Sinusite → O Que é, Causas e Tratamento (VEJA TUDO AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha. Hoje quero falar sobre um problema de saúde que acomete um grande número de pessoas, principalmente com a chegada do outono e o inverno que sempre vêm acompanhados de fortes ventos e variações bruscas de temperatura. Estou falando da sinusite.

O Que É

A sinusite nada mais é do que uma inflamação na mucosa dosinflamação na mucosa dos seios da face seios da face, uma região do crânio formada por cavidades ósseas ocas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Normalmente a doença é secundária devido a uma infecção ou alergia que atrapalhe a drenagem adequada da secreção dos seios da face.

Além do nome usual dessa doença, há profissionais da saúde que chamem o problema de rinossinusite, pois o processo inflamatório pode acometer tanto a mucosa dos seios da face, bem como toda a mucosa nasal.

O problema pode ser:

• Crônico;
  • Agudo;

O problema crônico, ocorre quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por um período superior a doze semanas. Já a modalidade aguda desse problema, ocorre quando os sintomas estão presentes por um período inferior às doze semanas.

Principais Causas

A sinusite pode ser causada tanto por agentes infecciosos, como fungos, bactérias ou vírus, por exemplo, quanto por fatores totalmente alérgicos.

Poeira, exposição a fortes ventos, choques térmicos e cheiros ativos, estão na lista de agentes que potencializam o surgimento de rinopatia alérgica. A exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou nos seios da face, fazem parte de um grupo responsável pelo surgimento da doença.

Existe ainda relatos na medicina de casos raros, onde a presença de tumores foram os principais causadores desse problema de saúde.

Principais Sintomas

Sempre que abordo alguma doença, minhas alunassintomas de sinusite automaticamente me questionam acerca dos sintomas que envolvem esses problemas de saúde, e dessa vez a história não foi diferente. Fui questionado da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são os principais sintomas da sinusite?

Antes de qualquer coisa é preciso salientar, que ambas as formas da doença, ou seja, tanto a crônica quando a aguda possuem sintomas um tanto quanto semelhantes e muitas vezes são associadas à simples resfriados.

Para realmente considerarmos que o paciente está sofrendo de sinusite, esse deve estar com uma obstrução nasal, ou secreção nasal associados a pelo menos um dos sintomas que mostrarei a seguir:

• Pressão ou forte dor facial, principalmente ao redor do nariz;
  • Redução ou severa perda de olfato;
  • Fortes dores de cabeça;
  • Dor de ouvido constante e irritante;
  • Dores no céu da boca acompanhadas de dores nos dentes;
  • Tosse que piora durante o período noturno;
  • Garganta inflamada;
  • Halitose – ou seja, mal hálito;
  • Fadiga constante e irritabilidade;
  • Náuseas.

Como citei anteriormente, os sinais e sintomas das fases aguda e crônica são semelhantes, exceto por suas durações. É importante salientar que a presença de febre, não é um sinal clássico da doença.

Tratamentos

A exemplo do que ocorre em outras doenças, existem uma série de maneiras de tratar esse problema de saúde que causa muita dor e desconforto a todos os seus pacientes. Entre os principais tratamentos estão:

• Utilização de solução de salina;
  • Utilização de medicamentos;
  • Cirurgia;

A seguir falarei resumidamente sobre cada um desses tratamentos.

Utilização de solução salina

A mistura de água e sal ajuda a dissolver basicamente uma grande quantidade de secreção nasal, é possível inalar a solução salina, ou então pingá-la no nariz. O ideal é misturar uma colher de chá de sal para cada litro de água.

Utilização de medicamentos

Como citei anteriormente, o problema de saúde pode sermedicação causado por agentes etiológicos, como vírus, bactérias e até mesmo fungos, por exemplo, ou então ser proveniente basicamente de uma alergia ou exposição a ventos e poeiras.

Dessa forma, após consulta médica, será determinada o real causador da doença, e um medicamento será recomendado para o tratamento adequado.

Esse medicamento pode ser um antiviral, um antifúngico, um antibiótico, ou um simples antialérgico. A utilização de remédios é uma prática um tanto quanto comum para tratar esse comum problema de saúde.

Cirurgia

Em casos extremos em que a sinusite resiste ao tratamento, a realização de uma cirurgia endoscópica pode ser uma opção. Para esse procedimento o médico faz uso de um endoscópio – tubo flexível como uma luz na ponta para explorar as cavidades nasais do paciente.

Então, dependendo da situação interna dos seios da face, o médico pode utilizar uma série de instrumentos a fim de remover o tecido, ou então raspar um pólipo que esteja causando a obstrução nasal. Ampliar a abertura do seio congestionado também uma opção válida.

Alimentação Estratégica Pode Reverter O Quadro Da Doença E Acelerar O Processo De Recuperação

Como sempre gosto de dizer para minhas alunas, devemos utilizar os alimentos para nosso benefício, e com a sinusite a história se repete.

Existe uma série de alimentos que podem servir literalmente como medicamentos para combater a doença, citarei alguns exemplos a seguir.

Líquidos

Os líquidos em excesso ajudam na drenagem dos seios da face, eles ajudam a diluir o muco, portanto ingerir altas quantidades de água e chás, é uma maneira efetiva de combater esse problema de saúde.

vitamina c morangoAlimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C possuem grandes quantidades de bioflavonóides, que possuem potente ação anti-inflamatório.

Portanto, ingerir limão, laranja, tangerina, uva, morango,Kiwi e até mesmo pimentão amarelo é uma maneira muito eficaz de controlar o avanço e regredir os sintomas dessa doença.

Gorduras de qualidade

Ingerir alimentos ricos em gorduras de qualidade também é uma excelente maneira de controlar a sinusite. Isso pelo simples fato de possuírem vitamina E em sua composição, que possui extrema ação anti-inflamatória.

Entre alimentos ricos em gorduras de qualidade eu cito o azeite de oliva, as sementes oleaginosas, a manteiga, a carne vermelha e principalmente os peixes gordos.

Como sempre digo, uma alimentação estratégica, e equilibrada é a melhor forma que possuímos de conquistar e mantermos nossa saúde, isso nos causa extremo bem-estar, além de conseguirmos manter a boa forma sem a necessidade de nos colocarmos em dietas malucas e restritivas.

Uma alimentação verdadeiramente estratégica é capaz de promover saúde e qualidade de vida para qualquer pessoa. Faça parte do portal Dr. Rocha com Você para se alimentar estrategicamente e blindar o corpo de doenças terríveis.

Faça do alimento o seu remédio e nunca mais precise se medicar.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.