Quiabo: Entenda Porque Este Vegetal É Tão Benéfico À Saúde

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. Hoje irei falar sobre um alimento que é amado ou então odiado por todas as pessoas que conheço. Estou falando do quiabo.

O Que É

Embora seja regularmente chamado de legume, o quiabo na verdade é um fruto da arvore chamada Abelmoschus esculentus, da mesma família da Malva. O fruto/legume é oriundo de clima quente que tem origem em países africanos e foi trazido ao Brasil pelos escravos.

Desde então, o alimento passou a fazer parte da culinária brasileira. Um exemplo típico disso é o frango com quiabo, um prato típico da culinária do estado de Minas Gerais.

O alimento pode ser consumido de várias maneiras, entre as principais estão frito, refogado ou cozido. Ele pode ainda ser utilizado no preparo de pratos e saladas frias. No momento da compra é aconselhável que se opte pelos firmes, sem manches e com comprimento menor que 12 cm.

Além disso, recomenda-se que o consumo ocorra rapidamente, pois o mesmo pode ficar murcho e escurecer logo em seguida.

Uma solução para evitar a gosma do quiabo, algo pouco apreciado, é pingar gotas de limão enquanto o alimento estiver sendo cozido. Atualmente os maiores produtores do alimento são a Nigéria, Gana, Paquistão e Índia.

Informação Nutricional

Em 100 gramas desse controverso alimento encontramos a seguinte informação nutricional:

  • Valor energético 29 calorias;
  • Gorduras Totais 0,2 g;
  • Gorduras saturadas 0 g;
  • Gorduras poliinsaturadas 0 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 0 g;
  • Colesterol 0 mg;
  • Carboidratos 6,4 g;
  • Proteínas 1,9 g;
  • Fibra alimentar 4,6 g;
  • Fibras solúveis 0,0 g;
  • Cálcio 112,2 mg;
  • Fósforo 55,8 mg;
  • Manganês 0,5 mg;
  • Magnésio 52 mg;
  • Ferro 0,4 mg;
  • Potássio 248,8 mg;
  • Cobre 0,2 ug;
  • Zinco 0,6 mg;
  • Sódio 0,9 mg;
  • Vitamina A 710 UI;
  • Vitamina B1 (Tiamina) 0,1 mg;
  • Vitamina B6 (Piridoxina) 0,2 mg;
  • Vitamina C 5,6 mg;

Como pode-se notar, o quiabo é um alimento hipocalórico, ou seja, que possui poucas calorias em sua composição. Os macronutrientes também são escassos, o fruto contém poucas quantidades de proteínas, carboidratos e principalmente gorduras.

Por outro lado, os micronutrientes chamam atenção. É possível encontrar grandes quantidades de cálcio, potássio e também magnésio. As vitaminas são relativamente escassas e a quantidade de fibra alimentar é bastante elevada.

Benefícios

Minhas alunas são sempre muito curiosas quando falo de algum alimento em específico.

Quando comecei a conversar com elas sobre o esse controverso alimento, fui rapidamente questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são os principais benefícios do quiabo?

Eu respondo que esse alimento, odiado por uns e amado por outros é capaz de prover uma série de benefícios a seus consumidores, separei a seguir aqueles que julgo serem os mais curiosos.

Funcionamento do intestino

Como mostrei anteriormente, o quiabo possui ótimas quantidades de fibras em sua composição. Todo esse teor de fibra potencializa o funcionamento do intestino de seus consumidores.

Os principais efeitos notados no sistema digestório dos consumidores frequentes do alimento é a reversão do quadro de prisão de ventre e também de barriga inchada.

Diminuição do colesterol

Por conter altas doses de fibra alimentar, o alimento em questão auxilia de maneira muito eficaz a diminuição do colesterol ruim, o LDL do organismo, algo que automaticamente aumenta o bom colesterol, o HDL.

Portanto ingerir o fruto/legume de modo constante, é uma ótima forma de prevenir problemas de saúde cardiovasculares, como infarto, AVC, tromboses e até mesmo insuficiência renal, por exemplo.

Evita e previne o surgimento do diabetes

Por conter altas doses de fibra alimentar, o alimento é uma boa alternativa para quem deseja manter o diabetes longe.

A alta concentração de fibras evita os picos de glicose e insulina no sangue, que favorecem para o ganho de gordura corporal, que automaticamente culmina em excesso de peso que contribui para a resistência à insulina e facilita a instalação do diabetes.

Saúde de dentes e ossos

Além de todos esses benefícios o quiabo também é rico em cálcio, um mineral de suma importância para manutenção e formação de dentes e ossos.

Seu consumo de maneira frequente evita o surgimento de uma série de problemas relacionados ao esqueleto humano, tais como osteoporose, artrose e artrite.

Emagrecimento

Sempre que falo de modo especifico sobre determinado alimento com minhas alunas elas sempre me questionam sobre o seu potencial emagrecedor, mais uma vez a história se repetiu e ouvi a seguinte pergunta: Dr. Rocha, quiabo emagrece?

Eu respondo que sim! Na verdade, o alimento em questão favorece o emagrecimento pelos seguintes fatores:

  • Contém poucas calorias em sua composição;
  • Possui baixa dose de carboidrato;
  • Tem grandes quantidades de fibra.

A união de todos esses fatores evita o que a taxa de glicose no sangue se eleve no ato de sua ingestão, algo que automaticamente previne liberação de grandes doses de insulina no organismo.

Como não há grandes quantidade de açúcar no sangue, tampouco insulina, o organismo não armazena energia em forma de gordura corporal, algo bastante desejado por quem deseja emagrecer.

Portanto, o alimento em questão, pode sim, favorecer o processo de perda de peso.

Mas como sempre digo, não há alimento milagroso quando falamos em emagrecimento. De nada adiantará ingerir quiabo e continuar com péssimos hábitos alimentares e não praticar atividades físicas.

Alimentação Estratégica é o Melhor Caminho Para Emagrecimento Saudável

O segredo para nossa saúde e boa forma física está em nossa alimentação. Alimentar-se de maneira estratégica é a melhor forma de manter-se magro e saudável. Emagrecer é muito fácil, basta seguir uma alimentação estratégica e deixar de lado dietas malucas.

Os principais passos para perder peso de maneira fácil e saudável através de uma alimentação estratégica são:

  • Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidrato, eles favorecem a liberação de insulina e o acumulo de gordura abdominal;
  • Ingerir grandes quantidades de vegetais verdes folhosos, afinal eles são fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes que regulam funções essenciais do organismo;
  • Ingerir gorduras de qualidade para serem utilizadas como fonte de energia;
  • Consumir proteínas de alto valor biológico, para manutenção dos tecidos corporais e fortalecer o sistema imunológico.

Praticar uma alimentação estratégica é um ato de amor próprio com seu corpo e sua saúde. Alimente-se com qualidade e colha todos os frutos disso.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

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Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. Flordeci Ataide Santiago Domingues

    O quiabo é um alimento que gosto, tanto refogado e como salada.
    O que podem dizer-me quanto ao quiabo se deixado em água por doze horas e bebê- la em jejum?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Flordeci. Tudo bom?
      A água de quiabo ou o quiabo sozinhos não tem propriedades milagrosas 😉
      Apenas se aliados com uma alimentação saudável.

      Equipe Dr. Rocha.

  2. fatima de pinho

    Olá! Gosto muito dessas informações, com elas conseguimos fazer uma alimentação mai saudável e adequada a cada caso!Obrigada!

  3. Maria da Conceição

    Gosto muito do seu trabalho pra ajudar na saúde e na alimentação obrigado muita gratidão

  4. thomazia souza

    Obrigada Dr. Rocha.
    Adoro quiabo e agora vou consumir mais!
    Abraços

  5. Marinalda pereira melo silva

    Comecei cortando as massas tudo de trigo e coloquei cocô e abacate na minhas refeições diárias!minha glicose baixou muito eu estava tomando dos comprimidos de metformina de 850ml por dia e mais a 50ml de insulina por dia.hj estou tomando 34ml de insulina por dia e minha glicose hj não passa de 130 e antes ela não baixava de 180

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