Para que Serve o Óleo de Copaíba e como Usar

Olá, aqui é o Dr. Rocha quem fala novamente. Como vão vocês?

No artigo de hoje eu trago uma série de informações sobre um produto ainda pouco conhecido, mas que vem ganhando cada vez mais espaço na rotina de muitas pessoas. Estou me referindo ao óleo de copaíba.

 

copaifera officinalisO óleo de copaíba também é conhecido popularmente como bálsamo de copaíba.

Ele se caracteriza por sua aparência resinosa, possuindo uma série de aplicações diferentes e benéficas aos seus consumidores.

Esse produto é extraído diretamente da árvore conhecida como copaíba ou então copaibeira. O nome científico dessa árvore é Copaifera officinalis. Essa espécie de árvore cresce em todos os países da América do Sul e é amplamente encontrada na região da floresta amazônica.

Indicações de Uso e Formas de Administração

O óleo de copaíba é indicado para tratar uma série de condições do organismo, principalmente problemas de vias respiratórias, sistema urinário, afecções cutâneas e pode até mesmo ser usado como cicatrizante ou anti-inflamatório tópico.

O óleo de copaíba pode ser encontrado sob as seguintes formas:

  • Bálsamo;
  • Cápsulas;
  • Pomadas;
  • Cremes;
  • Loções;
  • Shampoos;
  • Sabonetes;
  • Óleos essenciais.

Geralmente, quando consumido sob a forma de cápsulas, sua dose diária recomendada é de 250 mg. A aplicação do bálsamo puro, em forma de pomada ou creme é indicado de duas a 3 vezes por dia.

Algo importante de ser dito, por conta de sua capacidade oleosa, é que o bálsamo deve ser utilizado em pouca quantidade. Cerca de 3 a 5 gotas são suficientes para massagens localizadas.

Já loções, shampoos e sabonetes são indicados para o banho, como forma de tratar problemas como caspa, descamações ou até mesmo algum tipo de infecção fúngica que pode causar o surgimento de micoses.

Benefícios do Óleo de Copaíba

Sempre que falo com minhas alunas sobre um produto considerado funcional, ou algum alimento, minhas alunas se mostram bastante curiosas e sempre me questionam acerca de seus efeitos benéficos.

A história se repetiu mais uma vez e fui questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são os benefícios do óleo de copaíba?

Esse incrível óleo é capaz de promover uma série de benefícios aos seus consumidores e usuários. A seguir, mostrarei aqueles que julgo serem os melhores efeitos desse produto.

Prevenção de câncer

Alguns estudos realizados no Brasil com o óleo de copaíba mostraram que a substância pode ser eficaz no combate de nove tipos diferentes de câncer, entre os mais comuns, estariam, os câncer de próstata, mama, pele e pulmão.

Além de ser eficaz contra os cânceres, o óleo de copaíba, tem se mostrado promissor na manutenção funcional do sistema imunológico afetado por HIV.

 

Saúde da pele

Uma das melhores atuações do óleo de copaíba se dá sobre a nossa pele.

Sua ação antibacteriana e anti-inflamatória é capaz de nutrir a derme e auxiliar na cura de problemas cutâneos, como micose, picadas, dermatites, feridas e até mesmo eczemas.

Problemas como estrias e até mesmo celulites podem ser amenizados com a aplicação constante dessa substância.

Indica-se a aplicação do óleo de copaíba sobra as áreas lesionadas, manchadas, com estrias ou celulites ao menos 2x por dia.

celulite

Ameniza doenças respiratórias

O óleo de copaíba também é amplamente utilizado de maneira regional para amenizar doenças respiratórias. Passar o óleo sob o peito, auxilia na desobstrução de alvéolos pulmonares, diminuindo quadros de problemas respiratórios como asma, bronquite, sinusite e até mesmo rinites.

Ação analgésica

Outro grande benefício do óleo de copaíba, quando utilizado diretamente sob a pele é a sua ação analgésica. Sua utilização é muito comum para tratar ou amenizar dores provenientes de gota, fibromialgia, reumatismo e até mesmo lesões esportivas.

Uma simples massagem com gotas do óleo sob a área da dor, costuma trazer alívios de maneira rápida e eficaz. Além disso, aquecer o composto, aplicar sob um pano e fazer uma compressa em articulações doloridas ou até mesmo dores na coluna são ótimas formas de trazer alívio a vários tipos de desconfortos.

Efeito calmante

O óleo de copaíba quando utilizado sob a forma de óleo essencial é capaz de trazer calmaria e intensa tranquilidade.

Por conta disso, o composto é muito utilizado em sessões de massagens, acupuntura, aulas de ioga, meditação e até mesmo na prática do pilates. Tudo isso pensando no bem-estar físico e principalmente psicológico das pessoas.

Efeitos Colaterais

Embora seja natural, o óleo de copaíba pode causar alguns efeitos colaterais indesejados em seus consumidores e utilizadores.

Dentre os efeitos adversos mais comuns relatados por quem fez uso da substância estão:

  • Desconforto estomacal;
  • Diarreia;
  • Flatulência;
  • Vômitos;
  • Erupções cutâneas;
  • Irritação na área de aplicação;
  • Alergias.

Fácil de Encontrar

O óleo de copaíba pode ser facilmente encontrado em farmácias magistrais, lojas de produtos naturais, ou então, em sites especializados.

Algo importante de ser dito, é que o óleo de copaíba de origem amazônica, é considerado superior aos demais tipos do mesmo óleo de diferentes regiões do Brasil. Isso se deve ao simples fato da região da Amazônia possuir características específicas ambientais, que elevam a qualidade desse óleo.

Contraindicações

contraindicação de óleo de copaíbaPor conta de nenhum estudo ainda ter sido conduzido com grávidas, o óleo de copaíba é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou tentando engravidar.

Além disso, crianças com idade inferior a 6 anos de idade também são contraindicadas para fazer uso do óleo sob qualquer forma de apresentação.

É importante ressaltar, que mesmo se tratando de um produto de origem natural, seu uso não deve ocorrer de maneira indiscriminada, tampouco sem supervisão ou orientação de um profissional de saúde.

O consumo ou aplicação excessiva do óleo de copaíba pode trazer graves danos à saúde. Por isso, preze por seu bem-estar, e tenha bom senso na utilização desse composto.

Mesmo sendo um óleo natural recomenda-se evitar exageros no uso de compostos fitoterápicos. Como tudo na vida, o bom senso é fundamental para que não haja nenhum tipo de problema e manutenção de saúde.

Para ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os fitoterápicos, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Com isso, finalizo mais um conteúdo inteligente.

E você? Já fez uso do óleo de copaíba? Qual foi a finalidade? Quais foram os efeitos? Deixe um comentário contando! A troca de informações é uma ótima forma de agregarmos conhecimento.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, sorte e felicidade.

Grande abraço e até a próxima.

assinatura dr. rocha

 

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Jéssica

    Eu não conhecia esse oleo, gostei!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Julia Machado

    Eu tomo capsulas

    • suporte@drrocha.com.br

      😀
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Telma Nunes

    Adoro receber suas noticias Dr.

    • suporte@drrocha.com.br

      Oba!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Yolanda Bomfim

    Dr eu uso esse oleo ha anos! Obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Sonia Tavares

    O que é pilates? Quais os beneficios?

  6. Valda

    Serve para estrias?

  7. Ilka Pacheco

    Quero adquirir o viver magra por favor me mande o link

    • suporte@drrocha.com.br

      Conheça o programa Viver Magra do Dr. Rocha -> https://goo.gl/hmv3BM
      Cadastre-se e receba GRATUITAMENTE alguns materiais sobre emagrecimento saudável, caso goste, assine e torne-se uma das muitas mulheres que escolheram mudar de vida.
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Aldair

    Minha esposa nao vivem sem este oleo

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Angela Dalto

    Olá doutor
    Diabetico pode comer arroz?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos!
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Lucelia da Silva

    Nao consigo acessar o programa que comprei , me ajude por favor

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário