Kombucha → Conheça Os Benefícios Incríveis Deste Chá!

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje quero falar sobre uma bebida um tanto quanto curiosa e até mesmo ligeiramente desconhecida, mas que vem ganhando cada vez mais espaço dentre os brasileiros. Estou me referindo à Kombucha.

 

O Que É

kombuchaA kombucha é uma bebida popular em países asiáticos que está aos poucos se disseminando no Brasil.

De acordo com pesquisadores, a bebida promove saúde e é considerada um remédio popular feito a partir da fermentação do chá preto. O nome da bebida é na verdade uma colônia de levedura composta por microrganismos aglomerados, sua funcionalidade é semelhante ao kefir.

Os microrganismos da bebida ficam aglomerados, parecidos com uma massa de panqueca e assim que o chá preto e o açúcar são colocados sobre esses microrganismos, ocorre uma reação que transforma o liquido em uma bebida refrescante, que se assemelha aos refrigerantes.

O gosto é uma mistura entre doce e azedo, com uma fragrância natural um tanto quanto peculiar que fornece uma série de nutrientes e substâncias à saúde de seus consumidores.

A cultura de microrganismos se alimenta do açúcar, e na troca produz uma série de substâncias interessantes como os ácidos glucorônico, glucônico e láctico, além de vitaminas, aminoácidos e substâncias antibióticas.

Informação Nutricional

Cerca de 100 ml dessa curiosa e inovadora bebida possui a seguinte informação nutricional:

  • Energia: 98 calorias;
  • Gorduras totais 7g;
  • Gordura saturada 1g;
  • Gordura poli-insaturada 0g;
  • Gordura monoinsaturada 0g;
  • Gordura trans 0g;
  • Colesterol 0 mg;
  • Fibra alimentar 1g;
  • Carboidratos totais 5g;
  • Proteínas 1g;
  • Cálcio 2mg;
  • Ferro 0,9 mg;
  • Sódio 5 mg

Como se pode notar, a bebida possui calorias em quantidades moderadas, além de possuir poucos macronutrientes, como carboidrato, gordura e proteína em sua composição.

De acordo com cientistas e pesquisadores, o kombucha é considerado como um chá probiótico capaz de trazer uma série de benefícios a seus consumidores, como falarei no próximo tópico desse artigo.

 

Principais Benefícios

Por ser um alimento realmente novo – pelo menos para muitos brasileiros,  muitas dúvidas acerca desse inovador chá que chegou a pouco tempo no Brasil podem surgir. Entre as principais dúvidas que podem surgir, a mais comum é sobre seus benefícios.

Eu lhe digo que os benefícios desta bebida são diversos e até mesmo curiosos. Por isso, separei os principais deles para que você possa conferir.

Funcionamento do sistema digestório

Por ser uma bebida probiótica e consequentemente antioxidante, seu efeito sobre o sistema digestório já era relativamente esperado. Por conter microrganismos de qualidade a kombucha favorece o funcionamento do sistema digestório.

O resultado de sua ingestão é a colonização do intestino com bactérias benéficas, que promovem um ajuste do bolo fecal, revertendo problemas comuns como a prisão de ventre, por exemplo.

Mais energia e disposição

A pasta de microrganismo quando se alimenta do açúcar utilizado em seu preparo libera uma série de ácidos e compostos antioxidantes que posteriormente serão consumidos.

Esses compostos atuam em uma série de funções corporais. Consumidores relatam que assim que ingerem a bebida se sentem mais dispostos e com mais energia, para enfrentar as atividades do dia a dia e até mesmo para praticar determinadas atividades físicas.

Melhora do sistema imunológico

Os compostos antioxidantes presentes na Kombucha favorecem o bom funcionamento do sistema imunológico de seus consumidores assíduos.

Além disso, os probióticos presentes na bebida aumentam o número de bactérias benéficas do intestino, esse aumento de bactérias intestinais faz com que os nutrientes dos alimentos ingeridos sejam mais aproveitados, potencializando ainda mais a ação do sistema imune contra agentes invasores.

Quem ingere a bebida automaticamente se torna menos suscetível a desenvolvimento de problemas de saúde como sinusite, gripes, dores de garganta e até mesmo pneumonia.

Protege as articulações e deixa a pele mais bonita

Ingerir a bebida também protege o funcionamento das articulaçõespele mais bonita corporais.

Isso acontece pelo simples fato da glucosamina presente na Kombucha preservar o colágeno do organismo. Com essa preservação de colágeno a bebida ajuda na manutenção e funcionamento de articulações e também atua na manutenção de uma pele mais bonita, saudável e firme.

Portanto, a ingestão da bebida previne as dores de artrite, artrose e pode até mesmo reverter alguns casos de celulite.

 

Emagrecimento

Sempre que falo sobre um alimento novo, eu já fico de prontidão esperando os questionamentos sobre o potencial de emagrecimento do mesmo.

Sempre sou questionado se algum determinado alimento emagrece ou tem benefícios se consumido quando o objetivo é emagrecer com saúde.

No caso desta bebida, eu respondo que sim, ela facilita o processo de perda de peso.

Além dos benefícios que citei anteriormente, a kombucha possui o ácido acético. Essa substância atua no sistema de oxidação da gordura.

O ácido acético presente no processo de maturação da bebida auxilia o organismo a utilizar a gordura como fonte de energia, isso limita o acúmulo de gordura nas mais diversas regiões corporais, trazendo como principal resultado um emagrecimento.

Junte ao processo de oxidação da gordura, as bactérias benéficas atuantes no sistema digestório, favorecendo o trânsito intestinal e atuando no processo de retenção hídrica o resultado final de tudo isso será sim, uma perda de peso de qualidade.

Porém, é necessário ressaltar que não existe alimento milagroso quando o assunto é emagrecimento.

Para realmente emagrecer de maneira eficaz, é necessário adotar hábitos saudáveis, passar por um processo de reeducação alimentar e praticar atividades físicas de maneira constante. De nada adianta beber kombucha e continuar sedentário e se alimentando de maneira inadequada.

Para quem acha difícil manter o foco e conseguir realmente emagrecer, eu desenvolvi um MÉTODO cientificamente comprovado para emagrecer em apenas 7 semanas.

Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiaram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.

 

Conclusão

Para terminar o artigo, ressalto que a kombucha possui efeitos positivos em nosso organismo, mas esses efeitos só serão notados se praticarmos uma alimentação estratégica, correta e regrada.

Não utilize apenas determinados alimentos. Pratique uma alimentação estratégica e colha todos os seus benefícios.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, sorte e felicidade.

Gostou do texto? Comente, curta e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima!

Posts Relacionados

Comentarios

  1. FLORDECI SANTIAGO DOMINGUES DOMINGUES

    Não conhecia esse chá de kombucha, pode ser consumido por diabéticos?

  2. Marisa Costa

    Como se prepara esse chá e onde encontra – lo ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Marisa. Tudo bom?
      Você encontra em lojas de produtos naturais e feiras.
      O modo de fazer o chá é o seguinte: Ferva a água e acrescente o açúcar (Ferva até dissolver). Agora junte as folhas de chá, ferva por + 2 minutos; Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 15 minutos; Coe, em um pano fino (tule) e deixe esfriar; Coloque no vidro de 3L, Junto com: 1,800 ml de água 1 ou + panquecas de kombuchá; Tampe o vidro com tule e elástico na borda para evitar que moscas entrem, Marque o dia que foi feito, mantenha em infusão por 10 dias (em dias quentes pode ficar menos dias e em dias frios aumenta-se os dias; É aconselhável ‘agasalhar’ o vidro com jornal ou pano para aquecer). Após esse prazo, retire as panquecas, reserve um pouco para ativar a nova leva de kombuchá.

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Karen

    Parabéns Dr Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      Muito obrigado pelas palavras, Karen.

      Equipe Dr. Rocha.

  4. Edilza

    Muito interessante as informações. Parabéns dr patrick

    • suporte@drrocha.com.br

      Muito obrigado, Edilza!
      Qualquer dúvida é só perguntar.

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Wagner Fernandes

    Muito legal!!!

  6. Abreu de Fátima

    Nunca tinha ouvido falar dessa bebida, aonde posso encontrar Dr. Rocha?

    • suporte@drrocha.com.br

      Você acha a kombucha em lojas de produtos naturais e feiras, Abreu.

      Equipe Dr. Rocha.

  7. Mayckon

    Muito bom mesmo!

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim. Uma delícia!

      Equipe Dr. Rocha.

  8. Yasmin

    O mundo todo precisa conhecer essa maravilha, eu adoro!

    • suporte@drrocha.com.br

      É ótimo, né?

      Equipe Dr. Rocha.

  9. Bia

    Pode me dizer o e-mail do seu suporte?

  10. Meg

    Minha mãe adora suas informações. Seguimos a risca todos os ensinamentos.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Meg.
      Siga todas as dicas que os resultados serão positivos 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  11. Luna

    Aonde posso encontrar o chá Dr Rocha?

    • suporte@drrocha.com.br

      Você consegue achar a Kombucha em lojas de produtos naturais e feiras, Luna.

      Equipe Dr. Rocha.

  12. Diego

    Muito legal essa matéria Dr Rocha, gostamos muito de você!

    • suporte@drrocha.com.br

      É muito bom ler isso, Diego!
      Continue lendo e qualquer dúvida é só perguntar.

      Equipe Dr. Rocha.

  13. Izabella

    Procuramos em muitos lugares aqui na Bahia, mas tá difícil de achar em.

    Adorei a matéria.

    • suporte@drrocha.com.br

      Tente procurar em lojas de produtos naturais e feiras, Izabella 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  14. CRISTINO SOUZA

    Gostaria de saber se diabético pode consumir esta bebida sem nenhuma restrinção?

    • suporte@drrocha.com.br

      Pode sim 😉

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário