Jabuticaba → Emagrece? Conheça Seus Benefícios!

Olá, aqui é o Dr. Rocha! No artigo de hoje irei falar sobre uma fruta que vem sendo cada vez mais estudada e também consumida por muitos brasileiros. Estou me referindo à jabuticaba.

 

O Que É

A jabuticaba, ou então jaboticaba (como também é chamada emjabuticaba alguns lugares) é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera proveniente do Brasil que está na família das mirtáceas, nativa da mata atlântica.

Os primeiros registros da fruta datam do ano de 1828, a partir do cultivo de uma série de sementes. A árvore se desenvolve de maneira positiva em diferentes climas e regiões, tanto em temperaturas altas, como baixas – algo um tanto quanto comum no território brasileiro.

Informação Nutricional

Em apenas 100 gramas dessa pitoresca fruta encontramos a seguinte informação nutricional:

  • Valor energético 58.1 calorias;
  • Gordura 0,1 mg;
  • Carboidratos 15,3;
  • Proteínas 0,6g;
  • Fibra alimentar 2,3g;
  • Cálcio 8,4mg;
  • Cobre 0,1ug;
  • Fósforo 14,6mg;
  • Ferro 0,1mg;
  • Manganês 0,3mg;
  • Magnésio 17,8mg;
  • Potássio 129,7mg;
  • Zinco 0,3mg;
  • Vitamina C 16,2mg;
  • Tiamina B1 0,1mg;
  • Antocianina 314 mg;
  • Niacina B3 2,5 mg.

Como podemos notar, a jabuticaba possui poucas calorias em sua composição. Algo que chama atenção na fruta é o alto teor de fibra alimentar, bem como a grande quantidade de minerais e a presença de algumas vitaminas em sua natureza.

 

Benefícios

A coloração forte de sua casca e o interior um tanto quanto peculiar, fazem dessa fruta uma grande fonte de curiosidade sobre seus efeitos à saúde de quem a consumir de maneira constante, por isso sou muito abordado por minhas alunas da seguinte maneira:

Dr. Rocha, quais são os benefícios da jabuticaba?

Essa pequena fruta é capaz de prover benefícios um tanto quanto interessantes à saúde, a seguir separei os mais interessantes e até mesmo inesperados. Confiram.

Casca repleta de antioxidantes

A casca dessa fruta contém altas doses de antocianina, um poderoso antioxidante capaz de combater inúmeros radicais livres que afetam o bom funcionamento do organismo.

A utilização da casca como alimento e até mesmo na preparação de chás é capaz de estimular a síntese de colágeno, renovando assim uma série de tecidos corporais, como ossos, músculos e cartilagens, por exemplo.

Facilita a quebra de gordura

Outro grande benefício da jabuticaba é que seus compostos antioxidantes facilitam a quebra de gordura corporal, fazendo com que esta seja utilizada pelo organismo como fonte de energia.

Por isso, muitos praticantes de atividades físicas utilizam a fruta como refeição antes de praticar atividades físicas.

Potencializa o funcionamento do sistema digestório

Outro grande benefício desse alimento é a sua potencialização do funcionamento do sistema digestório de quem o consumir com frequência.

fibra alimentar presente na fruta faz com que o sistema digestório funcione de maneira mais adequada.Automaticamente, isso previne uma série de problemas de saúde, como por exemplo a prisão de ventre.

Propriedades anti-inflamatórias

A jabuticaba e e o chá da casca possuem ação anti-inflamatórias muito potente.Portanto, pode ser utilizada para combater uma série de problemas de saúde como sinusite, dor de garanta e até mesmo artrite.

Por esse motivo, podemos considerar essa fruta como um importante fitoterápico. O interesse por remédios naturais está crescendo e você pode começar a desintoxicar o seu corpo e viver com muito mais saúde.

Conheça o portal Viver Nature para descobrir os segredos da medicina natural. Clique aqui para começar!

Emagrecimento

emagrecimento

Como já era de se esperar, fui prontamente questionado sobre os efeitos da fruta no que diz respeito ao processo de emagrecimento, uma vez que a mesma contém, boas doses de antioxidantes, fibra alimentar e compostos anti-inflamatórios em sua composição.

A pergunta, como não poderia deixar de ser, foi realizada por muitas de minhas alunas: Dr. Rocha, jabuticaba emagrece?

A jabuticaba possui incríveis agentes antioxidantes em sua composição, que são anti-inflamatórios que oxidam gordura. Além disso, a fruta possui alto teor de fibra, algo que favorece o bom funcionamento intestinal, evitando até mesmo problemas como barriga inchada, por exemplo.

Unindo todos esses benefícios e ações proporcionados pela fruta, é fácil concluir que sim, a jabuticaba favorece o processo de emagrecimento.

Porém, caímos na famosa questão de que não existe alimento milagroso quando o assunto é perda de peso.

Além disso, atente-se para quantidade de açúcar natural que a fruta possui. O consumo excessivo pode ter o efeito inverso, e na realidade, atrapalhar o emagrecimento.

Por isso, para emagrecer de maneira saudável e realmente efetiva, alguns passos precisam ser cumpridos, como por exemplo, praticar uma atividade física de modo constante, além é claro, de se alimentar corretamente.

Um dos passos principais para um emagrecimento eficaz e duradouro é passar por um processo de reeducação alimentar, para que erros anteriores não voltem a ser cometidos.

Apenas ingerir jabuticaba e continuar a levar uma vida sedentária, sem pratica de atividade física e ingerindo alimentos de péssima qualidade, não fará com que ninguém emagreça.

Alimentação Estratégica: A Verdadeira Forma de Emagrecer Saudável

Sempre digo que para emagrecer de maneira fácil e realmente eficaz devemos praticar uma alimentação estratégica. Diferente do que muitos acreditam, não precisamos nos privar de alimentos ou entrar em restrições alimentares que são altamente perigosas para nossa saúde.

Uma alimentação estratégica consiste basicamente em consumir os alimentos adequados em maneiras igualmente adequadas. Vou mostrar para vocês como esse tipo de alimentação funciona.

Na alimentação estratégica os alimentos que possuem grandes quantidades de carboidrato em sua composição – como pães, massas, bolos e doces são praticamente excluídos do plano alimentar, ou então consumidos na menor quantidade possível.

Em seguida, os vegetais verdes folhosos, ricos em vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e fibra alimentar são consumidos de maneira frequente e constante, uma vez que regulam uma série de reações químicas fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano.

A energia fica por conta da ingestão de gorduras de boa qualidade, encontradas basicamente em azeites de oliva, manteiga, peixes gordos e carne vermelha, por exemplo. E as proteínas garantem a manutenção de tecidos corporais e o bom funcionamento do sistema imune.

Basta unir essa maneira de se alimentar a prática de atividades físicas constantes que a boa forma, saúde, qualidade de vida e bem-estar, serão meras consequências.

Mas, muitas mulheres ainda acham difícil manter o foco e conseguir realmente emagrecer sem a ajuda de um profissional para incentivar. Por isso eu desenvolvi um MÉTODO cientificamente comprovado para emagrecer em apenas 7 semanas.

Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiaram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.

 

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando paz, saúde, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Comente, curta e compartilhe com seus amigos.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Lucas

    Aqui perto de casa tem um pé de jabuticaba, desde criança colhemos as frutinhas dele.

    • suporte@drrocha.com.br

      Muito bom, né?

      Equipe Dr. Rocha.

  2. Rodrigo

    Obrigado por essas informações

    • suporte@drrocha.com.br

      Disponha, Rodrigo. 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Josiel

    Estou certo que essas informações serão de grande utilidade.

    • suporte@drrocha.com.br

      Com toda certeza, Josiel.

      Equipe Dr. Rocha.

  4. Thomaz

    Muito bem, você arrasa Dr Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pelas palavras, Thomaz.

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Edvania

    Eu e minha família gostamos muito de tudo oq o senhor colocar aqui nesse site, então muitoooo obrigada dr rocha.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pela confiança e por acompanhar todo o nosso conteúdo, Edvania.

      Equipe Dr. Rocha.

  6. Ana

    Parabéns por todas as informações e pelos seus programas que são sempre maravilhosos!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pelas palavras, Ana.

      Equipe Dr. Rocha.

  7. Theo

    Agradeço ao Dr Rocha, pois graças a ele e sua equipe maravilhosa segui a risco o programa diabetes controlada e hoje sou uma pessoa melhor, pra cima sempre! <3 <3 <3

    • suporte@drrocha.com.br

      É ótimo ler depoimentos como o seu, Theo!
      Continue firme no programa e com muito foco!

      Equipe Dr. Rocha.

  8. Douglas

    Gostaria de saber se eu beber o suco será a mesma coisa que comer a fruta in natura?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Douglas. Tudo bem?
      Prefira sempre a ingestão da fruta in natura, pois no suco acaba não preservando as fibras da fruta.

      Equipe Dr. Rocha.

  9. Patricia

    Não sei como entrar em contato com o suporte, qual é o seu e-mail Dr Rocha?

  10. Edi

    Parabénssssss, adoro seus mensagens.!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Edi =)

      Equipe Dr. Rocha.

  11. José Maria Ramos

    Eu já faço diabetes contrOlá da com Dr. Rocha essas dicas muito me serve pois já estou com a diabetes controlada mas preciso perder mais peso essas dicas são maravilhosas primero agradeço a Deus por ter colocado dr.Rocha.com.br em minha vida
    Obrigado Deus obrirado dr.rocha.com.br
    Seja abençoado em nome de Jesus

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que está gostando, José Maria!
      Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para a Equipe de Suporte através do e-mail suporte@drrocha.com.br.
      Assim poderemos te auxiliar melhor!
      Equipe Dr Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário