HCG → Emagrece Mesmo? (DESCUBRA TODA VERDADE!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje vamos falar de um hormônio mais comum em organismos femininos, mas que vem ganhando bastante espaço no mundo fitness: o HCG.

O que é HCG?O Que é HCG?

Também chamado de gonadotrofina coriônica o HCG nada mais é do que um hormônio encontrado em grandes concentrações no corpo feminino logo após que o óvulo é fecundado. Pode-se afirmar que o HCG funciona como um estabilizante natural do organismo para que o corpo lúteo (estrutura que auxilia o desenvolvimento do feto) permaneça no ovário durante os seis primeiros meses de gravidez.

Assim que o óvulo é fecundado há um aumento na concentração de HCG no sangue e também na urina. É exatamente a alta quantidade do hormônio que faz com que os resultados dos exames de gravidez vendidos em farmácias ou então realizados em laboratórios mostrem o resultado de positivo.

Habitualmente o corpo contém cerca de 5mUI/mL de HCG na circulação, durante o período de fecundação e confirmação gestacional, esse valor pode ultrapassar facilmente os 300.000mUI/mL.

HCG Para Emagrecimento

Recentemente uma dieta do hcg veio e à tona, e com isso os questionamentos de minhas alunas com relação a esse tema aumentaram bastante: Dr. Rocha, hcg emagrece?

Na verdade, não é apenas o hormônio que emagrece e sim uma união de fatores.

Desenvolvida há cerca de 60 anos, a dieta do HCG é um plano alimentar que inclui o consumo de poucas calorias ao longo do dia, aliada a aplicação de injeções diárias contendo em sua composição nada menos do que gonadotrofina coriônica humana, ou seja, o hormônio HCG.

No início da década de 50, o médico inglês Albert Simeons observou que jovens obesos que recebiam injeções do hormônio apresentavam uma redução no apetite e uma diminuição na circunferência abdominal.

 Além disso, o Dr. Simeons notou também que ao mesmo tempo em que eliminavam gordura, esses pacientes perdiam pouca massa muscular – o grande desejo de muitas pessoas atualmente.

Com base em suas observações, o Dr. Simenons formulou a teoria de que o hormônio foi o responsável por mobilizar a gordura dos quadris e resolveu associar o hormônio a uma dieta altamente restritiva. O objetivo de seus estudos era obrigar o corpo a utilizar suas próprias reservas de gordura como combustível para as células. O médico inglês obteve o resultado esperado e seus pacientes começaram a perder peso, reduzir as medidas e o melhor de tudo sem perder saúde ou apresentarem qualquer tipo de efeitos colaterais.


Diferentes Tipos de DietaDiferentes Tipos de Dieta

Há atualmente três protocolos diferentes da dieta do HCG que são indicados para três tipos diferentes de pacientes, são eles:

  • Pacientes que desejam perder até 7kg;
  • Pacientes que desejam perder mais do que 7kg;

A seguir falaremos individualmente sobre cada um desses protocolos.

Pacientes Que Desejam Perder Até 7kg

Para os pacientes que desejam perder até 7kg, recomenda-se a utilização diária de hcg durante o período de 23 dias (exceto nos dias de menstruação). Após o 3º dia de tratamento com o hormônio para emagrecer se dá início a uma dieta restritiva de aproximadamente 500 calorias durante o período de 26 dias.

Passados esses dias, aumenta-se o consumo calórico gradativamente durante as próximas 3 semanas.

Pacientes que Desejam Perder Mais Do que 7kg

Para os pacientes que desejam perder mais do que 7kg, recomenda-se a utilização do hormônio durante 40 dias (exceto em dias de menstruação). Após o terceiro dia de tratamento, se dá início a dieta restritiva. De aproximadamente 500 calorias durante o período de 43 dias.

Caso o paciente perca mais de 15 kg antes do final dos 40 dias da utilização do hormônio, aconselha-se a parar o tratamento e ir aumentando o consumo calórico de maneira gradual durante as próximas três semanas.

Formas de Administração do HCG

Sempre que falo sobre a utilização do hormônio junto a dieta minhas alunas me perguntam: Dr. Rocha, qual é a forma de administração do HCG nesse tipo de dieta?

Apesar do programa original utilizar o HCG na forma injetável de maneira intramuscular, existe a possibilidade de comprar hcg em diversas outras formas. Outra maneira comprovada de funcionamento da dieta é através da utilização de hcg sublingual.

É importante salientar que quando ingerimos hormônios de maneira oral, ou seja, como comprimidos eles podem sofrer um processo de desativação no fígado comprometendo sua eficácia, por isso é aconselhável que se utilize hormônios sempre na forma sublingual, de aplicação na derme, ou injetável.

Benefícios da Dieta do HCGBenefícios da Dieta do HCG

Dentre os principais benefícios dessa dieta podemos citar:

  • Perda de peso de maneira saudável: Como já mostramos, essa dieta promove uma perda de peso segura e saudável;
  • Alívio de dores: O Dr. Simeons observou que após alguns dias do início do tratamento pacientes que sofriam com dores relataram diminuição de intensidade ou então alívio total de todo e qualquer tipo de dor.
  • Hipertensão arterial: após a perda de peso e a quantidade de hormônio utilizado a pressão arterial de pacientes tende a se estabelecer em níveis normais e seguros;
  • Diabetes tipo 2: O uso continuo do hormônio aliado a dieta normalizou os níveis de glicemia em jejum para níveis normais. Sem sombra de dúvidas, um grande benefício;

Alimentação Estratégica é Grande Aliada Nesse Processo

A dieta do HCG é uma dieta que alia a utilização do hormônio mais restrição calórica e também boas escolhas alimentares.

A recomendação é que pacientes ingiram legumes e verduras como escarola, couve, espinafre, pepino, acelga, aipo, brócolis e repolho, por serem excelentes fontes de vitaminas e minerais que auxiliam na regulação das funções corporais.

Além disso, o paciente deve consumir alimentos ricos em proteínas e gorduras boas como ovos, peixes como salmão, carnes e azeites. A grande quantidade de gordura desses alimentos aliadas ao HCG protegem a massa muscular dos pacientes.

Alimentos ricos em carboidratos simples como farinha branca e amido devem ser evitados, pois aumentam o índice glicêmico e auxiliam no estoque de energia em forma de gordura.

É a alimentação inteligente se mostrando mais uma vez ser de grande importância para a saúde.

Conclusão

Reitero que sou um médico a favor da reeducação alimentar e contra dietas altamente restritivas. A ciência mostra que é possível emagrecer comendo o suficiente para saciar a fome.

Manter uma alimentação composta por alimentos estratégicos e saudáveis como gorduras boas, proteínas de alto valor biológico e carboidratos fibrosos, é a melhor forma de atingir o seu peso ideal de forma saudável e definitiva.

Me despeço de vocês desejando saúde e felicidade.

Gostou do nosso texto? Curta, compartilhe e comente!

Forte abraço e até a próxima.

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Suely Dalpiaz

    Dr. Rocha gostei muito desse artigo, moro em vila velha ES e gostaria muito de emagrecer cim saúde. Tenho 1,65 e peso 90 kilos, já não sei mais o que fazer, sinto muitas dores no corpo e nas articulações. Tenho 40 anos. É possível de onde vc está me auxiliar ou mesmo medicar e me ajudar a emagrecer? Por favor me ajude.
    Obrigada.
    Um forte abraço.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Nosso atendimento é realizado apenas por e-mail!
      Envie-nos sua dúvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br assim poderemos lhe auxiliar
      melhor sobre nosso tratamento!
      Equipe de suporte.

  2. Daiana

    Parabéns!!!
    Ótimo texto
    Quero tirar algumas dúvidas
    Eu tenho 1. 73 de altura estou pesando 97kg
    Esse HCG é eficaz mesmo?
    Onde eu posso encontrar da forma injetável?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Daiana, tudo bem!

      Como sua pergunta é bem específica, gostaria que encaminha-se um e-mail para nosso atendimento suporte@drrocha.com.br, para receba as devidas orientações.

      Aguardamos eu contato!
      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário