Miastenia Gravis → Doença Mais Comum Do Que Se Imagina (SAIBA MAIS!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha. No artigo de hoje irei falar sobre uma doença autoimune que outrora era desconhecida por grande parte das pessoas e vem ganhando cada vez mais espaço em consultórios, postos de saúde e até mesmo portais de notícia. Estou falando da Miastenia gravis.

O Que É

A miastenia gravis – ou então miastenia grave nada mais é do que um distúrbio crônico de origem neuromuscular totalmente caracterizado pela fraqueza de basicamente todos os músculos do corpo, além de fadiga extremamente rápida sempre que determinado músculo é exigido.

Diferentes Tipos

Existem apenas duas formas dessa curiosa doença, são elas:

• Adquirida;
  • Congênita;

A forma adquirida nada mais é do que uma doença autoimune, onde os anticorpos atacam as células e demais tecidos saudáveis do organismo, confundindo-os com agentes invasores, como vírus e bactérias, por exemplo.

Já a forma congênita, como o nome sugere, ocorre quando os anticorpos produzidos pela mãe, passam para o feto através da troca de nutrientes entre cordão umbilical e placenta.

transmissão do impulso nervosoAs reais causas pelas quais a doença acomete as pessoas ainda não foram totalmente esclarecidas pela comunidade médica.

Se a doença for do tipo autoimune, a resposta imunológica se volta contra os componentes da placa motora responsável pela transmissão do estímulo nervoso que faz o músculo entrar em contração.

Esse processo interfere diretamente na transmissão do impulso nervoso, o que provoca o rápido enfraquecimento dos músculos, e causa a sensação de fraqueza, algum muito comum em pacientes portadores dessa doença.

Alguns médicos acreditam ainda que a miastenia gravis possa estar vinculada de alguma maneira, a tumores no timo, uma glândula diretamente ligada ao sistema imunológico, responsável pela produção de anticorpos.

Sintomas

Sempre que falo com minhas alunas sobre determinada doença, elas ficam relativamente preocupadas e me questionam de maneira direta sobre as formas com que determinados problemas de saúde podem aparecer.

Dessa vez, fui questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha quais são os principais da miastenia gravis?

Eu respondo prontamente que a fraqueza muscular é o principal sintoma dessa doença e tende a piorar conforme diferentes regiões do corpo vão sendo afetadas. Como os sinais e sintomas costumam melhor através do repouso, esse sentimento de fraqueza pode ir e vir nos pacientes portadores da miastenia gravis.

Apesar da doença afetar qualquer músculo do corpo, alguns grupos musculares são comumente mais afetados do que os outros. Entre os grupos mais afetados estão:

• Músculos dos olhos;
  • Músculos do rosto e pescoço;
  • Músculos dos membros superiores e inferiores;

Em mais das metades dos portadores da doença, os primeiros sinais e sintomas envolvem diretamente problemas oculares, tais como visão dupla, e principalmente pálpebras caídas e cansadas.

A fala alterada, fraca e anasalada, acompanhadas de dificuldade para engolir, engasgos constantes, problemas de mastigação e perda do controle dos músculos faciais ligados a expressão, como sorrir, por exemplo, também são muito comuns nos pacientes miastênicos.

Além disso, a doença causa grande fraqueza nos músculos de braços e pernas – que normalmente se estendem para outras partes do grupo. O distúrbio geralmente afeta mais os membros superiores do que os inferiores.

Existe um grande número de abordagens terapêuticas possíveis para o tratamento da miastenia gravis. Porém, uma combinação de dois métodos um tanto quanto clássicos, normalmente é a saída mais eficaz para tratar os principais sintomas da doença. São eles:

• A utilização de medicamentos;
  • Cirurgia.

Utilização de medicamentos

medicamentosO uso de determinados medicamentos, tais como imunossupressores, corticosteroides e principalmente inibidores de colinesterase, costumam ser combinados a uma terapia chamada de plasmerase.

Essa terapia consiste na combinação dos medicamentos citados, que removem o plasma com anticorpos, para que seja substituído por um plasma sem as células de defesa, e também, a infusões de imunoglobulina intravenosa, cujo objetivo é de inserir anticorpos mais resistentes no organismo dos portadores da doença.

Cirurgia

Cerca de aproximadamente 20% dos casos confirmados de miastenia gravis possuem como causa a existência de um tumor no timo. Para esses casos uma intervenção cirúrgica é o procedimento mais recomendado para tratar a doença de maneira realmente eficaz.

Há médicos, que optam por submeter seus pacientes à cirurgia, mesmo sem a ocorrência de tumores, a cirurgia pode ser uma boa saída para aliviar os sintomas causados pela doença, livrando o paciente do uso de medicamentos.

Alimentação Estratégica É Eficaz no Alivio dos Sintomas desse Problema de Saúde

Como costumo afirmar e reafirmar, os alimentos e nutrientes possuem poderosa ação sobre nosso organismo. E jamais, em hipótese alguma devem ser negligenciados. Mais uma vez a ciência mostra como uma alimentação estratégica é capaz de trabalhar a favor de nossa saúde.

Após pesquisas e conversas com alguns neurologistas separei determinados alimentos e também nutrientes que podem realmente diminuir os efeitos da miastenia gravis e trazer muito mais qualidade de vida aos pacientes. São eles:

• Vitamina D;
  • Creatina;
  • Ômega 3;

Falarei a seguir de modo resumido, sobre cada um deles.

Vitamina D

vitamina dPor desempenhar um papel importante no sistema imune, utilizar suplementos à base de vitamina D pode aliviar a fadiga em portadores da doença.

Um estudo divulgado pelo European Journal of Neurology mostrou que cerca de 40% de pacientes tratados com suplementos com essa vitamina apresentar melhora significativa dos sintomas.

Creatina

Por estar presente dentro de nossa musculatura e facilitar o ganho de massa muscular a creatina auxilia na redução da fraqueza muscular.

Por isso ingerir alimentos que contenham a substância, principalmente a carne vermelha auxiliam na manutenção do tônus muscular. Além disso, estudos mostraram que utilizar diariamente 15 de suplementos à base de creatina também auxilia a reduzir a fraqueza.

Ômega 3

azeite de olivaVelho conhecido como auxiliar do sistema nervoso, o ômega 3 é uma ótima opção para liberar o caminho de sinapses que farão com que os músculos continuem em pleno movimento.

Por isso, consumir regularmente alimentos como azeite de oliva, salmão, sardinha, arenque e até mesmo suplementos do ácido graxo é uma ótima forma de não permitir o avanço dos sintomas da doença.

Mais uma vez a alimentação estratégica se mostra ser eficiente e benéfica às pessoas.

O ômega 3 é essencial para a nossa saúde. Infelizmente, nosso corpo não produz essa substância. Além do consumo dessa substância diretamente nos peixes, existe uma forma segura de suplementar por cápsulas.

Em caso de suplementação com cápsulas prefira produtos de qualidade. Recentemente eu lancei o Ômega Max 3 para suprir a necessidade dos meus alunos e pacientes por um produto confiável. Clique aqui para saber mais.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Deixe seu comentário, compartilhe em suas redes sociais.