Noz Da Índia: Emagrece? Tem Efeitos Colaterais? Saiba Tudo Aqui!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei debater um pouco sobre um alimento que tem ganhado cada vez mais consumidores pelo país afora: A noz da Índia.

 

O que é

A noz da Índia – que também é chamada de castanha da Índia ou então semente da Índia, nada mais é do que a semente do fruto da árvore Nogueira-de Iguape. Essa iguaria foi trazida da Indonésia e ganhou muita fama no Brasil, devido à crença de que sua ingestão ajudaria no processo de perda de peso e consequente emagrecimento.

Composição Nutricional

A semente é fonte de vitaminas E, C e A. Além disso, possui óleos com alto teor de ácidos graxos que são essenciais ao organismo humano. Cerca de 40% da Noz da Índia é composto por ácido linoleico e 29% de ácido alfa-linolênico. Além disso, a castanha da Índia possui altas doses de minerais como potássio, magnésio, fósforo, cálcio, cobre, zinco, ferro e selênio, por exemplo.

Principais Benefícios

Analisando a composição nutricional da semente, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os benefícios da noz da Índia e para que serve?

A semente possui uma série de benefícios, bem como várias utilidades, a seguir separei os benefícios que julgo serem os principais dessa semente.

Diminuição do colesterol

Diminuição do colesterolPor possuir ácidos graxos essenciais em sua composição, a noz da Índia é realmente eficaz na diminuição do colesterol. O ácido linoleico e o ácido alfa-linolênico são capazes de oxidar o colesterol ruim – LDL e dessa forma baixar os níveis de colesterol total, algo que consequentemente aumenta os níveis do bom colesterol – o HDL.


Combate a celulite

Embora muita gente não saiba, a celulite é um processo inflamatório que se faz presente em homens e mulheres. Esse tipo de inflamação é muito comum em pessoas com alta taxa de gordura corporal e/ou colesterol elevado.

Portanto, ao agir oxidando a gordura corporal, a semente automaticamente combate a celulite. Seu consumo diminui a aparência de casca de laranja na pele que tanto incomoda homens e mulheres.

Previne a prisão de ventre

Por ser uma semente oleaginosa e que possui fibras em sua composição, a noz da Índia é muito importante no combate a prisão de ventre. Seu consumo frequente e moderado é capaz de fazer com que o intestino de quem a ingere volte a funcionar de maneira adequada e regular.

Diminuição da ansiedade e a vontade de comer doces

Os ácidos graxos presentes na castanha da Índia atuam no sistema nervoso central auxiliando na liberação de hormônios como serotonina e endorfina, o que proporciona uma sensação de bem-estar, calmaria e tranquilidade.

Essa sensação automaticamente diminui os níveis de ansiedade das pessoas. Muitas pessoas ansiosas normalmente em ataques de ansiedade tendem a ingerir doces. A ingestão frequente da semente é capaz de sanar esse comportamento.

 

Efeitos Colaterais

Assim como todo e qualquer tipo de alimento, a castanha da Índia também possui alguns efeitos colaterais quando consumida de maneira frequente e sem qualquer tipo de parcimônia. Entre os principais efeitos eu cito:

Auxilia no Emagrecimento?

redução de pesoComo a maioria dos alimentos que caem na graça e no gosto dos brasileiros possuem algum poder emagrecedor, com este não poderia ser diferente. Sendo assim, muitas alunas me questionam: Dr. Rocha, posso usar Noz da Índia para emagrecer?

Eu respondo que isso é verdade em partes.

Devido a sua composição, essa semente tem um grande potencial no auxílio da redução de peso, isso devido aos ácidos graxos oxidativos presentes em sua composição que auxiliam na queima de gordura, algo que automaticamente leva ao tão desejado emagrecimento.

Porém, é preciso ter em mente que apenas ingerir este alimento e não ter uma mudança de hábitos de nada irá adiantar. Como sempre costumo dizer, não existe alimento milagroso.

 

Noz da Índia é Suspeita de Causar Morte

Embora algumas pessoas afirmem que a Noz da Índia é tóxica, ou que ela pode matar, ainda não existe nenhum estudo que realmente comprovou o maléfico efeito da semente. A castanha recentemente ganhou essa fama, após uma capixaba, vir a óbito devido à suspeita de intoxicação alimentar por ter feito uso exagerado da oleaginosa.

Após dar entrada no pronto socorro, a paciente foi internada na UTI onde faleceu após médicos confirmarem necrose intestinal. Porém, ainda não há qualquer evidência de que a semente foi a real causadora da morte.

Por outro lado, fica o alerta: não é porque um alimento ou suplemento é vendido como emagrecedor, que deve ser usado exageradamente e sem orientação e conhecimento.

Alimentação Estratégica: Melhor Forma de Emagrecer Com Saúde

Alimentação Estratégica: Melhor Forma de Emagrecer Com Saúde

Como afirmo na maioria dos meus artigos, quando o assunto é saúde, qualidade de vida e busca por emagrecimento, não há alimento milagroso. Para se atingir objetivos saudáveis deve-se sempre buscar por uma alimentação correta, estratégica e inteligente e aliar a isso, a prática de atividades físicas constantes.

Evitar alimentos que sejam ricos em farinhas é o principal passo para evitar ganho de gordura corporal, que pode culminar em problemas de saúde como AVC, infarto e diabetes, por exemplo.

Vegetais verde folhosos como brócolis, espinafre, rúcula, agrião, couve, alface, chicória devem figurar de maneira constante em todo e qualquer prato, pois possuem altas doses de vitaminas, minerais e antioxidantes, que são fundamentais para um equilíbrio e funcionamento do organismo.

Além disso, ingerir alimentos com proteínas e gorduras de qualidade também são primordiais para o bom funcionamento do sistema imunológico, manutenção de massa magra e fornecimento de energia. Portanto, ovos, queijos, peixes gordos, carnes vermelhas devem acompanhar os vegetais verdes folhosos na maioria das refeições diária.

Faça boas escolhas alimentares, tenha bons hábitos de vida que um corpo bonito, esbelto e esculpido será apenas uma mera consequência de suas escolhas. Não busque um alimento milagroso, busque um estilo de vida mais saudável.

Estudando muito sobre emagrecimento verdadeiro eu descobri que muitos alimentos vendidos como saudáveis e para quem quer emagrecer, na verdade escondem muito açúcar. A quantidade de mitos é enorme e eu REVELO tudo em um treinamento que eu criei exclusivamente para você mulher que quer emagrecer de verdade, sem remédios e sem precisar passar fome.

Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

 

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço de vocês desejando paz, saúde, alegria, amor e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. ROSEMERY MARIA DANTAS DA SILVA

    Achei muito interessante os componentes que tem a noz da índia. Comendo com moderação e benéfico para a saúde ajudando a baixar o colesterol. E ainda ajuda quem tem intestino” preso”, como eu. Normalmente ingerimos muito carboidratos e alimentos que contém farinha, em algumas dietas, agora sei que é por isso que não emagrece nos, e ficamos com o efeito sanfona. Como é bom Dr. Rocha, saber de tudo isso. Estou muito feliz, obrigada!

  2. Antonio

    Gostei muito é bom receber informações e ficar atualizado.

  3. Veronics

    Amei essa matéria sobre a noz da índia Dr.Rocha, já tomo a noz da índia há 5 anos, emagreci 6 kg em 10 meses sem dieta, pois a noz da Índia como vc disse enibe o apetite e a vontade de comer doces. Depois que eliminei os 6kg, comecei tomar somente 2 vezes na semana para o meu intestino ficar regulado e manter o peso. Amo a noz da índia foi presente de Deus pra mim, pois vivia com o intestino constipado.
    Muito obrigada Dr. Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom ler isso, Veronica!
      Qualquer dúvida sobre o uso ou receitas é só comentar.

      Equipe Dr. Rocha.

      • Neiva

        Veronics, vc usou foi essa sa foto!?

      • Ana Mendes Da Cruz

        Olá boa noite?
        Faz mais ou menos 1 ano e pouco que não uso mais a noz, então gostaria de saber se eu voltar a tomar ela ira fazer efeito novamente.
        Obrigada!

        • suporte@drrocha.com.br

          Sim, Ana!
          Equipe Dr. Rocha.

  4. Neiva

    Muitíssimo feliz em ler essa materia, onde a inagem condiz com o conteúdo!

    Quando conheci a noz, morria de medo de comprar a “falsa”, a vendedora me fazia o maior terrorismo dizendo: cuidado com a chapéu de napoleão! Daí resolvi plantar das nozes que eu comprava pra consumir, e nasceu exatamente a tão temida chapéu, com isso fiquei desesperada e fui estudar… (que indecisão, a insegurança da descorberta, frente ao resultado alcançado, enfim, não parei de usar pois já tinha eliminado 11 kg em 5 meses de uso) fiz exames e nada alterado, e hj já consegui eliminar quase 50 kg…

    Com tudo que tenho descoberto, através de pesquisas e estudos, juntando com minha experiencia pessoal, com análise de grupos de usuários, observando pessoas sofrerem os piores efeitos possíveis, vivo “gritando” que existem e que observem as regras para uso seguro!

    Informação de Google se publica o que convém! Não existe segurança em pesquisas virtuais!

    Não existe noz falsa! Existem sim duas espécies! Mas a que é usada como emagrecedor é uma SÓ, a noz que emagrece é a que dizem ser a falsa! Eu comecei a usar a noz achando que usava a verdadeira! Comprava de uma vendedora famosa e “confiável” e comprava como se fosse a aleurites moluccana, porém plantei e nasceu a thevetia sp. (chapéu de Napoleão) desde então, comecei estudar sobre o assunto… Pra vender a “noz emagrecedora” que é uma thevetia, mostram a árvore da aleurites, as folhas da aleurites, as flores da aleurites, os frutos da aleurites e as sementes da thevetia! Montagem de informação de manipuladores sem ética e responsabilidade!

    P.s.: no grupo das thevetias existem mais de 9 variedades…

    • Regina

      Neiva como saber qual a emagrecedora? Já li em outros lugares que eles trocam o nome para poder vender!

      • suporte@drrocha.com.br

        Olá, Regina.
        Só exite um tipo de Noz da índia. Mas lembre-se do que foi dito no artigo acima: “… é preciso ter em mente que apenas ingerir este alimento e não ter uma mudança de hábitos de nada irá adiantar. Como sempre costumo dizer, não existe alimento milagroso.”
        Equipe Dr. Rocha.

  5. Marluce Aparecida da Silva

    Obrigado pelas ótimas informações!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Marluce Aparecida da Silva

    Adorei as informações!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo, Marluce!
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário