Salgueiro → Previna Dores, Febres e Inflamações Agora!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. Como vão vocês?

Nesse artigo quero mostrar para vocês tudo sobre uma planta especial e ainda pouco utilizada pelas pessoas. Estou falando do salgueiro.

 

O que é o Salgueiro?

salgueiro brancoÉ uma árvore conhecida por diferentes nomes. Entre eles estão: salgueiro branco, chorão, vime e salso. Seu nome botânico é Salix alba. A planta pertence à família Salicaceae e é originária de países asiáticos, europeus e da América do Norte.

Embora seja considerado como uma planta medicinal, seu uso ainda é bastante tímido. Entretanto, a planta é encontrada sem grandes dificuldades em farmácias de manipulação, feira livre e algumas lojas de produtos naturais.

Existem registros históricos feitos por Hipócrates (o pai da medicina) no século V a.c, sobre um pó que era extraído da casca do salgueiro.

De acordo com esses registros, esse pó era utilizado no alívio de dores e diminuição de febre. Como herança médica direta de Hipócrates, a planta é utilizada desde épocas milenares como planta medicinal em países europeus e principalmente na china.

Principais Ações

As principais propriedades ativas que a planta é capaz de exercer em seus consumidores são:

  • Analgésica;
  • Antirreumática;
  • Antiagregante;
  • Antipirética;
  • Sudorífera.

Para que Serve?

A planta é relativamente utilizada como forma de coadjuvante em uma série de problemas de saúde bastante comuns, como alívio de febre, dor de cabeça, reumatismo, resfriados, artrite, artrose, gota e até mesmo para diminuir as dores causadas pela fibromialgia.

Segurança

Embora seja considerada uma planta medicinal, é grande o número de pessoas que nunca ouviram falar do salgueiro.

Salgueiro chorãoQuando comentei com minhas alunas sobre essa incrível planta, elas se mostraram surpresas pelo fato de não a conhecerem e me questionaram sobe a segurança de seu consumo/utilização: Dr. Rocha, é realmente seguro utilizar o salgueiro?

Existem muitas plantas medicinais que são consideradas desconhecidas, o salgueiro é uma delas. No entanto, isso não quer dizer que ela não seja segura.

As plantas que são consideradas medicinais sempre são submetidas a testes analíticos, físico-químicos e principalmente toxicológicos para realmente medir sua eficácia. O Salgueiro já passou por esses testes e seu uso foi liberado pela ANVISA. Portanto, seu consumo pode ocorrer de modo tranquilo e despreocupado.

Formas de Utilização

A maneira mais comum de utilizar o salgueiro para benefícios à saúde se dá sob a forma de chá, através do uso de suas cascas.

Para preparo da bebida são necessários:

  • 1 colher de sopa de cascas cortadas em pequenos pedaços;
  • 500 ml de água.

Deve-se adicionar a água e a casca do salgueiro em um recipiente e levar ao fogo por um período de 10 minutos. Em seguida, a bebida deve ser tampada e ficar descansando por mais 15 minutos, então deve ser coada e consumida.

Benefícios

Depois de ter mostrado que a planta é segura e como deve ser utilizada, agora é hora de falar dos seus benefícios à saúde. Fiz uma pequena lista com os principais benefícios do salgueiro aos seus consumidores, confiram.

Alivio de dores

dores artroseO primeiro uso documentado do salgueiro foi de que ele poderia aliviar dores. Um dos compostos presentes na planta é a salicina, substância que em meados de 1800 foi isolada e transformada no poderoso ácido acetilsalicílico.

Como muitos sabem, o ácido acetilsalicílico é o princípio ativo da aspirina, medicamento utilizado para alivio de dores de diferentes intensidades, não é à toa que o salgueiro é capaz de aliviar dores nas costas, dor de dente, dor de cabeça e amenizar os efeitos de uma série de doenças, como artrite, artrose e até mesmo gota, por exemplo.

Benéfica para as mulheres

Por possuir ação analgésica, a planta auxilia de maneira direta a aliviar as dores menstruais, sua composição é capaz de amenizar de modo qualitativo as dores causadas por cólicas menstruais.

É relativamente comum ginecologistas recomendarem o uso da planta para potencializar a saúde e bem-estar das mulheres, principalmente durante o período menstrual.

 

Diminui a febre

Outra ação conhecida de modo científico do salgueiro é sua capacidade antipirética, ou seja, a planta é capaz de diminuir a temperatura corporal, auxiliando a reduzir febres das mais variadas origens.

Ação anti-inflamatória

Outro grande benefício da planta é sua propriedade anti-inflamatória. É relativamente comum a indicação do chá do salgueiro como forma de acelerar o tratamento de diferentes processos inflamatórios, sendo os mais comuns os de trato respiratório, como é o caso da asma.

Contraindicações

O uso da planta é contraindicado para mulheres grávidas, tentando engravidar ou em período de amamentação. Além disso, pessoas alergias à aspirina não devem consumir a planta.

Pacientes diabéticos, portadores de hemofilia, problemas de coagulação sanguínea, problemas gastrintestinais como gastrite, úlceras estomacais ou espasmódicas. A contraindicação segue para quem faz uso de medicamentos antiagregantes, aqueles que possuem ação de impedir a formação de coágulos sanguíneos.

Por desacelerar naturalmente o processo de formação de coágulos sanguíneos, a planta não deve ser consumida em períodos próximos à realização de qualquer tipo de cirurgia, pois há risco de sangramentos excessivos durante e após o procedimento.

Efeitos Colaterais

Dentre os principais efeitos colaterais notados pelo uso da planta, estão:

  • Alergia;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Hemorragias.

Alergia É importante ressaltar que os efeitos colaterais do uso do salgueiro normalmente ocorrem quando a planta é consumida de modo excessivo e totalmente descontrolado.

Embora seja considerada uma planta medicinal, sua utilização de modo inadequado e sem qualquer tipo de controle é capaz de trazer malefícios e efeitos adversos totalmente indesejados. Por isso, bom senso é fundamental para obtenção de seus benefícios de modo correto e adequado.

Preocupado em ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os fitoterápicos, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Com isso Chegamos ao fim de mais um artigo.

Se você ainda tem algum tipo de dúvida sobre o salgueiro, deixe um comentário. Vamos usar esse espaço para trocarmos informações coerentes e inteligentes sobre essa incrível planta.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde e felicidade.

Forte abraço e até breve.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Gessy Gaspar

    Muito interessante, venho acompanhando diariamente os seus comentários e ensinamentos para que tenhamos uma qualidade de vida saudável e feliz. Muito obrigado por sua preocupação em nós manter saudáveis.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gosta Gessy! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Isabel

    Obrigado dr.Rocha por nos ensinar tratarmos com remédios naturais o nosso organismo agradece.Faz mis de 10 anos que tomo medicamentos para.dores pois tenho fibromialgia e começo de.artose.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gosta, Isabel!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Amélia

    Gostei do vídeo!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que legal!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. MARIA PAULA

    MUITO LEGAL DR.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Olga.

    Espetacular.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Joice

    Dr. Rocha estou por aqui para ver as coisas novas que vc tem a nos apresentar. Obrigada!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo, Joice!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Rosa

    Dr tive nauseas, é normal?

    • suporte@drrocha.com.br

      É um dos efeitos colaterais.
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Maria José

    Posso usar contra febre?

    • suporte@drrocha.com.br

      Como foi dito no artigo acima: “Outra ação conhecida de modo científico do salgueiro é sua capacidade antipirética, ou seja, a planta é capaz de diminuir a temperatura corporal, auxiliando a reduzir febres das mais variadas origens.”
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Sônia

    É verdade que quem tem alergia a aspirina nao pode?

    • suporte@drrocha.com.br

      Pessoas com alergias à aspirina não devem consumir a planta.
      Equipe Dr. Rocha.

  10. elissandra

    gostei do video muito informativo

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário