Maçã → Tipos, Informações Nutricionais e Benefícios (VEJA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando, hoje irei falar sobre uma fruta que é amplamente consumida e realmente apreciada por muitos brasileiros em basicamente todas as regiões do país, estou falando da maçã.

O Que Éfalso fruto

Embora seja chamada de fruta a maçã é um falso fruto, ou seja, um pseudofruto pomáceo da macieira, árvore da família Rosacea que dá origem ao alimento. É um dos pseudofrutos de árvore mais cultivados e mais conhecidos em todo o mundo. Esse alimento é um dos mais utilizados pelos seres humanos.

Diferentes Tipos

Existe uma grande variedade do alimento, porém, as mais consumidas no Brasil são:

  • Fuji;
  • Gala;
  • Red;
  • Verde;
  • Melrose;

Informação Nutricional

Em 100 gramas de maçã, encontramos a seguinte informação nutricional:

  • Energia: 53 calorias;
  • Gorduras totais 0,2 g
  • Gorduras saturadas 0 g;
  • Gorduras poliinsaturadas 0,1 g;
  • Gorduras Monoinsaturadas 0 g;
  • Colesterol 0 mg ;
  • Carboidratos 14 g;
  • Fibra alimentar 2,4 g;
  • Proteínas 0,3 g;
  • Vitamina D 0,1 UI;
  • Vitamina B6 0,2 mg;
  • Vitamina B12 0,02 µg;
  • Vitamina A 54 UI;
  • Vitamina C 4,6 mg;
  • Sódio 1 mg;
  • Potássio 107 mg;
  • Cálcio 6 mg;
  • Ferro 0,1 mg;
  • Magnésio 5 mg;

Como é possível notar, a fruta é hipocalórica, ou seja, possui poucas quantidades de calorias em sua composição, além disso, há quantidades pífias de gordura e uma parcela importante de fibra alimentar.

A maçã é um alimento com boas fontes de vitaminas e minerais em sua composição, podendo trazer alguns efeitos benéficos à saúde de seus consumidores.

Benefícios À Saúde

Minhas alunas tem um hábito que julgo ser muito bom. Sempre que elas se atentam as informações nutricionais de determinados alimentos elas me questionam sobre seus benefícios à saúde de seus consumidores, e mais uma vez a história se repete.

Frequentemente sou questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são os benefícios da maçã aos seus consumidores?

Essa fruta, ou pseudofruto, como queiram chamar, é capaz de prover uma série de benefícios à saúde, das pessoas que a consomem de modo frequente, separei os que julgo serem os melhores efeitos do alimento. Confiram.

Diminuição do risco de diabetesmedidor de glicose

A maçã possui fibras e pectina em sua composição. A união desses dois componentes ajuda a manter controlado os níveis de açúcar no sangue. Essa ação, faz com que o consumo regular da fruta seja um tanto quanto benéfico no controle do diabetes.

Regulação do sistema digestório

É muito comum a ordem de determinados médicos e eu me incluo nisso, na recomendação da ingestão de maçã para combater desordens do sistema digestório, tais como prisão de ventre, por exemplo.

Ingerir diariamente uma unidade da fruta é capaz de auxiliar de modo realmente eficaz todo o controle do trânsito intestinal, diminuindo assim a tão indesejada barriga inchada, além de fazer o intestino funcionar adequadamente.

Diminuição dos níveis de colesterol

Outra benéfica função da fruta é a diminuição dos níveis de colesterol ruim, o LDL e também dos triglicerídeos.

A diminuição desses compostos na circulação sanguínea é capaz de proteger todo o sistema cardiovascular contra uma série de problemas como AVC, Infarto, formações de trombos venosos e insuficiência renal.

Previne o Alzheimer

Um estudo realizado na Universidade de Cornell em Nova Iorque, descobriu que a quercetina presente na fruta, protegem as células cerebrais contra danos causados pelos radicais livres que podem levar à doença de Alzheimer.

Emagrecimento

Muitas de minhas alunas ao observaram a composição nutricional,maça verde que possui poucas calorias, automaticamente já pensaram no processo de emagrecimento. Portanto, fui questionado de modo direto: Dr. Rocha, ingerir maçã facilita o processo de emagrecimento?

Eu respondo que em partes.

Embora os tipos “vermelhos” desse pseudofruto possuam boas quantidades de vitaminas e minerais em sua composição, além de fibras e pectina que controlam níveis glicêmicos, eu recomendo a ingestão de maçã verde para quem busca desse objetivo.

Digo isso pelo simples fato do tipo verde dessa fruta possuir menores quantidades de açúcar em sua composição, algo que permite seu consumo com mais tranquilidade por quem busca emagrecer ou até mesmo controlar os níveis de diabetes e açúcar no sangue.

Portanto é preciso salientar que não existe nenhum tipo de alimento que seja capaz de prover milagres quando o assunto é emagrecimento. Uma perda de peso de modo saudável, duradouro e eficaz é resultado de uma reeducação alimentar aliada à bons hábitos alimentares.

De nada adianta uma pessoa ingerir maçã de maneira frequente e constante e não praticar atividades físicas, ou então consumir altas doses de alimentos industrializado, somente consumir a fruta não fará com que ninguém emagreça.

Alimentação Estratégica É O Caminho Para Uma Vida Saudável

Como venho afirmando há tempos, a busca por saúde, qualidade de vida e um corpo bonito é algo que tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, porém, a melhor maneira de se alcançar esses objetivos é através de uma alimentação estratégica.

Esse tipo de alimentação consiste basicamente em evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos e focar no grande consumo de vegetais verdes folhosos, gorduras de boa qualidade e proteínas de alto valor biológico.

Dessa forma, obtêm-se grandes quantidades de fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais que regulam uma série de funções fisiológicas através da grande ingestão de vegetais verdes folhosos.

A energia para que essas funções ocorram serão provenientes de das gorduras de boa qualidade e a manutenção do sistema imunológico manutenções de tecidos ocorrerá com a simples ingestão de proteínas de alto valor biológico.

Uma alimentação estratégica é sinônimo de um plano alimentar bem distribuído, capaz de se completar de modo simples e funcional.

Quem pratica uma alimentação estratégica automaticamente conquista saúde, corpo bonito, qualidade de vida e mente são como meras consequências de estilo de vida. Os objetivos são alcançados de maneira mais fácil, sem sofrimentos e privações.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor felicidade e sorte!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Alexandra

    Parabéns, a maçã limpa o nosso organismo, trazendo de volta a nossa saúde. Efeito detergente, adistringente ou seja, vida nova! Sucesso Dr Rocha, adoro você!
    Abraço, e gostaria muito de adquirir o seu livro sobre diabetes. Por questões familiares!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Alexandra, tudo bom?!

      Ficamos muito felizes pelo seu apoio. Para saber mais sobre o livro Diabetes Controlada, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.
      Temos uma equipe pronta para lhe auxiliar.

      Equipe de Suporte 😀

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário