Natação → Conheça Os Benefícios Deste Exercício Incrível!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando mais uma vez. No artigo de hoje irei falar sobre um esporte um tanto quanto popular no Brasil e no mundo, muito praticando desde criança a idosos e que traz uma série de benefícios à saúde. Estou falando da natação.

O Que É

nataçãoDo latim natatio, a natação nada mais é do que a ação e o efeito de nadar. O termo é utilizando também para fazer alusão ao desporto que consiste em nadar o mais rápido possível, a fim de derrotar possíveis adversários em uma corrida.

O ser humano sempre tentou se adaptar ao meio aquático, uma decisão um tanto quanto acertada, afinal, 75% do planeta é coberto de água. O esporte passou rapidamente de uma mera atividade de subsistência e deslocamento para se tornar numa atividade esportiva muito competitiva.

Há uma série de gravações que remetem à idade que demonstram que a natação já era uma atividade realizada na pré-história.

As competências formais só se tornaram populares na segunda metade do século XIX, e o esporte apareceu pela primeira vez nos jogos olímpicos somente no ano de 1986.

Principais Benefícios

Embora seja um esporte um tanto quanto conhecido, existem muitas dúvidas e informações desencontradas sobre os reais benefícios colhidos pelos praticantes do esporte. Sendo assim, resolvi através da ciência e da medicina mostrar quais são os principais benefícios da natação. Confiram.

Longevidade

Pesquisas realizadas na Universidade da Carolina do Sul nos EUA, acompanharam testes e estilo de vida de homens com idades entre 20 a 90 anos durante um período de 30 anos e chegaram à conclusão de que os nadadores possuíam uma taxa de mortalidade 50% inferior com relação aos sedentários.

Pulmões mais fortes

Um dos principais benefícios desse esporte é que ele proporciona a possibilidade de seus praticantes se exercitem na presença de um ar úmido, algo que ajuda a reduzir os sintomas e controlar alergias pulmonares e também a asma.

Exercícios dentro da piscina podem auxiliar no aumento do volume pulmonar dos nadadores, além de propiciar melhoras nas técnicas de respiração. O resultado é um pulmão mais forte e mais disposição de oxigênio para uma série de tecidos corporais.

Protege as articulações

impacto nas articulaçõesA natação é um esporte que não causa nenhum impacto nas articulações de seus praticantes, como ocorre em outros esportes como corrida, ciclismo e até mesmo caminhada.

Essa ausência de impactos é muito importante para diminuir e controlar as dores causadas pela artrite, além de proteger potenciais lesões físicas em ossos e articulações, como entorses e até mesmo fraturas causadas pela osteoporose, por exemplo.

Aumenta a força e o tônus muscular

O esporte faz com que praticamente todos os grupos musculares do corpo se movimentem, isso promove o aumento de força muscular, além de melhora significativa do tônus.

O esporte ainda é importante para manutenção da massa magra que foi adquirida em outras atividades físicas, como a musculação, por exemplo.

Coração mais forte

pressão altaAlém de tonificar a musculatura, aumentar o poder dos pulmões, a natação ainda traz ótimos benefícios ao coração de seus praticantes.

Por ser um esporte aeróbico, ela fortalece o coração, ajudando-o a ser tornar maior e mais forte, algo que automaticamente potencializa o bombeamento de sangue por todo o corpo.

Normalmente os nadadores não apresentam problemas cardiovasculares como pressão alta, AVC e entupimento de artérias, por exemplo.

Diminui o estresse e melhora o sono

O esporte possui também grande benefício psicológico.

Por ser uma atividade que envolve determinado esforço físico, os nadadores têm os níveis de endorfina aumentados o que resulta em uma diminuição do estresse.

Além de diminuir o estresse, a endorfina auxilia também os nadadores a terem boas noites de sono, mantendo assim, o organismo sempre descansado e os níveis de qualidade de vida elevados.

Controle do Diabetes

Estudos demonstraram que nadadores possuem cerca de 16% menos chances de desenvolver diabetes.

A pratica regular da natação auxilia de modo significativo o controle glicêmico de diabéticos que praticam no mínimo 150 minutos do esporte por semana, melhorando assim a sensibilidade à insulina desses pacientes. O esporte é recomendado para diabéticos do Tipo 1 e do tipo 2.

Emagrecimento

natação emagreceComo muitas pessoas sabem, nadar é um esporte que demanda grande quantidade de energia para ser praticado, por isso, sua relação com o processo de emagrecimento é um tanto quanto íntimo.

Sabendo disso, minhas alunas me questionaram da seguinte forma: Dr. Rocha, Natação emagrece?

Eu respondo que sim!

A natação é naturalmente reconhecida como um dos maiores queimadores de caloria e é uma ótima alternativa para quem deseja emagrecer e/ou então manter o peso sob controle.

A quantidade de calorias queimadas não depende apenas da intensidade com que determinado esporte é praticado, mas também de nossa fisiologia individual.

Fisiologistas do exercício da Universidade de Cambridge calcularam que a cada 10 minutos nadando a modalidade de peito, são queimadas até 60 calorias, o nado de costas pode proporcionar 80 calorias queimadas enquanto que o nado borboleta ultrapassa as 100 calorias nesse mesmo período de tempo.

Alimentação Estratégica E Natação Uma Combinação Perfeita

É importante salientar que atividades físicas são importantes para controle de peso, mas uma alimentação adequada também tem seu mérito nessa questão.

Dessa forma, quem pretende se manter em forma ou então diminuir os ponteiros da balança deve alimentar-se de maneira estratégica e praticar uma atividade física constantemente,

A Alimentação estratégica consiste basicamente em diminuir o consumo de alimentos ricos em carboidratos como forma de evitar o acumulo de gordura corporal. Portanto, massas, bolos, doces e pães devem ser evitados

Os vegetais verdes folhosos, são ricos em vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e fibra alimentar que regulam uma série de funções do organismo. Sendo assim, o consumo de alimentos como couve-flor, rúcula, alface, espinafre e couve devem ocorrer de modo diário.

Por fim, a energia será obtida de alimentos ricos em gordura de boa qualidade e a manutenção e tecidos corporais ocorrerá através da ingestão de proteínas de alto valor biológico.

Emagrecer é muito mais fácil do que muita gente pensa. Não se submeta a dietas malucas, não passe fome. Adote uma alimentação estratégica e pratique uma atividade física. Os resultados saudáveis e duradouros.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Curta comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima!

Posts Relacionados

Comentarios

  1. ivani

    oi esta noite fiquei aqui somente para ver tudo mesmo poque estava muito curiosa para saber tudo mesmo entao o que posso falar de tudo que eu vi .
    eu achei fantastico maravilhoso fiquei intusiasmada parabens dr Rocha o senhor e muito efeciente gostei muuuiito

    • suporte@drrocha.com.br

      😉

      Equipe Dr. Rocha.

  2. Maria Aparecida da Silva Lima

    Moro no sul e em determinadas épocas do ano aqui é muito frio, muito mesmo… A caminha teria o mesmo benefício da natação?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Maria. Tudo bom?
      Os benefícios são parecidos, mas não os mesmos.
      Você pode descobrir mais sobre a caminhada neste artigo -> https://goo.gl/TLReqy

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Augusto

    Nadava muito quando jovem e acabei perdendo o hábito mas depois de ler isso vou voltar. Eu me sentia bem melhor

    • suporte@drrocha.com.br

      é excelente, né?!

      Equipe Dr. Rocha.

  4. Jessica Leonel de Oliveira

    É muito difícil pq eu odeio qualquer tipo de esporte!

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Jessica. Tudo bom?
      Você já tentou exercícios aeróbicos? São excelentes!

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Rogerio T

    Meu filho tem bronquite vou colocar ele para fazer natação!

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Rogerio. Tudo bom?
      É uma ótima escolha de atividade física para o seu filho 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  6. joselia maria

    muito bacana

  7. Roza

    D.rocha comprando só o seu livro eu posso emagrecer?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Roza. Tudo bom?
      Seguindo uma alimentação inteligente e aliando ela com uma rotina de exercícios, sim 😉

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário