Hipocalcemia → Descubra Como é Fácil Evitar esse Problema!

Olá, aqui é o Dr. Rocha novamente.

Hoje venho falar para vocês sobre uma condição de saúde preocupante que pode desencadear uma série de doenças e diminuir significativamente a qualidade de vida de muitas pessoas. A hipocalcemia.

Afinal o que é Hipocalcemia?

o que é hipocalcemiaA hipocalcemia é a diminuição de concentração de cálcio no sangue. Esse problema de saúde é silencioso e dificilmente apresenta sintomas. Muitas pessoas tem os níveis de cálcio baixo no sangue e sequer sabem disso.

Os sintomas só se manifestam quando os níveis do mineral atingem dosagens críticas e perigosas à saúde.

Níveis Normais de Cálcio no Sangue

Os níveis de cálcio variam de acordo com a nossa idade. Os valores de referência para concentração do mineral em nossa corrente sanguínea são:

• Adultos – 8.9 a 10.1 mg/dL;
  • Crianças e adolescentes em fase de crescimento – 12 mg/dL;
  • População em faixa de risco (idosos, pacientes com osteoporose ou osteopenia e mulheres na menopausa) – 12 mg/dL.

Causas Diferentes

A hipocalcemia pode ter causas diferentes. Por isso para que o tratamento futuro tenha sucesso, é importante que se descubra a causa exata do problema.

Dentre as muitas causas da patologia estão:

• Lesões de tireoide – lesões nessa glândula durante cirurgias no pescoço, ou então devido à retirada da mesma, por conta de algum problema maior.
  • Alterações de funcionamento da tireoide – como é o caso de hipotireoidismo e hipertireoidismo;
  • Deficiência de desenvolvimento da tireoide;
  • Deficiência de vitamina D;
  • Baixa ingestão de cálcio;
  • Presença de problemas intestinais que podem dificultar a absorção do mineral;
  • Doenças renais, que podem dificultar a síntese e ativação de vitamina D, além de contribuir para a excreção exagerada de cálcio na urina;
  • Efeitos adversos de medicamentos;
  • Alterações dos níveis de outros minerais que podem contribuir diretamente para diminuir a quantidade de cálcio, como excesso de fosfato ou ausência de magnésio;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Presença de pancreatite.

As Consequências

A diminuição dos níveis de cálcio no sangue pode ser totalmente lesiva à saúde. Quem desenvolve esse tipo de problema pode sofrer as seguintes consequências:

• Problemas cardíacos, pois o cálcio regula o funcionamento do coração;
  • Fraqueza de toda a musculatura, pois o mineral é importante para o processo de contração e relaxamento muscular;
  • Cansaço e sensação de fadiga constantes;
  • Dificuldades de concentração;
  • Instalação de doenças como osteoporose, osteopenia, raquitismo e osteomalacia.

Sintomas Apresentados

Assim que falei com minhas alunas sobre essa condição e suas consequências elas rapidamente me questionaram: Dr. Rocha, quais são os sintomas da hipocalcemia?

Conforme havia citado, a hipocalcemia, em casos mais leves pode não apresentar nenhum tipo de sintoma. Porém, quando os níveis de cálcio chegam a níveis muitos baixos, os pacientes podem apresentar uma série de sinais preocupantes. Os mais comuns são:

• Surgimento de câimbras;
  • Ocorrência de espasmos musculares descontrolados;
  • Formigamento nas extremidades corporais, como dedos das mãos e pés;
  • Ocorrência de convulsões sem causa aparente;
  • Sudorese excessiva;
  • Náuseas e vômitos;
  • Cólicas abdominais;
  • Tonturas;
  • Confusão mental;
  • Surgimento ou agravamento de crises de asma.

Diagnóstico

A hipocalcemia é diagnosticada através de exames de sangue. Os exames de cálcio iônico e cálcio total têm como objetivo dosar os níveis do mineral em nosso sangue.

Os valores de referência para o cálcio iônico e o cálcio total são de 4 a 5 mg/dL e maior do que 8,5 mg/dL, respectivamente.

Além de diagnosticar o problema em si, testes laboratoriais também servem como forma de diagnosticar a causa do problema.

Dosar níveis de hormônios, como TSH, T3, T4, outros minerais como magnésio e fósforo, além de marcadores de órgãos específicos como ureia, creatinina, TGO, TGP e amilase, por exemplo, fornece ao médico informações valiosas sobre a possível origem do problema, facilitando o tratamento.

Exames de imagem como ultrassom de tireoide, e até mesmo análises da urina do paciente, são capazes de fornecer pistas sobre a origem da hipocalcemia.

O tratamento da hipocalcemia está diretamente ligado à causa do problema. Bem como, a gravidade do quadro apresentado pelos pacientes. Na maioria das vezes a suplementação com cálcio é capaz de garantir a reversão da doença.

Quando as causas da hipocalcemia estão diretamente ligadas a outros tipos de problema, como pancreatite, alterações hormonais e disfunções de tireoide, por exemplo. Então, trata-se a causa do problema.

Multi Calcium é Eficaz na Prevenção e Reversão!

Levando em conta todas essas informações, é fácil concluir, que o Multi Calcium é uma ótima opção para prevenir e tratar a hipocalcemia. Esse poderoso suplemento contém em sua composição cálcio, vitamina D, magnésio e zinco.

vitamina dComo mostrei, a hipocalcemia pode ter várias causas. Dentre elas, o baixo consumo de cálcio, a diminuição de vitamina D e também os baixos níveis de magnésio.A vitamina D e o cálcio agem de modo conjunto, auxiliando a manter os níveis desses nutrientes dentro da normalidade no organismo. Caso algum deles, ou ambos estejam em baixos níveis, o simples consumo desse suplemento, já auxilia no equilíbrio.

Quando em baixos níveis, o magnésio dificulta que o cálcio seja corretamente absorvido pelo organismo, favorecendo a instalação da hipocalcemia. No entanto, a presença do mineral na formulação do Multi Calcium, também corrige esse problema de saúde.

E no fim disso tudo, ainda temos o zinco. Embora muitas pessoas não deem o valor a esse mineral, ele é importante para nossa saúde como um todo, uma vez que ele participa de uma série de pequenas reações importantes para o equilíbrio do nosso organismo.

Prognóstico

tratamento com médicoA hipocalcemia é uma doença que ao ser diagnosticada pode ser facilmente tratada. O paciente que segue à risca o tratamento indicado pelo médico dificilmente apresenta qualquer tipo de sequelas que venham a diminuir sua qualidade de vida.

Se você possui algum tipo de dúvida ou questionamento sobre a hipocalcemia, deixe um comentário. Minha equipe entrará em contato para solucionar sua indagação o mais rápido possível.

Assim, chegamos ao fim de mais um conteúdo inteligente.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando paz, amor, felicidade e muita sorte.

Grande abraço e até breve.

Dr. Rocha.