traz efeitos benéficos em relação à nossa acuidade mental, principalmente no que diz respeito a concentração e raciocínio.

Além da cafeína presente no guaraná, há também teobromina em sua composição. As duas substâncias estimulam diretamente o tálamo, região do cérebro envolvida com aspectos como atenção e foco.

Controle dos níveis de colesterol

Possui em sua composição saponinas, substâncias conhecidas por sua capacidade de diminuir os níveis do colesterol ruim, o LDL. Só que não acaba aí. A planta possui ainda teobromina presente em sua fórmula, composto capaz de elevar os níveis do colesterol bom, o HDL.

Portanto, o consumo correto e adequado de guaraná acaba por ser benéfico para o funcionamento correto de todo o sistema cardiovascular.

Ação antioxidante

A planta ainda é capaz de atuar como antioxidante natural. Isso devido à presença de flavonoides em sua composição. A ingestão constante e adequada do guaraná é capaz de proteger as células contra as ações dos radicais livres e prevenir o surgimento de uma série de problemas de futuro a médio e longo prazo.

É liberado o consumo?

Embora busquem um estilo de vida cada vez mais natural, é grande o número de pessoas que ainda se preocupam com o consumo de alimentos funcionais ou então plantas medicinais por medo de se contaminarem ou então se intoxicarem.

Pois bem, eu afirmo sem medo nenhum que todos esses tipos de alimentos e plantas são submetidos à rigorosos testes laboratoriais que possuem em comum os seguintes objetivos:

  • Atestar capacidades medicinais ou funcionais;
  • Ausentar riscos de intoxicação.

O Guaraná consta na lista de fitoterápicos aprovados e indicados para consumo da ANVISA, por isso seu uso pode ser liberado para consumo.

Contraindicações

É contraindicado para mulheres grávidas, que estejam tentando engravidar ou então estejam em período de amamentação.

Além disso, pacientes com problemas cardíacos, doenças renais, alterações hormonais provenientes da hipófise ou que possuam transtornos psicológicos como ansiedade ou síndrome do pânico também são contraindicados para consumo do guaraná.

Efeitos Colaterais

Normalmente os efeitos colaterais surgem devido as altas doses consumidas sem quaisquer tipos de orientação.

Dentre os efeitos mais observados estão:

Aceleração de batimentos cardíacosEmbora seja uma planta e seus efeitos sejam relativamente estimulantes, seu consumo deve ocorrer de modo coeso e com bom senso, exageros e altas doses devem ser evitadas, por isso o consumo do guaraná sempre deve ocorrer através de supervisão de um profissional da saúde.

Preocupado em ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os fitoterápicos, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Com isso chegamos ao fim de mais um artigo.

Se você ainda possui dúvidas sobre o guaraná, deixe um comentário. Dessa forma, estimulamos a troca de informações de qualidade nesse espaço e todos saem ganhando.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, felicidade e sorte.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário