Tribulus Terrestris → Conheça os Poderes Dessa Planta!

Olá, aqui quem fala é o Dr. Rocha. Como vai você?

No artigo de hoje eu vou falar sobre uma planta medicinal conhecida dos praticantes de atividade física, principalmente dos frequentadores de academias de musculação: a Tribulus Terrestris.

 

Tribulus Terrestris e suas Indicações de Usoindicações de uso

Conhecida por seu próprio nome botânico, essa planta pertence à família Zygophyllaceae e é nativa das regiões com altas temperaturas. Essa planta medicinal, comercializada normalmente sob a forma de folhas secas, pó ou cápsulas, tem como finalidade aumentar a produção de testosterona e trazer mais qualidade de vida a homens e mulheres.

Nutrientes Presentes na Planta

A planta possui em sua composição uma substância que recebe o nome de protodioscina, responsável por basicamente todos os benefícios atribuídos a ela.

Essa substância estimula a produção de óxido nítrico, que possui ação vasodilatadora. Logo, melhora os quadros de pressão alta e também ajuda a circulação sanguínea.

Além disso, a protodioscina presente na planta é capaz de inibir a enzima conversora de angiotensina que, quando é produzida em grande quantidade, faz com que nossa pressão sanguínea aumente.

A Tribulus Terrestris ainda é uma poderosa substância capaz de estimular o hormônio LH. Quando há estimulo desse hormônio, o organismo responde produzindo maior quantidade de testosterona.

Formas de Consumo

Basicamente, essa planta pode ser utilizada sob duas formas: Chá ou cápsulas. Falarei sobre essas duas formas de maneira resumida, logo a seguir.

Chá

Para o preparo dessa bebida são necessários:

  • 1 colher de chá de folhas secas ou pó do extrato da planta;
  • 500 ml de água.

chá de tribulus terrestrisDeve-se adicionar a água em um recipiente e levar ao fogo até que as primeiras bolhas de fervura apareçam. Em seguida, deve-se adicionar as folhas ou o pó, tampar por 15 minutos e coar antes de beber.

Cápsulas

As cápsulas normalmente contêm o extrato da planta em pó e são comercializadas sob as mais variadas indicações profissionais. Sendo assim, somente devem ser ingeridas através de orientação.

Benefícios

A Tribulus Terrestris ganhou bastante fama devido a alguns benefícios específicos. Porém, ele é capaz de uma série de ações benéficas ao organismo de quem o consome. Veja a seguir quais são…

Ganho de massa muscular

ganho de massa muscularAo potencializar a produção de testosterona e também de óxido nítrico, essa incrível planta é capaz de proporcionar uma melhoria notável no desempenho das pessoas durante a prática de atividade física como a musculação, resultando em um ganho de massa mais eficaz.

Isso ocorre porque a testosterona – quando em maiores quantidades – aumenta a força para a realização dos movimentos durante os treinos, permitindo que você treine com cargas mais elevadas.

Já o óxido nítrico, devido ao seu efeito vasodilatador, facilita o transporte de oxigênio e de nutrientes para músculos e células. Potencializa, assim, o processo de recuperação tecidual, reconstruindo fibras musculares e causando aumento de volume muscular.

melhora a função sexualMelhora da função sexual masculina

Essa planta também é capaz de melhorar a função sexual masculina.

Isso ocorre devido à combinação do aumento de produção de testosterona e de óxido nítrico. A testosterona age de modo a aumentar a libido masculino, enquanto que o óxido nítrico promove vasodilatação, propiciando assim, uma melhora na função sexual de homens que consumirem a planta.

Proteção ao sistema cardiovascular

A protodioscina (presente na composição da Tribulus Terrestris) age diretamente sobre a enzima conversora de angiotensina. Assim, diminui-se a pressão sanguínea.

Com a pressão arterial mais baixa, os vasos sanguíneos dificilmente sofrerão algum tipo de lesão ou serão submetidos a grandes pressões internas. O resultado disso é um sistema cardiovascular mais protegido e riscos menores de desenvolvimento de AVC, infarto, tromboses e insuficiência renal.

Mulheres também são beneficiadas

A maioria das pesquisas com a planta foram realizadas com o público masculino, no entanto, pesquisadores concluíram que muitos dos efeitos benéficos observados em homens podem se estender para as mulheres.

 

mulheres com tpmMulheres que fazem uso da planta também demonstram aumento da libido. No entanto, é necessária orientação de ginecologistas para uma correta administração e consumo da Tribulus Terrestris para que não ocorra nenhum tipo de interferência no ciclo menstrual.

Além disso, devido a sua capacidade de agir sobre produções de LH e testosterona, esse fitoterápico também diminui os efeitos maléficos da TPM e da menopausa, como as oscilações de humor e ondas de calor com as quais as mulheres estão familiarizadas.

Contraindicações

O consumo da Tribulus Terrestris é contraindicado para alguns públicos específicos.

Pessoas que possuem qualquer tipo de câncer ou possuem histórico familiar devem evita-lo.

Mulheres com problemas na glândula suprarrenal, excesso de pelo, queda de cabelo, pele oleosa e hipertrofia de clitóris também não devem consumir a planta.

Além disso, o Tribulus Terrestris é contraindicado para gestantes, lactantes, mulheres que estejam tentando engravidar e crianças menores de 12 anos de idade.

Efeitos Colaterais

Embora sejam relativamente raros, os efeitos colaterais mais relatados na literatura em decorrência do consumo da planta são:

agitaçãoÉ importante ressaltar que mesmo se tratando de uma substância NATURAL, sua utilização deve ocorrer de modo consciente e adequado. Deve-se sempre respeitar as orientações passadas por profissionais da saúde. Todo e qualquer tipo de excesso precisa ser evitado.

Preocupado em ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os fitoterápicos, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Você já conhecia os benefícios do Tribulus Terrestris? Realmente é uma alternativa natural incrível! Não é mesmo?

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a planta, deixe um comentário abaixo! Dessa forma, nós trocamos informações e adquiramos cada vez mais conhecimento juntos.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando, paz, amor e sorte.

Um Forte Abraço e até logo!

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Jariston souza

    Olá doutor Rocha posso toma bca sem malha amei sobre tribulus terrestre

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos nenhum tipo de medicamento, procure um médico presencial!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Darlene de Fátima Carvalho

    olá.
    Boa tarde.
    Tudo bem.
    Tenho muitas varizes.
    Todo ano seco .
    Mas sempre surge algumas.
    Tenho passado gel Varicofix.
    Dr. Rocha tens alguma resposta sobre este assunto.
    Espero resposta no meu wats:54-999251612.
    Abraço
    Darlene

    • suporte@drrocha.com.br

      Infelizmente não temos respostas sobre este assunto, Darlene! 🙁
      Sugestão anotada!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Suzane

    Adorei, ja ja vou comprar.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Stelma

    Eu quero, aonde encontro?

    • suporte@drrocha.com.br

      Procure em casas de produtos naturais.
      Equipe Dr. Rocha.

  5. SAMILLA RODRIGUES

    dR EU COMECEI A USAR E TIVE MUITA INSONIA. É NORMAL? FIQUEI PREOCUPADA

    • suporte@drrocha.com.br

      É um dos efeitos colaterais!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Beatriz

    Genial. Dr. rocha arrasou!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Andressa

    Gostei de saber pois eu nunca tinha visto

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Luciana

    quem tem cancer nao pode consumir??

    • suporte@drrocha.com.br

      Como foi dito no artigo acima: “Pessoas que possuem qualquer tipo de câncer ou possuem histórico familiar devem evita-lo.”
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Francine

    Dr po favor o contato do suporte? quero comprar emagreça com dr.

  10. Juliana

    Como tratar insonia?

  11. Janete

    Pessoas que tiveram trombose venosa profunda, podem usar o tribulus terrestris

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Janete!
      Observe as contraindicações no artigo acima. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário