Hemorroida → Saiba Como Tratar ou Prevenir Este Mal!

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje irei abordar uma doença relativamente comum e que ainda deixa seus portadores um tanto quanto envergonhados no momento de buscar ajuda médica. Estou falando da hemorroida.

 

O Que É

Hemorroidas nada mais são do que veias inchadas, inflamadas ehemorroida doloridas localizadas na parte inferior do reto ou até mesmo do ânus.

Elas podem ser tanto internas, quando ocorrem somente no interior do ânus, ou então na parte inicial do reto, quanto externas, quando ocorrem na abertura anal, projetando-se para fora da cavidade do ânus.

Causas

As hemorroidas são um tanto quanto comuns, principalmente emdiarreia períodos gestacionais e após partos. Elas nada mais são do que o resultado do aumento da pressão nas veias do ânus. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando se fica muito tempo sentado.

A causa mais comum do surgimento dessa doença é o esforço durante o processo de evacuação, mas também pode ser causada por:

  • Gripes e resfriados;
  • Diarreias crônicas;
  • Infecções do trato digestório;
  • Infecção anal;
  • Permanecer sentado por longos períodos;
  • Ingerir pouca quantidade de fibras.

Principais Sintomas

Muito preocupadas com a questão de saúde própria e de suassintomas hemorroida famílias, minhas alunas me fizeram o seguinte questionamento acerca desse comum problema de saúde: Dr. Rocha, quais são os principais sintomas da hemorroida?

Eu respondo que os principais sintomas dessa doença são:

  • Prurido anal, leve ou intenso;
  • Dor anal, principalmente enquanto se está sentado;
  • Sangue vermelho vivo no papel higiênico, nas fezes, no vaso sanitário e nas peças de roupas íntimas como cuecas e calcinhas;
  • Dor durante o processo de evacuação;
  • Um ou mais nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus;
  • Inchaço na região anal.

No entanto, os sintomas podem variar de acordo com a localização da hemorroida. Se ela for interna, é comum que os pacientes nem saibam que estão com o problema de saúde, pois, não irão sentir nenhum tipo de dor ou então desconforto.

Porém, pode ocorrer das veias inchadas se projetarem para fora do ânus, nesse caso, de maneira especifica o problema de saúde costuma causar dores intensas aos pacientes, que precisam buscar por auxílio médico de maneira rápida.

Diagnóstico

Outra dúvida muito comum dos pacientes acerca dessa doença, diz respeito a forma de diagnóstico. É comum que esse problema chegue a níveis insuportáveis devido à vergonha que alguns pacientes possuem de expor o possível problema de hemorroida aos médicos.

A doença só pode ser diagnosticada a partir da análise da região anal do paciente. Quem faz esse diagnóstico é o médico.

Caso seja necessário, o especialista poderá realizar um exame de sangue oculto nas fezes. Além disso, para ter uma visão mais clara do problema, ele poderá realizar exames como:

  • Anoscopia;
  • Proctoscopia;
  • Sigmoidoscopia.

Através desses exames, o médico irá conseguir analisar de maneira minuciosa a região do cólon e do reto.

Tratamento

O tratamento desse problema de saúde pode ser feito de diversas maneiras, as mais comuns são:

  • Coagulação infravermelha;
  • Medicamentos e pomadas;
  • Injeção;
  • Cirurgia.

A seguir falarei resumidamente de cada uma dessas formas de tratamento.

Coagulação infravermelha

É um tratamento não cirúrgico sem complicações ao paciente. Uma pequena sonda é colocada acima dos vasos inflamados e a luz infravermelha é aplicada na região, ela coagula os vasos, fazendo com que a doença regrida.

Medicamentos e pomadas

Muitas vezes a utilização de determinados medicamentos é suficiente para combater esse problema. Os medicamentos e pomadas são normalmente prescritos por um proctologista e costumam ser bastante eficazes.

Injeção

Nesse método, o médico aplica uma injeção de medicamentos diretamente nas veias inchadas e inflamadas do paciente. O método é indolor e o alivio dos sintomas acontece de maneira rápida.

Cirurgia

Se nenhum dos métodos anteriores funcionarem, então recomenda-se a cirurgia. normalmente é recomendado para pacientes com dores severas e hemorragias graves.

Alimentação Inteligente Pode Reverter O Problema

Como sempre gosto de afirmar em muitos de meus artigos, os alimentos podem ser de grande valia para muitos de nossos problemas de saúde. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que subestimam o poder dos alimentos perante a nossa saúde.

Uma série de doenças pode ser combatida com a simples ingestão de alimentos, e com as hemorroidas a história não é diferente. Tanto que separei uma série de poderosos e importantes alimentos que tem o poder de combater esse problema de saúde. Confira.

Alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras possuem uma série de benefícios àalimentos ricos em fibras nossa saúde. Eles aumentam a nossa flora intestinal, regulam o trânsito dos alimentos em nosso intestino e ainda previnem uma série de doenças, como a prisão de ventre, por exemplo.

Pelo simples fato de amolecer as fezes e facilitar e evacuação, praticar uma dieta rica em fibras normalmente reverte o quadro de hemorroidas.

Dentre os alimentos ricos em fibras, eu gosto de citar os vegetais verdes folhosos como a couve, brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, alface, espinafre, chicória e muitos outros.

Alimentos anti-inflamatórios

Esse problema de saúde é um tanto quanto comum devido a processos inflamatórios de vasos sanguíneos. Portanto, a ingestão de alimentos anti-inflamatórios é uma forma de prevenir e até mesmo reverter a doença.

Entre os alimentos que possuem potente ação anti-inflamatória eu recomendo a meus pacientes a cúrcuma, as frutas vermelhas, como mirtilo, amora e morango, por exemplo, a canela, o cravo da índia e principalmente o gengibre.

Sementes oleaginosas e alimentos ricos em gorduras boas

alimentos ricos em gorduras boasOutros alimentos que auxiliam no tratamento da hemorroida são as sementes oleaginosas que possuem gorduras boas em sua composição, principalmente o ácido graxo ômega 3.

Dentre as sementes oleaginosas, estão as castanhas, principalmente a do Pará, macadâmia, a castanha de caju, nozes e avelãs.

Além disso, essa gordura de qualidade também pode ser obtida através de peixes gordos e de águas profundas como é o exemplo do salmão, e do famoso e adorado azeite de oliva.

Por isso que eu sempre digo. Devemos utilizar os alimentos a nosso favor.

O ômega 3 é essencial para a nossa saúde. Infelizmente, nosso corpo não produz essa substância. Além do consumo dessa substância diretamente nos peixes, existe uma forma segura de suplementar por cápsulas.

Em caso de suplementação com cápsulas prefira produtos de qualidade. Recentemente eu lancei o Ômega Max 3 para suprir a necessidade dos meus alunos e pacientes por um produto confiável. Clique aqui para saber mais.

Eu vou ficando por aqui. Me despeço desejando, saúde, sorte, amor, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço a até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Maria das Graças Almeida

    Umaotima informaçao. Gostei muito

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário