Reumatismo → Previna essa Dor…(SAIBA MAIS)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando mais uma vez. Hoje trago informações sobre uma condição de saúde conhecida e polêmica, que gera uma série de dúvidas nas pessoas: o reumatismo.

Afinal, O Que é Reumatismo?

o que é reumatismo?Algo muito curioso nessa condição de saúde, é que não há qualquer tipo de patologia conhecida como reumatismo.

O termo reumatismo é utilizado de maneira popular por médicos e pacientes como sinônimo de uma dor crônica, que pode sim, ser causada por outras doenças, como gota, artrite, lúpus, tendinites, fibromialgia e muitas outras.

De modo comum, doenças reumáticas não surgem por conta de traumas, como acidentes ou pancadas, por exemplo. Elas tendem a surgir, por causa de um ataque do organismo aos seus tecidos.

Portanto, eu afirmo que o reumatismo é na verdade um problema de saúde autoimune, onde o sistema imunológico ataca as articulações. O resultado desse tipo de ataque é o surgimento de processos inflamatórios em articulações.

A inflamação desse problema geralmente se torna crônica. Isso pode causar restrição de movimentos e fraqueza, diminuindo a qualidade de vida de pacientes afetados pelo problema.

Causas não São Totalmente Esclarecidas

bacteriasAs causas do reumatismo não são totalmente esclarecidas pela ciência. Muitos estudos já tentaram relacionar a patologia a infecções causadas por agentes invasores, como bactérias, fungos ou vírus, mas não se obteve nenhum tipo de sucesso.

Até o momento, cientistas e pesquisadores concordam entre si, que esse problema de saúde possui um fundo genético.

Estudos recentes conseguiram isolar genes ligados ao desenvolvimento de artrite e demonstraram que esse tipo de patologia estaria diretamente ligado a fatores ambientais.

Por conta de estudos nesses âmbitos, é comum que profissionais da saúde correlacionem ambiente e genética como os principais causadores dessa doença.

Sintomas

O reumatismo é uma doença que acompanha seus portadores durante toda a vida. Os sintomas desse problema podem ocorrer em diferentes intervalos de